Sumários

Igualdade, equidade e inclusão

29 Outubro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Distinção entre os conceitos de igualdade, equidade e inclusão e abordagem à aplicação de cada um, quer ao nível das medidas de política pública, quer nos projetos / atividades das ONGs no âmbito da deficiência, que nas práticas dos profissionais. Relação entre os vários modelos estudados anteriormente e estes 3 conceitos. Debate e reflexão. 

O conceito de inclusão da deficiência

27 Outubro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Abordagem teórica, com base na literatura, e operacionalização do conceito de inclusão no âmbito das políticas com impacto na deficiência. Distinção entre inclusão, integração, separação e exclusão. Debate e reflexões conjuntas e identificação na da forma como estes conceitos são operacionalizados nas medidas de política e nas práticas dos profissionais.

O modelo biopsicossocial ou relacional da deficiência

22 Outubro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Abordagem teórica, com base na literatura, ao modelo biopsicossocial ou relacional da deficiência e relação do mesmo com uma determinada alteração de paradigma no que concerne à deficiência. Relação entre a Classificação Internacional da Incapacidade e Funcionalidade humana - CIF e o modelo biopsicossocial. Aplicações do modelo e da CIF na prática. 

O Modelo Social da Deficiência

15 Outubro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Abordagem histórica e conceptual ao modelo social da deficiência. Implicações desta teoria no pensamento académico no âmbito dos estudos da deficiência, nos documentos normativos de direito internacional e europeu e numa nova abordagem ao desenho das políticas públicas que impactam neste grupo alvo. 

O modelo médico da deficiência

8 Outubro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Abordagem á história da discriminação com base no "Modelo Médico da Deficiência - Sec XIX. Implicações deste pensamento teórico nas políticas públicas, respostas sociais e práticas instituídas.