Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Aquisição de conhecimentos atualizados sobre a evolução do debate conceptual, académico e político no âmbito dos direitos humanos e deficiência, numa perspetiva multidimensional e integrada e aquisição de competências teóricas e metodológicas inclusivas para realizar e analisar estudos com pessoas com deficiência, respeitando intrinsecamente a sua autodeterminação e autorepresentação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de: OA1. Conhecer, cronológica e conceptualmente a evolução dos principais modelos/paradigmas no âmbito dos estudos da deficiência; OA2. Compreender a amplitude do conceito de inclusão por oposição aos conceitos de segregação e exclusão social (total ou parcial), relacionando-os com práticas instituídas na sociedade e ao nível das políticas públicas; OA3. Conhecer, em geral, a evolução das políticas públicas internacionais, europeias e nacionais no âmbito da deficiência, relacionando-as com as abordagens conceptuais apreendidas no OA1; OA4. Identificar e problematizar as principais questões que se colocam às pessoas com deficiência para a plena efetivação dos seus direitos humanos e de cidadania; OA5. Mobilizar metodologicamente os principais indicadores, medidas e categorizações no âmbito da deficiência; OA6. Conhecer as principais tendências no campo das políticas públicas no âmbito da deficiência.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Estudos da deficiência: modelos, abordagens, perspetivas de análise e debates atuais. CP2. História da discriminação, do preconceito e do estigma. CP3. Inclusão, discriminação, e deficiência: teorias e conceitos CP4. Políticas públicas internacionais, europeias e nacionais no âmbito da deficiência CP5. Autodeterminação, autorepresentação, empoderamento e qualidade de vida CP6. Direitos humanos e deficiência: o papel da Convenção da ONU nas políticas públicas. CP7. Direitos humanos e serviços de apoio: desafios para o presente e futuro. CP8. Cidadania e participação social. CP9. Estudos e dados estatísticos na deficiência.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos e conteúdos programáticos da UC convergem na necessidade de atualização teórica, analítica, metodológica e empírica no âmbito dos direitos humanos e deficiência. A consistência científica da multidimensionalidade das iniquidades sociais para com as pessoas com deficiência, constitui desde logo um ponto de partida para o debate académico nesta matéria. Tal é mensuravelmente comprovado pelos indicadores nacionais e internacionais neste domínio.
Avaliação / Assessment
A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Contacto com os alunos através de aulas teórico-práticas e orientação tutorial. Trabalho individual e autónomo dos alunos, incluindo estudo da bibliografia, pesquisa de indicadores, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final. O planeamento da UC indica com pormenor a sequência dos conteúdos programáticos e das atividades a desenvolver pelos alunos ao longo do semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teóricas-práticas e os debates teóricos/analíticos que permitirão aos alunos alcançarem os 8 objetivos de aprendizagem propostos por esta UC. Serão aulas expositivas e de debate com os alunos, procurando que a participação constitua uma componente central da dinâmica das aulas. Desta forma, a explicação dos principais conceitos e teorias, e a capacidade de problematização, com constantes ilustrações empíricas e materiais informativos diversos, como recursos audiovisuais e outros, serão mais facilmente apropriados pelos estudantes. O trabalho autónomo a realizar pelos alunos será acompanhado de muito perto pelo docente da UC, não apenas nas suas intervenções em aula, mas também ao longo do processo de avaliação, e para além dos momentos programados.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
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Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16