Sumários

As ONGS, a qualidade de vida na deficiência e o pleneamento centrado na pessoa

20 Março 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Abordagem ao trabalho das ONGS /ONGPD no âmbito da promoção da qualidade de vida na deficiência e do planeamento centrado na pessoa. Conceitos académicos e nomenclaturas institucionais. Pontos forte e fracos na dos serviços de apoio e respostas sociais promovidas pelas ONG neste âmbito. 

Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência (ONGPDS)

13 Março 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Continuação da aula anterior. Abordagem aos conceitos, historial e estatutos de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência (ONGPDS). Enquadramento legislativo e fiscal. Natureza jurídica e tipologia de IPSS e ONGPDS. 

ONGs a nível nacional: historial e desenvolvimento das generalistas e das ONGPD

27 Fevereiro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Abordagem ao processo e contexto de criação e desenvolvimento das ONG e ONGPD a nível nacional. Panorama até ao século XX, antes da revolução de 74 e pós 25 de Abril. Análise mais específica das principais ONGPD por tipo de deficiência. 

O conceito de ONG e o contexto histórico de criação das ONGs na área da deficiência

20 Fevereiro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


Introdução ao conceito de ONG e o contexto histórico de criação das ONGs na área da deficiência. Antecedentes, fatores socio-culturais e políticos que permitiram o nascimento das ONGPDs nos EUA e na Europa.

A importância do Reino Unido e da UPIAS no reforço do papel das ONGs na área da Deficiência

13 Fevereiro 2025, 18:00 José Miguel da Graça Estevão André Nogueira


A importância do Reino Unido e da UPIAS no reforço do papel das ONGs na área da Deficiência. Uma abordagem ao contexto social no Reino Unido dos anos 70 e a influência da UPIAS na conceptualização do Modelo Social da Deficiência, de M. Olivier. Uma abordagem às principais entidades não governamentais auto representantes a nível europeu.