Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04198
Acrónimo :
PG_PG_I
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


-Desenvolver uma formação aprofundada nos domínios da Políticas de Educação, Formação e Emprego para as pessoas em situação de deficiência -Promover a capacidade de interpretação conceptual das políticas de Educação, Formação e Emprego assim como a sua contextualização

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Compreender a evolução das políticas de Educação, Formação e Emprego para as pessoas em situação de deficiência, com relevância para a transnacionalização dessas políticas; -Desenvolver a capacidade de análise e crítica das políticas para a inclusão das pessoas com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego -Consolidar os conhecimentos para a conceção e implementação das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego nos domínios técnico e instrumental

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Evolução histórica e tendências atuais das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego 2. O quadro das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego no contexto internacional 3. As políticas para a pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego: Inclusão e Emancipação? 4. Desafios na educação inclusiva, nas perspetivas da formação e na inserção no mercado de trabalho 5. A execução das políticas: Boas práticas na inclusão da pessoa com deficiência nas areas da Educação, Formação e Emprego

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O primeiro objetivo operacionaliza-se nos pontos 1e 2 do programa; O segundo objetivo está relacionado com os pontos 3 e 4 do programa; O terceiro objetivo corresponde ao conteúdo do ponto 5.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Fundamentado na exposição do docente ou outras formas de exposição (vídeos, convidados) são promovidos espaços de discussão e reflexão que permitam a consolidação das aprendizagens.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A concretização dos objetivos de aprendizagem exige que o estudante tenha a oportunidade não apenas de ter acesso ao conhecimento, mas a dinamização de um espaço de discussão e reflexão que permitam a apreensão e a consolidação desse conhecimento, numa perspetiva de pensamento crítico.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Pedroso, Paulo (coord), (2008), Modelos de Protecção Social na Incapacidade ? Um Desafio Estrutural na Integração das Pessoas com Deficiência e Incapacidade ? Relatório Final Martins, B. S. & Fontes, F. (2016). Deficiência e emancipação social. Para uma crise da normalidade. Almedina. French, Sally (2011), Working with Disabled People in policy and practice, Palgrave Macmillan Fontes, F. (2016) Pessoas com deficiência em Portugal, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos Fontes, F. (2009). Pessoas com deficiência e políticas sociais em Portugal: Da caridade à cidadania social, Revista Crítica de Ciências Sociais, 86, 73-93. European Comission (2018). Access to quality education for children with special educational needs. European Platform for Investing in Children (EPIC) Broderick, A. (2019). International and European Disability Law and Policy: Text, Cases and Materials (Law in Context), Cambridge University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Warnock Report (1978) Special Educational Needs: Report of the Committee of Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. Disponível em: http://www.educationengland.org.uk/documents/warnock/warnock1978.html#00a UNESCO (2005). Orientações para a inclusão: Garantindo o Acesso à Educação para Todos. Disponível em: https://apcrsi.pt/dossiers_old/inclusao/orientacoes_para_a_inclusao_unesco.pdf UNESCO (1994). Declaração de Salamanca. Disponível em: http://www.pnl2027.gov.pt/np4Admin/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1011&file Name=Declaracao_Salamanca.pdf Portugal, Sílvia; Alves, Joana Pimentel; Ramos, Luís Moura; Martins, Bruno Sena; Hespanha, Pedro (2014), ?Os custos da deficiência: Uma avaliação para as políticas públicas e as famílias?, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (orgs.), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade. Porto: Civeri, 93-119. Pinto, Paula Campos (2018). From Rights to Reality: Of Crisis, Coalitions, and the Challenge of Implementing Disability Rights in Portugal, Social Policy and Society, 17(1): 133-150. (online) Disponível em: https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/99851CAB57B130D348391C8E499EFF94/S1474746417000380a.pdf/from_rights_to_reality_of_crisis_coalitions_and_the_challenge_of_implementing_disability_rights_in_portugal.pdf ODDH (2019). Pessoas com deficiência em Portugal- Indicadores de Direitos Humanos 2019. ISCSP.: http://oddh.iscsp.ulisboa.pt/index.php/pt/2013-04-24-18-50-23/publicacoes-dos-investigadores-oddh/item/442-relatorio-oddh-2019 Neto, A., Ávila, É., Sales, T., Amorim, S., Nunes, A., & Santos, V. (2018). Educação inclusiva: uma escola para todos. Rev. Educação Especial, 31 (60), 81-88. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X Maset, P. (2011). Aulas Inclusivas e aprendizagem cooperativa. Em David Rodrigues (org.), Educação Inclusiva dos conceitos às práticas de formação (2.ª ed.). Instituto Piaget, Horizontes Pedagógicos Garner, P. 2009. Special educational needs: the key concepts. London: Routledge Garcia, E. et al (2015), Disability and Human Rights: Global perspectives, Palgrave Frederickson, N. and Cline, T. 2015. Special educational needs, inclusion and diversity [Online] 3rd ed Maidenhead: Available from: https://leeds.primo.exlibrisgroup.com/permalink/44LEE_INST/5rdkl9/alma991010770639705181 DGE, (2018). Para uma Educação Inclusiva ? Manual de apoio à prática, Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). Barnes, C. et al (2011) Exploring Disability, Cambridge, Polity Press Armstrong, F. (2014). Educação inclusiva: culturas escolares, ensino e aprendizagem. Em Felicity Armstrong e David Rodrigues (org.), A educação nas escolas (pp. 13-29). Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16