Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Políticas Públicas
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
- Desenvolver uma formação aprofundada nos domínios da Políticas de Família, Saúde e Habitação para as pessoas em situação de deficiência - Analisar os fundamentos e as experiências do modelo de Vida Independente
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1. Conhecer a evolução das políticas sociais na área da família, saúde e habitação 2. Desenvolver a capacidade de análise e crítica das políticas sociais e dos seus impactos na população com deficiência 3. Conhecer o modelo de Vida Independente e discutir a sua aplicação em Portugal
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Evolução histórica e tendências atuais das políticas para a inclusão das pessoas com deficiência 1.1. Políticas de Família 1.2. Políticas de Saúde 1.3. Políticas de Habitação 2. O desenho das políticas e a sua execução 3. O acesso e a(s) acessibilidade(s) 4. A Vida Independente 4.1. Políticas sociais e Movimentos sociais 4.2. Modelos teóricos e aplicação 4.3. A experiência portuguesa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os dois primeiros objetivos operacionalizam-se nos pontos 1, 2 e 3 do programa, apresentando-se a evolução das políticas e instrumentos de análise e crítica para uma avaliação dos seus impactos na vida das pessoas com deficiência. O terceiro objetivo concretiza-se no ponto 4 do programa, no qual se discutem os princípios, fundamentos e aplicações da Vida Independente, com especial destaque para o caso português.
Avaliação / Assessment
A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são teórico-práticas, apelando fortemente à participação dos/as estudantes. A docente procede à sistematização teórica e apresentação das problemáticas e temas do programa, promovendo o debate em torno da bibliografia indicada. Estimula-se a participação dos/as estudantes, dos quais se espera a apresentação de materiais e problemas teóricos e empíricos de diferentes tipos para discussão nas aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino seguem os objetivos enunciados para o programa. Pretende-se uma conjugação do debate teórico com a operacionalização das temáticas e dos conceitos. A organização das sessões funda-se na apresentação do tema pela docente, que conduz o debate apelando à participação dos/as estudantes. O debate teórico é complementado pela apresentação de casos práticos (estudos empíricos, exemplos práticos, trabalhos dos/as estudantes, etc.). O modelo de avaliação traduz os princípios orientadores da unidade curricular, apelando a um forte envolvimento na actividade lectiva e, simultaneamente, à reflexão teórica e à aplicação empírica dos conhecimentos adquiridos.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Ratzka, A.2012. Personal assistance policy features for Independent Living (https://www.independentliving.org/docs1/personal-assistance-IL-sweden-Vienna.html) Portugal, S.; Alves, J.; Ramos, L. M.; Martins, B. S.; Hespanha, P. (2014), ?Os custos da deficiência: Uma avaliação para as políticas públicas e as famílias?, in H. Neto e S. Coelho (orgs.), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade. Porto: Civeri, 93-119. Pinto, P. C. 2011. Between the lines: A critical discourse analysis of disability policy in Portugal. Disability Studies Quarterly, 31(3). Oliver, M.; Barnes, C. 2012. The New Politics of Disablement. London: Palgrave Macmillan. Martins, B. S. & Fontes, F. 2016. Deficiência e emancipação social. Para uma crise da normalidade. Coimbra: Almedina. Drake, R.F. 1999. Understanding Disability Policies. London: MacMillan Press LTD. Barnes, C., Mercer, G. 2006. Independent Futures. Bristol: The Policy Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
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Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16