Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04200
Acrónimo :
PG_PG_II
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


- Desenvolver uma formação aprofundada nos domínios da Políticas de Família, Saúde e Habitação para as pessoas em situação de deficiência - Analisar os fundamentos e as experiências do modelo de Vida Independente

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Conhecer a evolução das políticas sociais na área da família, saúde e habitação 2. Desenvolver a capacidade de análise e crítica das políticas sociais e dos seus impactos na população com deficiência 3. Conhecer o modelo de Vida Independente e discutir a sua aplicação em Portugal

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Evolução histórica e tendências atuais das políticas para a inclusão das pessoas com deficiência 1.1. Políticas de Família 1.2. Políticas de Saúde 1.3. Políticas de Habitação 2. O desenho das políticas e a sua execução 3. O acesso e a(s) acessibilidade(s) 4. A Vida Independente 4.1. Políticas sociais e Movimentos sociais 4.2. Modelos teóricos e aplicação 4.3. A experiência portuguesa

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os dois primeiros objetivos operacionalizam-se nos pontos 1, 2 e 3 do programa, apresentando-se a evolução das políticas e instrumentos de análise e crítica para uma avaliação dos seus impactos na vida das pessoas com deficiência. O terceiro objetivo concretiza-se no ponto 4 do programa, no qual se discutem os princípios, fundamentos e aplicações da Vida Independente, com especial destaque para o caso português.

Avaliação / Assessment


A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas são teórico-práticas, apelando fortemente à participação dos/as estudantes. A docente procede à sistematização teórica e apresentação das problemáticas e temas do programa, promovendo o debate em torno da bibliografia indicada. Estimula-se a participação dos/as estudantes, dos quais se espera a apresentação de materiais e problemas teóricos e empíricos de diferentes tipos para discussão nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino seguem os objetivos enunciados para o programa. Pretende-se uma conjugação do debate teórico com a operacionalização das temáticas e dos conceitos. A organização das sessões funda-se na apresentação do tema pela docente, que conduz o debate apelando à participação dos/as estudantes. O debate teórico é complementado pela apresentação de casos práticos (estudos empíricos, exemplos práticos, trabalhos dos/as estudantes, etc.). O modelo de avaliação traduz os princípios orientadores da unidade curricular, apelando a um forte envolvimento na actividade lectiva e, simultaneamente, à reflexão teórica e à aplicação empírica dos conhecimentos adquiridos.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ratzka, A.2012. Personal assistance policy features for Independent Living (https://www.independentliving.org/docs1/personal-assistance-IL-sweden-Vienna.html) Portugal, S.; Alves, J.; Ramos, L. M.; Martins, B. S.; Hespanha, P. (2014), ?Os custos da deficiência: Uma avaliação para as políticas públicas e as famílias?, in H. Neto e S. Coelho (orgs.), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade. Porto: Civeri, 93-119. Pinto, P. C. 2011. Between the lines: A critical discourse analysis of disability policy in Portugal. Disability Studies Quarterly, 31(3). Oliver, M.; Barnes, C. 2012. The New Politics of Disablement. London: Palgrave Macmillan. Martins, B. S. & Fontes, F. 2016. Deficiência e emancipação social. Para uma crise da normalidade. Coimbra: Almedina. Drake, R.F. 1999. Understanding Disability Policies. London: MacMillan Press LTD. Barnes, C., Mercer, G. 2006. Independent Futures. Bristol: The Policy Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


United Nations (2020), United Nations Disability Inclusion Strategy, New York, UN. Stiker, H.J. (1999) A History of Disability. Michigan: The University of Michigan Press. Sousa, J. (2007), ?Deficie?ncia, Cidadania e Qualidade Social. Por Uma Poli?tica de Inclusa?o das Pessoas com Deficie?ncias e Incapacidades?. Integrac?a?o das Pessoas com Deficie?ncia, Cadernos Sociedade e Trabalho, 8, pp.38-57. Portugal, S. et al (2010). Estudo de Avaliação do Impacto dos Custos Financeiros e Sociais da Deficiência ? Relatório Final, CES/INR. Pinto, P. C. et al. (2014) Monitorizac?a?o dos direitos Humanos das Pessoas com deficie?ncia em Portugal: Relato?rio Holi?stico. Lisboa: ODDH, CAPP e ISCSP. Pinto, P. C.; Teixeira, D. (2012). Avaliac?a?o do impacto dos planos de austeridade 2012 dos governos europeus nos direitos das pessoas com deficie?ncia ? Portugal. Bruxelas: BPI Group Pinto, P. C. (2011) At the crossroads: Human rights and the politics of disability and gender in Portugal. European Journal of Disability Research, 5(2):116¬128. Oliver, M. (1996), Understanding Disability. Houndmills: Palgrave. Oliver, M.(1990), The Politics of Disablement. Houndmills: The Macmillan Press Ltd. Loja, E., Costa, M.E. & Menezes, I. 2011. Views of disability in Portugal: ?fado? or citizenship?. Disability & Society, 26:5, 567-581. Independent Living Institute (2020). Independent Living Institute Annual Report 2019. Fontes, F. (2016), Pessoas com deficiência em Portugal, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos. Djong, G. 1979. Independent Living: from social movement to analytic paradigm. Archives of Physical Medicine Rehabilitation,60,435-446. Barnes, C.; G. Mercer (Eds.)(2005), The Social Model of Disability: Europe and the majority world. Leeds: Disability Press. Barnes, C.; M. Oliver and L. Barton (Eds.) (2002), Disability Studies Today. Cambridge: Polity Press, 228¬249. Barnes, C. et al (1999), Exploring Disability: a Sociological Introduction. Cambridge: Polity Press. Ansorge, Josef T. (2014). Global Disability: Reality, Theory, Practice. (https://www.independentliving.org/files/Ansorge_Global_Disability.pdf)

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16