Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04201
Acrónimo :
PG_PG_III
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Compreender as políticas públicas de promoção da cidadania social das pessoas com deficiências e incapacidades em alguns domínios selecionados das políticas de proteção social e de participação. Discutir as opções políticas nos domínios estudados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, o aluno será capaz de: OA 1. Estar familiarizado com os conceitos e a linguagem das políticas públicas de proteção social e participação de pessoas com deficiências e incapacidades OA 2. Avaliar alternativas de desenvolvimento de políticas públicas em diferentes contextos e objetivos OA 3. Discutir a experiência portuguesa nos domínios de política pública estudados

Conteúdos Programáticos / Syllabus


0. Cidadania social, inclusão e deficiência 1. Políticas de proteção social 1.1 Prestações sociais 1.2 Ajudas técnicas 1.3 Serviços às pessoas 2. Políticas de participação 2.1 Políticas locais e territorialização das políticas 2.2 Erradicação de barreiras físicas e ambientais 2.3 Capacitação e habilitação funcional 2.4 Inclusão digital 2.5 Participação cívica e política

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos serão lecionados de forma a potenciar os objetivos de aprendizagem. Todos os conteúdos serão desenvolvidos de modo a enriquecer o conhecimento dos conceitos (OA1), analisar diferentes experiências de desenvolvimento de políticas públicas (OA2) e discutir a experiência portuguesa (OA 3).

Avaliação / Assessment


A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Baseado no estudo individual da bibliografia recomendada, o processo de ensino/aprendizagem será orientado e apoiado pela realização de aulas teóricas-práticas. Os materiais de apoio incluem, para além das referências bibliográficas, documentos de trabalho a usar nas aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia de ensino promove a aquisição de conhecimentos teóricos sobre estes domínios de políticas públicas, bem como sobre a experiência portuguesa. A exposição dos conteúdos pelo docente é apoiada na formulação de questões para reflexão e discussão em sala de aula, visando contribuir para o desenvolvimento do sentido crítico dos alunos sobre a pluralidade de abordagens e problemas colocados a diferentes tipos de políticas.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


World Health Organization. (2011). World report on disability 2011. World Health Organization. Watson, N., & Vehmas, S. (Eds.). (2019). Routledge handbook of disability studies. Routledge. Turk, Margareth & Mudrick, Nancy (2012), Rehabilitation interventions, London, Sage Scotch, R. K. (2000). Disability policy: An eclectic overview. Journal of Disability Policy Studies, 11(1), 6-11. Roulstone, A., & Prideaux, S. (2012). Understanding disability policy. Policy Press. Halvorsen, R., Hvinden, B., Bickenbach, J., Ferri, D., & Rodriguez, A. M. G. (Eds.). (2017). The Changing Disability Policy System: Active Citizenship and Disability in Europe Volume 1. Taylor & Francis. Albrecht, G. L., Seelman, K. D., & Bury, M. (Eds.). (2001). Handbook of disability studies. Sage Publications.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Tsatsou, P. (2020). Digital inclusion of people with disabilities: a qualitative study of intra-disability diversity in the digital realm. Behaviour & Information Technology, 39(9), 995-1010. Rocha, E. F., & do Carmo Castiglioni, M. (2005). Reflexões sobre recursos tecnológicos: ajudas técnicas, tecnologia assistiva, tecnologia de assistência e tecnologia de apoio. Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo, 16(3), 97-104. Pinto, P. C. (2018). Por uma sociologia pública: repensar a deficiência na ótica dos direitos humanos. Análise Social, (229), 1010-1035. Pinto, P. C. (2011). Family, disability and social policy in Portugal: Where are we at, and where do we want to go?. Sociologia On Line, 39-60. Pimentel, S. C., & Pimentel, M. C. (2017). Acessibilidade para inclusão da pessoa com deficiência: sobre o que estamos falando?. Revista da FAEEBA-Educação e Contemporaneidade, 26(50), 91-103. Pickles, C., & Titley, H. (2016). Working welfare : a radically new approach to sickness and disability benefits. Reform. February. MacLachlan, M., Banes, D., Bell, D., Borg, J., Donnelly, B., Fembek, M., ... & Hoogerwerf, E. J. (2018). Assistive technology policy: a position paper from the first global research, innovation, and education on assistive technology (GREAT) summit. Disability and Rehabilitation: Assistive Technology, 13(5), 454-466. Macdonald, S. J., & Clayton, J. (2013). Back to the future, disability and the digital divide. Disability & Society, 28(5), 702-718. Kintsch, A., & DePaula, R. (2002). A framework for the adoption of assistive technology. SWAAAC 2002: Supporting learning through assistive technology, 1-10. Jónasdóttir, S. K., & Polgar, J. M. (2018). Services, systems, and policies affecting mobility device users? community mobility: a scoping review: Services, systemes et politiques influencant la mobilite dans la communaute des utilisateurs d?aides a la mobilite: examen de la portee. Canadian journal of occupational therapy, 85(2), 106-116. Imrie, R., & Edwards, C. (2007). The geographies of disability: Reflections on the development of a sub?discipline. Geography Compass, 1(3), 623-640. Henman, P., & Foster, M. (2015). Models of disability support governance : a framework for assessing and reforming social policy. Australian Journal of Social Issues, Vol.50, 233?253. Hassan, T. C. (2017). Taxonomy and Technology Mapping of Mobility Assistance Systems. Technical Report/Hochschule Bonn-Rhein-Sieg University of Applied Sciences, Department of Computer Science. Goggin, G., Hollier, S., & Hawkins, W. (2017). Internet accessibility and disability policy: lessons for digital inclusion and equality from Australia. Internet Policy Review, 6(1).Sociais, (86), 73-93. Goggin, G. (2016). Disability and digital inequalities: Rethinking digital divides with disability theory. Fontes, F. (2009). Pessoas com deficiência e políticas sociais em Portugal: da caridade à cidadania social. Revista Crítica de Ciências Fernandes, I., & Lippo, H. (2013). Política de acessibilidade universal na sociedade contemporânea. Textos & Contextos (Porto Alegre), 12(2), 281-291. Cambridge, P., & Ernst, A. (2006). Comparing local and national service systems in social care Europe: framework and findings from the STEPS anti-discrimination learning disability project. European Journal of Social Work, 9(3), 279-303. Burkhauser, R. V., Daly, M. C., McVicar, D., & Wilkins, R. (2014). Disability benefit growth and disability reform in the US: lessons from other OECD nations. IZA Journal of Labor Policy, 3(1), 4. Burchardt, T. (2004). Capabilities and disability: the capabilities framework and the social model of disability. Disability & society, 19(7), 735-751. Borg, J., Larsson, S., & Östergren, P. O. (2011). The right to assistive technology: For whom, for what, and by whom?. Disability & Society, 26(2), 151-167. Beatty, C., & Fothergill, S. (2015). Disability benefits in an age of austerity. Social Policy & Administration, 49(2), 161-181. Barnes, C. (2011). Understanding disability and the importance of design for all. Journal of accessibility and design for all, 1(1), 55-80.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16