Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04666
Acrónimo :
PIAA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
9.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
12.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
9.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
119.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Inteligência Artificial

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Conhecimentos de Aprendizagem Automática

Objetivos Gerais / Objectives


Expôr o aluno a um projeto de Inteligência Artificial de média dimensão, sob a gestão do docente responsável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O aluno, ao terminar a UC, deve: OA1: Conhecer um processo de organização de projetos de IA OA2: Saber escrever um artigo que descreva e apresente os resultados do projeto OA3: Ter ganho experiência nas tarefas habitualmente envolvidas num projeto de IA OA4: Ter contacto com os problemas inerentes à utilização de dados reais

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. CRISP-DM P2. Introdução à escrita de artigos científicos P3. Introdução à organização e gestão de projetos P4. Prática de projeto de IA

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos estão muito claramente alinhados com os objetivos, sendo o CRISP-DM (P1) o processo escolhido de organização de projetos de IA, havendo ainda (no P3) tópicos de organização e gestão de projetos, também relacionado com o OA1. O P2 espera contribuir para melhorar a capacidade de organização de um documento escrito (artigo ou dissertação, o OA2). A prática de projeto (P4) espera-se que contribua para todos os objetivos, dado que o projeto deverá exercitar todas as restantes competências em particular para o OA4 que versa especificamente a prática de problemas com dimensões realistas. Esquema sumário: OA1 > P1, 3, 4 OA2 > P2, 4 OA3,4 > P3,4

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Apresentação de projeto em grupo (grupos de duas pessoas no máximo, no final do período letivo, 50%) e entrega de artigo individual sobre a experiência (1ª ou 2ª época, 50%). Caso o aluno tenha direito a EEF pode entregar ambas as componentes da avaliação ou apenas uma delas caso a outra tenha sido já avaliada positivamente no mesmo ano letivo. Nota mínima de 8 em ambas as avaliações. Esta disciplina não tem exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta disciplina é de índole eminentemente prática, promovendo uma primeira experiência de programação, execução e reporte de uma experiência na área de IA, que se espera dar as bases necessárias para um maior sucesso na dissertação que se lhe segue, assim o processo tem, além de uma componente TP (9h), uma componente de prática acompanhada (15h) seguida de um seminário (apresentações por parte dos alunos)

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nas aulas TP espera-se contribuir para a capacidade de organização de um projeto e de um artigo, sendo as aulas práticas mais dedicadas à execução dos projetos. Nos seminários esperamos contar com apresentações que contribuam para melhorar a competência dos alunos na gestão de projetos e comunicação. Sumariamente: TP > OA1, 2 PL > OA3, 4 S > OA3

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


F. Martínez-Plumed et al., "CRISP-DM Twenty Years Later: From Data Mining Processes to Data Science Trajectories," in IEEE Transactions on Knowledge and Data Engineering, vol. 33, no. 8, pp. 3048-3061, 1 Aug. 2021, doi: 10.1109/TKDE.2019.2962680. keywords: {Data mining;Data science;Data models;Trajectory;Business;Knowledge discovery;Standards;Data science trajectories;data mining;knowledge discovery process;data-driven methodologies}

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Wortman-Wunder, Emily, & Kate Kiefer. (1998). Writing the Scientific Paper. Writing@CSU. Colorado State University. https://writing.colostate.edu/resources/writing/guides/, consulted 25-jun-2024.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23