Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Departamento de Métodos de Pesquisa Social
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Nesta unidade curricular os alunos têm por objetivo principal realizar um relatório de análise de dados requisitando os métodos estatísticos desenvolvidos nas diferentes unidades curriculares. Esse relatório deve ser orientado para a apresentação, interpretação e discussão de um conjunto organizado de resultados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta unidade curricular os alunos ficarão habilitados a: OA1 - Estruturar um Relatório de análise de dados OA2 - Selecionar os métodos de análise de dados adequados aos objetivos de investigação OA3 - Apresentar, analisar e interpretar os dados
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Estrutura de um relatório de análise de dados: seções e dimensão 2. Seleção dos métodos adequados para responder às perguntas de investigação/hipóteses de trabalho 3. Apresentação dos principais resultados (tabelas e gráficos) 4. Articulação relatório e anexos
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 - CP 1 OA2 - CP 2 OA3 - CP 3 | CP 4
Avaliação / Assessment
Elaboração de um relatório de Análise de Dados no qual devem ser aplicados alguns dos métodos de análise de dados estudados ao longo das diferentes unidades curriculares. Podem ser usados dados de investigação própria ou, alternativamente, uma base de dados disponibilizada. O acesso à avaliação exige a assiduidade a pelo menos 60% das aulas da pós-graduação. Esta UC não contempla avaliação por exame.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nesta unidade curricular o aluno deve desenvolver um trabalho de investigação autónomo, onde aplicará as competências adquiridas nas unidades curriculares anteriores do curso. Ser-lhe-á nomeado um orientador, de entre o corpo docente da pós-graduação, que ficará responsável pela tutoria do trabalho a desenvolver no Relatório.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino (ME) estão em articulação com os objetivos de aprendizagem (OA) da UC da seguinte forma: ME1 - OA1 | OA2 | OA3 ME2 - OA1 | OA2 | OA3
Observações / Observations
Não se aplica.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tabachnick, B., L. Fidell, 2006, Using Multivariate Statistics, USA, Person International Edition, 5ª ed. Reis, E., 2001, Estatística Multivariada Aplicada, Lisboa, Sílabo, 2ª ed. Maroco, J. e R. Bispo, 2003, Estatística aplicada às ciências sociais e humanas, Lisboa, Climepsi Editores. Maroco, J., 2010, Análise Estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS), Pero Pinheiro, ReportNumber. Hair, J., R. Anderson, R. Tatham e W. Black, 1995, Multivariate Data Analysis, Upper Saddle River: Pearson, 6ª ed. Field, A., 2009, Discovering statistics using SPSS, London, Sage, 3ªed. Carvalho, H., 2008, Análise Multivariada de Dados Qualitativos. Utilização da Análise de Correspondências Múltiplas com o SPSS, Lisboa, Edições Sílabo.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Vicente, P., E. Reis e F. Ferrão,1996, Sondagens. A amostragem como factor decisivo de qualidade, Lisboa, Sílabo. Tacq, J.,1997, Multivariate Analyses Techniques in Social Science Research. From Problems to Analysis, London, Sage. Tabachnick, B., L. Fidell, 2000, Computer-assisted research design and analysis, Boston: Ally and Bacon. Reis, E., P. Melo, R. Andrade e T. Calapez, 1997, Estatística Aplicada, vols. 1 e 2, Lisboa, Sílabo, 3ª ed. Reis, E., 2008, Estatística Descritiva, Lisboa, Sílabo, 7ª ed. Ghiglione R. e B. Matalon, 1996, O Inquérito-teoria e prática, Oeiras, Celta Editora. Foddy, W.,1996, Como perguntar-teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários, Oeiras, Celta Editora. Calapez, T., 2001, ?A medida nas ciências sociais: um conceito em evolução?, Temas em Métodos Quantitativos 2, Lisboa, Edições Sílabo. Bryman, A. e D. Cramer, 2003, Análise de dados em Ciências Sociais. Introdução às Técnicas Utilizando o SPSS para Windows, Oeiras, Celta Editora, 3ª ed. Botelho, Maria do Carmo e Laureano, Raul, 2010, SPSS - O Meu Manual de Consulta Rápida, Lisboa, Edições Sílabo.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16