Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Antropologia
Departamento / Department
Departamento de Antropologia
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Introdução ao conceito e campo do património imaterial e as suas implicações ao nível social, político e económico.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com este curso pretende-se que os alunos consigam: OA1 - reconhecer a emergência histórica da categoria de património imaterial, e o respetivo contexto histórico e político. OA2 - ter uma noção complexa e crítica do campo do património imaterial, através das diferentes contribuições académicas para a sua compreensão. OA3 - reconhecer e debater criticamente casos e processos concretos de património imaterial, e os processos que conduzem ao seu reconhecimento a nível nacional ou internacional.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Módulo 1 ? Introdução geral O Património Imaterial como categoria histórica e social Problemas do património imaterial Módulo 2: Dimensões e problemas do património imaterial Identidade e ideologia Performance e festividade Fixação e criatividade Propriedade e copyright Individualismo e holismo Módulo 3: Abordagens críticas ao património imaterial Valdimar Hafstein Laurajane Smith Regina Bendix Chiara Bortolotto Módulo 4: Estudo de caso: a música Música, tradição e folclorismo Música, remistura e reciclagem Módulo 5: Módulo prático Processo de candidatura a património imaterial Documentário Visita de Estudo Seminário: Exercício prático
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos pretendem facultar aos alunos uma visão de conjunto do campo do património imaterial, especificamente sobre a sua emergência histórica e natureza complexa, a nível nacional e internacional. Terão igualmente um conhecimento interdisciplinar sobre a dimensão multifacetada do Património, incluindo as vertentes cultural, histórica, social, económica e política. OA1 ? Módulos 1 e 2 OA2 ? Módulo 3 OA4Módulos 4 e 5
Avaliação / Assessment
A avaliação será composta por: 1) Frequência e participação nos momentos pedagógicos (aulas teóricas, teórico-práticas) 2) Participação no seminário 3) Realização de um ensaio (3000 palavras) de ?proposição? de um fenómeno social e cultural para reconhecimento como ?património imaterial?.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas combinarão momentos expositivos (ex-cátedra) com momentos teórico-práticos (com a apresentação e discussão de estudos de caso) e com seminário, onde será realizado um exercício prático de proposição e discussão de ?património imaterial?.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia aplicada combina a aquisição de conhecimentos científicos teórico-conceptuais, assim como o desenvolvimento de instrumentos práticos de identificação e formulação de estudos de caso, objetos e problemas no campo do património.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Vidal González, Miguel. 2008. ?Intangible Heritage Tourism and Identity.? Tourism Management 29 (4): 807?10. Smith, Laurajane, and Natsuko Akagawa, eds. 2008. Intangible Heritage. London: Taylor & Francis. Kirshenblatt-gimblett, Barbara. 2004. ?Intangible Heritage as Metacultural Production.? Museum International 56 (1?2): 52?65. Hafstein, Valdimar. 2018. Making Intangible Heritage: El Condor Pasa and Other Stories from UNESCO. Indiana University Press. Bortolotto, Chiara. 2007. ?From Objects to Processes: UNESCO?s ?Intangible Cultural Heritage.?? Journal of Museum Ethnography, no. 19: 21?33. Bendix, Regina. 2021. ?Life Itself: An Essay on the Sensory and the (Potential) End of Heritage Making.? Traditiones 50 (1): 43?51.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Meskell, Lynn ed. 2015. Global Heritage: A Reader. Oxford: John Wiley & Sons. Harrison, Rodney. 2012. Heritage. Critical Approaches. London & New York: Routledge. Graham, Brian & P. Howard eds.2008. The Ashgate Research Companion to Heritage and Identity. Aldershot: Ashgate. Brumann Christoph & D Berliner eds. 2016. World Heritage on the Ground. Ethnographic Perspectives. Oxford & New York: Berghahn. Bortolotto, Chiara. 2010. ?Globalising Intangible Cultural Heritage? Between International Arenas and Local Appropriations.? In Heritage and Globalisation, 111?28. Routledge.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16