Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
1. Preparar o projeto de investigação de doutoramento. 2. Analisar os elementos fundamentais de um projeto de investigação de doutoramento (objetivos, estado da arte, revisão de literatura, enquadramento teórico, hipóteses, estratégia metodológica, campo de observação, plano de pesquisa, técnicas de recolha e tratamento de dados, cronograma, resultados esperados, bibliografia). 3. Apresentar, discutir e aprovar o projeto de tese. 4. Desenvolver as competências para a escrita académica, em especial a elaboração de artigos para publicação em revistas internacionais com revisão por pares.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
1.Desenvolver conhecimentos e competências para a elaboração de um projeto de tese na área de Economia Política; 2.Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e as opções metodológicas contempladas na proposta de Tese de Doutoramento; 3.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação; 4.Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação; 5.Desenvolver competências de escrita científica; 6.Desenvolver responsabilidade social e ética do estudante enquanto cientista social.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. A natureza e o processo de investigação em ciências sociais 1.1. Formulação de questões e procura de respostas 1.2. Estado da arte e contributo original 1.3. A ética da investigação e do cientista social 2. O projeto de tese 2.1. Contextualização e formulação do problema 2.2. Enquadramento teórico e conceptualização 2.3. Estratégia metodológica 2.4. Plano de investigação e cronograma 3. A escrita académica 3.1. Estilos e tipo de publicações 3.2. O artigo científico 3.3. O processo de publicação em revistas científicas
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos articulam-se com os objetivos da Unidade Curricular na medida em que o programa visa dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para a elaboração de projetos de tese e de artigos científicos. Esta articulação é promovida pela atenção devotada aos vários elementos de um projeto de investigação de doutoramento (objetivos, estado da arte, revisão de literatura, enquadramento teórico, hipóteses, estratégia metodológica, campo de observação, plano de pesquisa, técnicas de recolha e tratamento de dados, cronograma, resultados esperados, bibliografia), bem como às características específicas da escrita académica, em geral, e dos artigos de revistas científicas, em particular. A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da UC são ainda prosseguidos pela adoção de uma abordagem que fundamenta a reflexão crítica acerca do processo de investigação e a responsabilidade social e ética do cientista social.
Avaliação / Assessment
A avaliação e composta pela participação nas sessões de seminário (30%), com comentários substantivos aos projetos de colegas e a apresentação dos desenvolvimentos do projeto de tese; e pela versão final do projeto de tese (70%). Este projeto será avaliado em sessão pública a realizar no final do semestre. A avaliação da versão final do projeto de tese, em sessão pública, será realizada por um júri composto por um membro da UC, que assumirá o papel de presidente desse júri, pelo tutor/orientador do estudante e um arguente, podendo estes ser externos à UC. A nota será proposta pelo tutor/orientador e pelo arguente, cabendo ao Presidente do Júri a decisão final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões teóricas de exposição de tópicos teóricos e conceptuais acerca do processo de investigação; sessões práticas dedicadas à conceção e redação de partes do projeto de tese; sessões de apresentação e discussão dos projetos de tese; e trabalho autónomo dos estudantes.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A UC tem uma componente teórica dedicada à discussão teórica da investigação em economia política e aos aspetos formais relativos à elaboração de projetos de tese e redação de artigos científicos. Considera-se necessário um enquadramento inicial teórico e conceptual, de carácter mais expositivo, destinado a organizar e guiar as várias fases, componentes e conteúdos dos projetos de tese e de artigos científicos. Contudo, a UC privilegia a componente prática, organizando oficinas, onde os estudantes terão a oportunidade de trabalhar os vários elementos de um projeto de investigação. A dimensão prática desta UC pressupõe um envolvimento ativo tanto por parte dos alunos como dos próprios docentes, contribuindo assim para um ambiente de partilha de questões, dúvidas e incertezas relativas à conceção de qualquer pesquisa científica. As sessões de apresentação dos projetos na sala de aula constituem um elemento crucial de aprendizagem relevante, por meio da partilha e da discussão das propostas de projetos de investigação, que se pretendem devidamente suportadas por argumentos epistemológicos, conceptuais e metodológicos.
Observações / Observations
n.a.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
1. Feak C. & Swales J. (2009) Telling a Research Story: Writing a Literature Review. Ann Arbor, Michigan, University of Michigan Press 2. Swales, John, Feak, Christine B. (2004) Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills, Michigan, University of Michigan Press. 3. Hancké, Bob (2009) Intelligent Research Design: A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Nova Iorque, Oxford University Press. 4. Dunleavy, Patrick (2003) Authoring a PhD: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation, Nova Iorque, Palgrave Macmillan. 5. Creswell, John W. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 4ª Edição, Los Angeles, SAGE Publications. 6. Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G., Williams, Joseph M., Bizup, Joseph (2016) The Craft of Research, 4ª Edição, Chicago e Londres, University of Chicago Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2025-11-28