Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03372
Acrónimo :
PIEAcad
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
14.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
16.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
14.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
31.0h/sem
Trabalho Autónomo :
319.0
Horas de Trabalho Total :
350.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


1. Preparar o projeto de investigação de doutoramento. 2. Analisar os elementos fundamentais de um projeto de investigação de doutoramento (objetivos, estado da arte, revisão de literatura, enquadramento teórico, hipóteses, estratégia metodológica, campo de observação, plano de pesquisa, técnicas de recolha e tratamento de dados, cronograma, resultados esperados, bibliografia). 3. Apresentar, discutir e aprovar o projeto de tese. 4. Desenvolver as competências para a escrita académica, em especial a elaboração de artigos para publicação em revistas internacionais com revisão por pares.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1.Desenvolver conhecimentos e competências para a elaboração de um projeto de tese na área de Economia Política; 2.Desenvolver a capacidade de debater os fundamentos epistemológicos e conceptuais e as opções metodológicas contempladas na proposta de Tese de Doutoramento; 3.Desenvolver a capacidade de refletir criticamente acerca do processo de investigação; 4.Desenvolver a capacidade de apresentação oral e argumentativa do trabalho de investigação; 5.Desenvolver competências de escrita científica; 6.Desenvolver responsabilidade social e ética do estudante enquanto cientista social.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. A natureza e o processo de investigação em ciências sociais 1.1. Formulação de questões e procura de respostas 1.2. Estado da arte e contributo original 1.3. A ética da investigação e do cientista social 2. O projeto de tese 2.1. Contextualização e formulação do problema 2.2. Enquadramento teórico e conceptualização 2.3. Estratégia metodológica 2.4. Plano de investigação e cronograma 3. A escrita académica 3.1. Estilos e tipo de publicações 3.2. O artigo científico 3.3. O processo de publicação em revistas científicas 4. Comunicações em encontros científicos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos articulam-se com os objetivos da Unidade Curricular na medida em que o programa visa dotar os estudantes dos conhecimentos necessários para a elaboração de projetos de tese e de artigos científicos. Esta articulação é promovida pela atenção devotada aos vários elementos de um projeto de investigação de doutoramento (objetivos, estado da arte, revisão de literatura, enquadramento teórico, hipóteses, estratégia metodológica, campo de observação, plano de pesquisa, técnicas de recolha e tratamento de dados, cronograma, resultados esperados, bibliografia), bem como às características específicas da escrita académica, em geral, e dos artigos de revistas científicas, em particular. A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da UC são ainda prosseguidos pela adoção de uma abordagem que fundamenta a reflexão crítica acerca do processo de investigação e a responsabilidade social e ética do cientista social.

Avaliação / Assessment


A avaliação é composta pela participação(10%); 1ª versão do projeto de tese(20%); versão final do projeto de tese(50%); proposta de um artigo científico (20%). A avaliação da versão final do projeto de tese será realizada por um Júri composto por um membro da UC, que assumirá o papel de Presidente desse júri, pelo tutor/orientador do estudante e um arguente, podendo estes ser externos à UC. A nota será proposta pelo tutor/orientador e pelo arguente, cabendo ao Presidente do Júri a decisão final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem contempla sessões teóricas de exposição de tópicos teóricos e conceptuais acerca do processo de investigação; sessões práticas dedicadas à conceção e redação de partes do projeto de tese; sessões de apresentação e discussão dos projetos de tese; sessões tutoriais de acompanhamento da elaboração do projeto de tese; e trabalho autónomo dos estudantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A UC tem uma componente teórica dedicada à discussão teórica da investigação em economia política e aos aspetos formais relativos à elaboração de projetos de tese e redação de artigos científicos. Considera-se necessário um enquadramento de caracter teórico e conceptual, de carácter mais expositivo, destinado a organizar e guiar as várias fases, componentes e conteúdos dos projetos de tese e de artigos científicos. Contudo, a UC privilegia a componente prática, organizando oficinas, onde os estudantes terão a oportunidade de trabalhar, em pequenos grupos, os vários elementos de um projeto de investigação e/ou artigo. Através da proposta de exercícios concretos, os estudantes poderão testar, individual e coletivamente, a (in)viabilidade de determinadas abordagens e, dessa forma, avançar na definição do seu projeto de pesquisa. A dimensão prática desta UC pressupõe um envolvimento ativo tanto por parte dos alunos como dos próprios docentes, os quais deverão disponibilizar-se para participar nalguns dos exercícios propostos, contribuindo assim para um ambiente de partilha de questões, dúvidas e incertezas relativas à conceção de qualquer pesquisa científica. As sessões de apresentação dos projetos na sala de aula constituem um elemento adicional de aprendizagem relevante através da partilha e discussão das propostas de projetos de investigação, que se pretendem devidamente suportadas por argumentos epistemológicos, conceptuais e metodológicos. As sessões tutoriais permitirão um acompanhamento de maior proximidade, visando uma orientação mais adequada à especificidade do trabalho de investigação dos estudantes.

Observações / Observations


n.a.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


6. Feak C. & Swales J. (2009) Telling a Research Story: Writing a Literature Review. Ann Arbor, Michigan, University of Michigan Press 5. Swales, John, Feak, Christine B. (2004) Academic Writing for Graduate Students: Essential Tasks and Skills, Michigan, University of Michigan Press. 4. Hancké, Bob (2009) Intelligent Research Design: A Guide for Beginning Researchers in the Social Sciences, Nova Iorque, Oxford University Press. 3. Dunleavy, Patrick (2003) Authoring a PhD: How to Plan, Draft, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation, Nova Iorque, Palgrave Macmillan. 2. Creswell, John W. (2014) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 4ª Edição, Los Angeles, SAGE Publications. 1. Booth, Wayne C., Colomb, Gregory G., Williams, Joseph M., Bizup, Joseph (2016) The Craft of Research, 4ª Edição, Chicago e Londres, University of Chicago Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16