Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Tecnologia, Produção e Operações
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2016/2017
Pré-requisitos / Pre-Requisites
·
Objetivos Gerais / Objectives
·
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Os alunos deverão ser capazes de descrever a evolução da investigação na área da Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento e caracterizar alguns tópicos atuais de interesse científico, no que concerne - a criação de valor pelas operações, logística e cadeia de abastecimento de modo estrategicamente alinhado com o marketing e os canais de distribuição, com eventual recurso a novos modelos de negócio suportados pelo e-business e por relações de parceria - a gestão sustentada das operações de bens e serviços, bem como a nova relação entre ambos representada pelos sistemas de produto-serviços (PSS) - a gestão estratégica das dimensões clássicas da logística, i.e. das compras, armazenamento, movimentação de materiais e transportes, no contexto de cadeias de abastecimento adaptativas, colaborativas e alinhadas social e eticamente
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Nas aulas serão discutidos artigos sobre diferentes assuntos da investigação na Gestão de Operações, Logística e Gestão da Cadeia de Abastecimento, nomeadamente: - Operações nos serviços - E-commerce e logística - Sustentabilidade nas cadeias de abastecimento - Gestão das operações - Criação de valor pela gestão da cadeia de abastecimento - Gestão estratégica das compras - Gestão dos transportes - Marketing e logística - Servitization
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os artigos a discutir serão extraídos de jornais de referência e, eventualmente, também de livros significativos, sendo representativos, quer do estado da arte da investigação, quer do trabalho de autores de relevo, nos diversos assuntos mencionados nos conteúdos programáticos. Espera-se assim lançar as fundações para que os Doutorandos possam seguir pistas credíveis e relevantes, de modo autónomo e independente que lhes permitam detetar oportunidades de investigação de elevada valia científica. Estas pesquisas deverão promover a criação de valor, a gestão sustentada das operações e a gestão estatégica da logística, de uma forma moderna e, sobretudo, passível de demonstração de um contributo inovador.
Avaliação / Assessment
A avaliação incidirá sobre duas vertentes: - desempenho na discussão que será naturalmente limitado em função do tempo de contacto - os doutorandos deverão identificar uma oportunidade de investigação e redigir um mini-relatório argumentando em favor da sua valia científica, de modo suportado numa breve revisão da literatura. Este exercício constituirá uma simulação da parte inicial do trabalho que se faz na elaboração de uma proposta de investigação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Recurso a metodologias expositivas suportadas pelos meios audiovisuais achado adequado Apelo à participação ativa dos Doutorandos, na discussão das temáticas em apreço, suportada por uma leitura prévia de artigos pré-selecionados .
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Students should be able to describe the general progress of the research in the area of interest and they should be able to characterize some topics with scientific interest, as regards the issues in the syllabus, after - discussing both relevant papers and seminal work - reviewing the literature - analyzing the collected data - structuring the learnt knowledge - synthetizing their ideas about the subject under discussion. Finally, the students should be able to self-assess their exercise, by arguing in favour of both the value and the interest of the topic as regards the identified research gap. In this way, we argue that the classroom discussions, the autonomous effort concerning the literature review and the written report are valuable actions to help the student to progress towards the course objectives.
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Taylor & Taylor (2009). OM research: contemporary themes, trends & potential future directions, IJOPM Smith et al (2007)A note on the growth of research in the service OM. POM Pilkington &Meredith (2009)The evolution of the intellectual structure of OM ? 1980-2006, JOM Mohamad & Ismailor (2009)electronic Commerce Adoption in SME: The Trend of Prior Studies. JIBC Miles & Naumann (2011)Research trends in the Academy of Management publications. JMMR Heineke & Davis (2006). The emergence of service OM as an academic discipline. JOM Hassan et al (2011). Recent advances in e-service in the public setor : state-of-the-art & future trends BPMJ Gold et al (2009). Sustainable SCM & Inter-organizational Resources: A Literature Review. CSREM Dubois & Araujo (2007). Case research in purchasing and supply management: Opportunities & challenges. JPSM - (2009). The Servitization of Manufacturing: a review of the literature?, JTM - (2007). State-of-the-art in Product Service-Systems. JEM Baines et al
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
-
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16