Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03729
Acrónimo :
PISID
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2020/2021

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular pretende consolidar conhecimentos necessários ao desenvolvimento e manutenção de repositórios de informação distribuídos de suporte a grandes volumes de dados. Pretende-se que o aluno, no contexto de um projecto avançado, saiba integrar informação distribuída por diferentes sistemas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Armazenar de forma eficiente e segura grandes volumes de dados; 2. Aceder, transportar e integrar informação dispersa por várias aplicações; 3. Monitorização automática de acessos aos dados (auditoria); 4. Desenvolver soft skills: Resolução de Problemas, Trabalho de Equipe e Observação Crítica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Migrações (coerentes, incrementais) recorrendo a scripts e acessos remotos através de web services (REST/php); 2. Redundância e distribuição de dados para gerir tolerância a falhas em grandes volumes de dados; 3. Utilização de MongoDB/JSON para armazenar e extrair grandes volumes de dados; 4. Programação PLSQL para automatizar controlo de segurança; 5. Breve introdução ao desenvolvimento de aplicações Android; 6. Protocolo MTTQ como forma de comunicar com sensores.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O1 - P2, P3 O2 - P1, P5, P6 O3 - P4 O4 - é alcançado através do funcionamento e método de avaliação

Avaliação / Assessment


A UC é exclusivamente avaliada por projecto.A nota individual resulta: avaliação dos relatórios intercalares,relatório final,apreciação do desempenho do aluno ao longo do semestre(envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica),breve questionário individual no momento da discussão final.É obrigatória presença em 80% de reuniões semanais.Não existe avaliação por exame e a época especial consiste numa entrega de relatório complementar à avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A exposição dos conceitos fundamentais é efectuada em parte (cerca de um terço) das aulas teórico/ práticas. As restantes aulas teórico-práticas são utilizadas para dois objectivos: discutir com os alunos as soluções a que eles chegaram na resolução dos problemas que lhes foram colocados, e, dar apoio laboratorial à programação utilizando as ferramentas computacionais. Os estudantes de cada grupo farão apresentações regulares do trabalho em curso, correspondentes às fases do Processo Unificado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O facto de a transmissão de conhecimentos ser muito suportada por auto estudo e por experiências em grupo efectuados pelos alunos potencia os objectivos associados às competências sociais. Os restantes dois objectivos são centrados na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque trata-se de uma cadeira de projecto onde os alunos têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.

Observações / Observations


-Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Para a restante matéria existem inúmeros tutorais e artigos na internet com qualidade e grau de dificuldade adequados aos alunos da licenciatura NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman,?Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16