Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03729
Acrónimo :
PISID
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
18.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
18.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sistemas de Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


.

Objetivos Gerais / Objectives


A unidade curricular pretende consolidar conhecimentos necessários ao desenvolvimento e manutenção de repositórios de informação distribuídos de suporte a grandes volumes de dados. Pretende-se que o aluno, no contexto de um projecto avançado, saiba integrar informação distribuída por diferentes sistemas

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Armazenar de forma eficiente e segura grandes volumes de dados; 2. Aceder, transportar e integrar informação dispersa por várias aplicações; 3. Monitorização automática de acessos aos dados (auditoria); 4. Desenvolver soft skills: Resolução de Problemas, Trabalho de Equipe e Observação Crítica.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 Migrações (coerentes, incrementais) recorrendo a scripts e acessos remotos através de web services (REST/php); 2. Redundância e distribuição de dados para gerir tolerância a falhas em grandes volumes de dados; 3. Utilização de MongoDB/JSON para armazenar e extrair grandes volumes de dados; 4. Programação PLSQL para automatizar controlo de segurança; 5. Breve introdução ao desenvolvimento de aplicações Android; 6. Protocolo MTTQ como forma de comunicar com sensores.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os 6 conteúdos P1 a P6 são fases de desenvolvimento que levam à concretização dos objectivos. Por exemplo para o objecetivo de "Armazenar" (O1) é preciso guardaar os dados em bases de dados (P3) de forma distribuída (P2) . As designações dos objetivos correspondem às designações dos pontos do programa, ou seja: O1 - P2, P3 O2 - P1, P5, P6 O3 - P4 O objectivo 4 é diferente e é alcançado através do funcionamento e método de avaliação

Avaliação / Assessment


Toda a avaliação tem por base o projeto de grupo apesar de ser individual. A nota individual resulta: a) relatórios inicial (20 %) b) relatório final (35 %) entregue na última semana de auias c) apreciação do desempenho do aluno ao longo do semestre (envolvimento nas discussões semanais, na sua capacidade de exposição e discussão técnica) 15% d) questionário individual no momento da discussão final (10%) e) discussão final (20%) na semana a seguir à entrega do relatório final Aprovação: nota final de 9.5 desde que nota média entre c) e e) b seja superior ou igual a 40%, caso contrário reprova. É obrigatória presença em 80% de reuniões semanais. Não existe avaliação por exame e a época especial consiste numa entrega de relatório complementar à avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A exposição dos conceitos fundamentais é efectuada em parte (cerca de um terço) das aulas teórico/ práticas. As restantes aulas teórico-práticas são utilizadas para dois objectivos: discutir com os alunos as soluções a que eles chegaram na resolução dos problemas que lhes foram colocados, e, dar apoio laboratorial à programação utilizando as ferramentas computacionais. Os estudantes de cada grupo farão apresentações regulares do trabalho em curso, correspondentes às fases do Processo Unificado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O facto de a transmissão de conhecimentos ser muito suportada por auto estudo e por experiências em grupo efectuados pelos alunos potencia os objectivos associados às competências sociais. Os restantes dois objectivos são centrados na aprendizagem de situações complexas reais, e são conseguidos porque trata-se de uma cadeira de projecto onde os alunos têm de implementar as soluções que concretizam os objectivos.

Observações / Observations


-Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Para a restante matéria existem inúmeros tutorais e artigos na internet com qualidade e grau de dificuldade adequados aos alunos da licenciatura NoSQL Database: New Era of Databases for Big data Analytics - Classification, Characteristics and Comparison, A B M Moniruzzaman,?Syed Akhter Hossain, 2013 (https://arxiv.org/abs/1307.0191)

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31