Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03621
Acrónimo :
PMA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
25.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
41.0h/sem
Trabalho Autónomo :
109.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não tem.

Objetivos Gerais / Objectives


Conhecer melhor como funcionam os mercados da arte na prática, quer em Portugal quer no estrangeiro.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1=Compreender aspetos práticos, e informais, do funcionamento dos mercados da arte. OA2=Compreender a importância da segmentação nos mercados da arte. OA3=Compreender, na prática, a importância dos agentes e instituições responsáveis pela formação das convenções e dos cânones artísticos. OA4=Identificar, na prática, as principais diferenças entre os mercados da arte em Portugal e em França ou Inglaterra.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Ciclo de conferências sobre o modo de funcionamento dos mercados da arte, recorrendo a especialistas portugueses e estrangeiros representativos de diferentes segmentos dos mercados da arte que se encontrem no ativo, abrangendo, entre outros, antiquários, curadores/comissários, galeristas, críticos de arte, consultores, colecionadores, artistas, peritos, reguladores e gestores de eventos relacionados com as artes plásticas. II. Realização de visitas de estudo em Portugal e no estrangeiro envolvendo museus de referência na arte antiga e na arte contemporânea, galerias de arte, antiquários e leiloeiras.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os quatro objetivos de aprendizagem serão alcançados por via das conferências e das visitas de estudo, de forma integrada. O OA4 será atingido, sobretudo, através da semana de estudos no estrangeiro.

Avaliação / Assessment


Ensaio individual sobre um tópico tratado nas conferências ou nas visitas de estudo.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Conferências por parte de agentes dos mercados da arte e visitas de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tendo em conta os objetivos de aprendizagem, de ordem prática e informal, a metodologia de ensino mais indicada assenta nas visitas de estudo e na realização de palestras/conferências por parte de agentes dos mercados da arte.

Observações / Observations


·

Bibliografia Principal / Main Bibliography


VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005). THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia. THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press. STOURTON, James, 2007. Great Collectors of Our Time. Art collections since 1945, Londres, Scala. LINDEMANN, Adam, 2006. Collecting Contemporary, Colónia, Taschen. HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SIMÕES, Pedro, 2015. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Tese de Doutoramento em História, especialização em História da Arte, apresentada à Universidade de Lisboa SILVA, Arlete; MIGALHADA, Paula (eds.), 2017. CAMB 2006/2017. Coleção Manuel de Brito, Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras SILVA, Arlete (ed.), 2011. Coleção Manuel de Brito. Centro de Arte Manuel de Brito, Oeiras, Câmara Municipal de Oeiras. SECREST, Meryle, 2006. Duveen. A life in art, Chicago, University of Chicago Press. SCHMITT, Jean-Marie, 2008. Le Marché de l?Art, Paris, La Documentation Française. SANTOS, Maria L.; MELO, Alexandre (eds.), 2001. Galerias de Arte em Lisboa, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais. ROBERTSON, Iain; CHONG, Derek (eds.), 2008. The Art Business, Londres, Routledge. ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge. RESCH, Magnus, 2014. Management of Art Galleries, Osfildern, Hatje Kantz. MOUSTAIRA, Elina, 2015. Art Collections, Private and Public: a comparative legal study, Cham (Suíça), Springer. MOUREAU, Nathalie; SAGOT-DUVAUROUX, Dominique, 2006. Le marché de l?art contemporain, Paris, Découverte. ________, 2006. Le marché de l?art. Mondialisation et nouvelles technologies, Paris, Flammarion (1ª ed. 2003). MOULIN, Raymonde, 1997. L?artiste, l?institution et le marché, Paris, Flammarion. MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta. McNULTY, Tom, 2014. Art Market Research: a guide to methods and sources, Jefferson, McFarland & Company. MARTORELLA, Rosana, 1990. Corporate Art, New Brunswick, Rutgers University Press. HARGREAVES, Manuela, 2013. Colecionismo e Mercado da Arte em Portugal. O território e o mapa, Porto, Afrontamento. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U. (eds.), 2012. Os Leilões e o Mercado da Arte. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. ?Joana Vasoncelos: managing an artist?s studio in the 21st century?, International Journal of Arts Management, 17 (1), pp. 54-64. DUARTE, Adelaide, 2016. Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, Casal de Cambra, Caleidoscópio. DIAS, João Carvalho (ed.), 2006. O Gosto do Coleccionador. Calouste S. Gulbenkian, 1869-1955, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. BUCK, Louisa; GREER, Judith, 2006. Owning Art. The contemporary art collector?s handbook, Londres, Thames & Hudson. BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag. BERNIER, Georges, 1990. L?Art et l?Argent. Le Marché de l?Art à la fin du XXe Siècle, Paris, Éditions Ramsay (1ª ed. 1977) ADAM, Georgina, 2014. Bib Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16