Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03413
Acrónimo :
PMPSoc
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
199.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


-

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular, os/as alunos/as deverão: OA1. Analisar questões sociais relacionadas com diferentes perspetivas e teorias sobre justiça OA2. Explicar os principais padrões da migração global OA3. Discutir o contato intergrupal a partir de uma perspetiva relacional OA4. Comparar abordagens psicológicas de empoderamento OA5. Reunir, avaliar e resumir, integrando teorias e aplicando-as aos desafios sociais OA6. Traduzir problemas aplicados em questões científicas, e transformando modelos teóricos e resultados empíricos em intervenções e respostas para problemas aplicados OA7. Comunicação com outros/as profissionais, discutindo possíveis soluções para problemas societários

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta unidade curricular oferece ao/às alunos/as uma compreensão completa sobre como planear, conduzir e avaliar pesquisas aplicadas e intervenções em matéria de justiça e sustentabilidade com ênfase na migração e nas relações intergrupais. Os/as alunos/as aprendem a analisar as necessidades de intervenção e a estabelecer metas, assim como a projetar, produzir, implementar e avaliar um programa. A unidade curricular será organizada nos seguintes tópicos principais: CP1. Teorias da Justiça e Mediação CP2. Migração e aplicação de teorias sociopsicológicas (contato entre grupos, preconceitos, modelos relacionais e aculturação) nos desafios colocados pela mobilidade global. CP3. Projeto de trabalho: intervenção ou estudo de investigação CP4. Análise das relações intergrupais utilizando estudos caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta unidade curricular, os objetivos de aprendizagem relacionam-se com o conteúdo programático através das seguintes relações: OA1: CP1 OA2: CP2 OA3: CP1 OA4: CP1, 2, 4 OA5: CP1, 2, 3, 4 OA6: CP1, 2, 3, 4 OA7: CP3, 4

Avaliação / Assessment


Modalidades de avaliação: Avaliação Contínua: 1) Ensaio sobre justiça social ou migração (as ideias concretas serão discutidas nas aulas (50%) 2) Apresentação de plano de intervenção (50% da nota) Avaliação Final 1) Exame escrito (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Palestras e workshops; - Atividade de role-play para os estudantes aprenderem a atuar em contextos sociais desconhecidos; - Discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida pelos estudantes; - Apresentação de artigos de pesquisa sobre migração e participação num debate político hipotético. - Um/a profissional será convidado/a a participar num dos workshops e discutir possíveis soluções para problemas sociais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Palestras: OA1, 2 Workshops: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 Role-play: OA1, 3 Apresentação e discussão de trabalho de investigação: OA1, 2, 3, 4, 5, 6 Profissional convidado/a: OA7

Observações / Observations


Processo de ensino-aprendizagem: Esta unidade curricular consiste em palestras e workshops. Os/as alunos/as participam em atividade de role-play para aprender a atuar em contextos sociais desconhecidos. Participam ainda em discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida por si, planeado intervenções dirigidas ao aumento da justiça social e redução do preconceito. Os/as alunos/as apresentam artigos de pesquisa sobre migração e participam num debate político hipotético e onde são convidados/as a assumir a perspetiva da migração em diferentes partidos políticos. Um/a profissional será convidado/a a participar num dos workshops e discutir possíveis soluções para problemas sociais.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Mugny, G., & Butera, F. (2001). Social Influence in Social Reality: Promoting Individual and Social Change. Hogrefe & Huber Publishers

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16