Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.
Objetivos Gerais / Objectives
Aplicar a psicologia e realizar investigação psicológica em qualquer área exige competências que vão além do simples conhecimento das teorias e evidências. Em particular, pesquisar e aplicar a psicologia social de forma científica requer três pilares fundamentais: 1. Ligar a teoria e as evidências às observações no campo 2. Desenhar intervenções com base nesses conhecimentos 3. Avaliar intervenções. Neste curso, os alunos aprendem e praticam estes três pilares básicos da ciência psicossocial de forma integrada. Quer desejem seguir uma carreira como cientistas investigadores ou como consultores, este curso fornecer-lhes-á conhecimentos valiosos e o conjunto de competências necessário para desempenhar esses papéis.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Analisar questões sociais utilizando diferentes perspetivas e teorias sobre justiça. OA2. Explicar os principais processos psicológicos que levam à migração global e dela decorrem. OA3. Discutir os processos sociais de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. OA4. Comparar abordagens psicológicas para o empoderamento. OA5. Recolher, avaliar, resumir e integrar teorias e aplicá-las aos desafios da sociedade. OA6. Traduzir problemas aplicados em questões científicas, traduzir de volta modelos teóricos e descobertas empíricas em intervenções e respostas para problemas aplicados. OA7. Comunicar com profissionais e discutir possíveis soluções para problemas sociais.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta unidade curricular oferece ao/às alunos/as uma compreensão completa sobre como planear, conduzir e avaliar pesquisas aplicadas e intervenções em matéria de justiça e sustentabilidade com ênfase na migração e nas relações intergrupais. Os/as alunos/as aprendem a analisar as necessidades de intervenção e a estabelecer metas, assim como a projetar, produzir, implementar e avaliar um programa. A unidade curricular será organizada nos seguintes tópicos principais: CP1. Teorias da Justiça e Mediação CP2. Migração e aplicação de teorias sociopsicológicas (contato entre grupos, preconceitos, modelos relacionais e aculturação) nos desafios colocados pela mobilidade global. CP3. Projeto de trabalho: intervenção ou estudo de investigação CP4. Análise das relações intergrupais utilizando estudos caso
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O objetivo de aprendizagem OA1, analisar questões sociais utilizando diferentes perspetivas e teorias sobre justiça, está relacionado com o tópico CP1, que cobre teorias de justiça e mediação. OA2, explicar os padrões de migração global, conecta-se com CP2, que aborda migração e teorias psicossociais (contacto intergrupal, preconceito, modelos relacionais e aculturação). OA3, discutir os níveis sociais e sistémicos das mudanças climáticas, também está ligado ao CP1. OA4, comparar abordagens psicológicas para o empoderamento, relaciona-se com CP1, CP2 e CP4, envolvendo teorias de justiça, migração e estudos de caso sobre relações intergrupais. OA5, avaliar e integrar teorias para desafios sociais, liga-se a CP1, CP2, CP3 e CP4. OA6, traduzir problemas aplicados em questões científicas e intervenções, relaciona-se com todos os tópicos. OA7, comunicar com profissionais e discutir soluções, está associado aos CP3 e CP4, cobrindo trabalho de projeto e análise de relações intergrupais.
Avaliação / Assessment
Avaliação é exclusivamente ao longo do semestre: A) Trabalho individual: Ensaio sobre justiça social ou migração (as ideias concretas serão discutidas nas aulas (50%) B) Trabalho de grupo: Apresentação de plano de intervenção (50% da nota) Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
• Palestras e workshops; • Atividade de role-play para os estudantes aprenderem a atuar em contextos sociais desconhecidos; • Discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida pelos estudantes; • Apresentação de artigos de pesquisa sobre migração e participação num debate político hipotético.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Esta unidade curricular consiste em palestras e workshops. Os/as alunos/as participam em atividade de role-play para aprender a atuar em contextos sociais desconhecidos. Participam ainda em discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida por si, planeado intervenções dirigidas ao aumento da justiça social e redução do preconceito. Os/as alunos/as apresentam artigos de pesquisa sobre migração e participam num debate político hipotético e onde são convidados/as a assumir a perspetiva da migração em diferentes partidos políticos. Um/a profissional será convidado/a a participar num dos workshops e discutir possíveis soluções para problemas sociais. Palestras: OA1, 2 Workshops: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 Role-play: OA1, 3 Apresentação e discussão de trabalho de investigação: OA1, 2, 3, 4, 5, 6 Profissional convidado/a: OA7
Observações / Observations
Esta UC é oferecida pela Universidade de Oslo.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Coutts, L. M., Gruman, J. A., & Schneider, F. W. (Eds.). (2017). Applied social psychology: Understanding and addressing social and practical problems. Sage. Jost, J. T. (2020). A theory of system justification. Harvard University Press. Mugny, G., & Butera, F. (2001). Social Influence in Social Reality: Promoting Individual and Social Change. Hogrefe & Huber Publishers
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30