Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03413
Acrónimo :
PMPSoc
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
10.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
36.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
199.0
Horas de Trabalho Total :
250.0h/sem

Área científica / Scientific area


Psicologia

Departamento / Department


Departamento de Psicologia Social e das Organizações

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass, uma vez que as aulas são lecionadas integralmente em inglês. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês. A inscrição em vagas de mobilidade está reservada aos estudantes que se encontram a realizar formação de 1º ou 2º ciclo em Psicologia.

Objetivos Gerais / Objectives


Aplicar a psicologia e realizar investigação psicológica em qualquer área exige competências que vão além do simples conhecimento das teorias e evidências. Em particular, pesquisar e aplicar a psicologia social de forma científica requer três pilares fundamentais: 1. Ligar a teoria e as evidências às observações no campo 2. Desenhar intervenções com base nesses conhecimentos 3. Avaliar intervenções. Neste curso, os alunos aprendem e praticam estes três pilares básicos da ciência psicossocial de forma integrada. Quer desejem seguir uma carreira como cientistas investigadores ou como consultores, este curso fornecer-lhes-á conhecimentos valiosos e o conjunto de competências necessário para desempenhar esses papéis.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Analisar questões sociais utilizando diferentes perspetivas e teorias sobre justiça. OA2. Explicar os principais processos psicológicos que levam à migração global e dela decorrem. OA3. Discutir os processos sociais de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. OA4. Comparar abordagens psicológicas para o empoderamento. OA5. Recolher, avaliar, resumir e integrar teorias e aplicá-las aos desafios da sociedade. OA6. Traduzir problemas aplicados em questões científicas, traduzir de volta modelos teóricos e descobertas empíricas em intervenções e respostas para problemas aplicados. OA7. Comunicar com profissionais e discutir possíveis soluções para problemas sociais.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta unidade curricular oferece ao/às alunos/as uma compreensão completa sobre como planear, conduzir e avaliar pesquisas aplicadas e intervenções em matéria de justiça e sustentabilidade com ênfase na migração e nas relações intergrupais. Os/as alunos/as aprendem a analisar as necessidades de intervenção e a estabelecer metas, assim como a projetar, produzir, implementar e avaliar um programa. A unidade curricular será organizada nos seguintes tópicos principais: CP1. Teorias da Justiça e Mediação CP2. Migração e aplicação de teorias sociopsicológicas (contato entre grupos, preconceitos, modelos relacionais e aculturação) nos desafios colocados pela mobilidade global. CP3. Projeto de trabalho: intervenção ou estudo de investigação CP4. Análise das relações intergrupais utilizando estudos caso

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O objetivo de aprendizagem OA1, analisar questões sociais utilizando diferentes perspetivas e teorias sobre justiça, está relacionado com o tópico CP1, que cobre teorias de justiça e mediação. OA2, explicar os padrões de migração global, conecta-se com CP2, que aborda migração e teorias psicossociais (contacto intergrupal, preconceito, modelos relacionais e aculturação). OA3, discutir os níveis sociais e sistémicos das mudanças climáticas, também está ligado ao CP1. OA4, comparar abordagens psicológicas para o empoderamento, relaciona-se com CP1, CP2 e CP4, envolvendo teorias de justiça, migração e estudos de caso sobre relações intergrupais. OA5, avaliar e integrar teorias para desafios sociais, liga-se a CP1, CP2, CP3 e CP4. OA6, traduzir problemas aplicados em questões científicas e intervenções, relaciona-se com todos os tópicos. OA7, comunicar com profissionais e discutir soluções, está associado aos CP3 e CP4, cobrindo trabalho de projeto e análise de relações intergrupais.

Avaliação / Assessment


Avaliação é exclusivamente ao longo do semestre: A) Trabalho individual: Ensaio sobre justiça social ou migração (as ideias concretas serão discutidas nas aulas (50%) B) Trabalho de grupo: Apresentação de plano de intervenção (50% da nota) Este é uma UC prática; portanto, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


• Palestras e workshops; • Atividade de role-play para os estudantes aprenderem a atuar em contextos sociais desconhecidos; • Discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida pelos estudantes; • Apresentação de artigos de pesquisa sobre migração e participação num debate político hipotético.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta unidade curricular consiste em palestras e workshops. Os/as alunos/as participam em atividade de role-play para aprender a atuar em contextos sociais desconhecidos. Participam ainda em discussões relacionadas com possíveis soluções para a justiça social/migração global, a partir de uma perspetiva escolhida por si, planeado intervenções dirigidas ao aumento da justiça social e redução do preconceito. Os/as alunos/as apresentam artigos de pesquisa sobre migração e participam num debate político hipotético e onde são convidados/as a assumir a perspetiva da migração em diferentes partidos políticos. Um/a profissional será convidado/a a participar num dos workshops e discutir possíveis soluções para problemas sociais. Palestras: OA1, 2 Workshops: OA1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 Role-play: OA1, 3 Apresentação e discussão de trabalho de investigação: OA1, 2, 3, 4, 5, 6 Profissional convidado/a: OA7

Observações / Observations


Esta UC é oferecida pela Universidade de Oslo.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Coutts, L. M., Gruman, J. A., & Schneider, F. W. (Eds.). (2017). Applied social psychology: Understanding and addressing social and practical problems. Sage. Jost, J. T. (2020). A theory of system justification. Harvard University Press. Mugny, G., & Butera, F. (2001). Social Influence in Social Reality: Promoting Individual and Social Change. Hogrefe & Huber Publishers

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-30