Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Psicologia
Departamento / Department
Departamento de Psicologia Social e das Organizações
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta Unidade Curricular requer um domínio da língua inglesa no nível B (preferível C1) do sistema Europass. Todos as provas de avaliação são realizadas em inglês.
Objetivos Gerais / Objectives
Este curso tem como objetivo avançar o conhecimento dos estudantes em psicologia política e desenvolver as suas competências na aplicação de conhecimentos teóricos a situações práticas onde estruturas sociais e políticas afetam atitudes e comportamentos individuais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Compreensão sistemática do atual estado-de-arte em Psicologia Política OA2. Insights sobre como outras disciplinas (e.g. Ciência Política, Sociologia, Filosofia) podem contribuir para uma compreensão psicológica do comportamento político OA3. Competência para analisar e explicar processos políticos e problemas do mundo real OA4. Competência para sugerir e promover intervenções assentes em mudança social e bem-estar individual OA5. Competência e empoderamento para assumir ações coletivas, para desenhar campanhas políticas, para combater rumores e mitos que prejudicam o valor da diversidade e do multiculturalismo
Conteúdos Programáticos / Syllabus
A Psicologia Política é uma área interdisciplinar da Psicologia, que combina perspetivas políticas, sociológicas e psicológicas de forma a compreender os sistemas políticos, a vida política e o envolvimento das pessoas nas suas comunidades e na sociedade em geral. Este módulo permite aos/às alunos/as estudar a literatura de forma crítica abrangendo os seguintes tópicos: CP1. Análise dos comportamentos e ações políticas CP2. O papel dos contextos sociais e políticos CP3. Identidades sociais e politizadas CP4. Modelos de medida e de análise do efeito de identificação com os grupos nos comportamentos e diferenciação intergrupal, ação coletiva, e ideologias da diversidade CP5. Modelos de intervenção e redução de conflito
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) são abordados de forma estruturada ao longo das 12 semanas. A seguir, a relação entre cada objetivo e os tópicos do programa: OA1: S1, S3 — Entendimento sistemático do estado da arte em Psicologia Política. OA2: S1 — Perspectivas sobre como outras disciplinas (e.g., ciência política, sociologia, filosofia) contribuem para a compreensão psicológica do comportamento político. OA3: S1, S2, S3 — Capacidade de analisar e explicar processos políticos e problemas do mundo real. OA4: S2 — Habilidade para sugerir e promover intervenções que avancem a mudança social e o bem-estar pessoal. OA5: S4, S5 — Capacidade e empoderamento para engajar em ações coletivas, desenhar campanhas políticas, e combater rumores e mitos que desvalorizam a diversidade e multiculturalismo.
Avaliação / Assessment
A avaliação é realizada exclusivamente ao longo do semestre: 1) Trabalho em grupo: 1. Projetar uma campanha política orientada por um movimento social existente (como Black Lives Matter, Extinction Rebellion). 2. Apresentar a campanha, com foco nas estratégias e no processo de disseminação e mobilização. (25%). 2) Trabalho em grupo: Cinco reflexões sobre o conteúdo dos tutoriais, nossa compreensão ou a medição empírica e modelagem dos conceitos discutidos nas aulas. (10%) 3) Trabalho individual: Artigo de pesquisa resolvendo um grande desafio na psicologia política. Aplicar uma ou várias teorias para investigar como os indivíduos se envolvem, participam ou se abstêm da participação política. (65%) De acordo com as regras da universidade parceira, não há opção de exame final. Para obter aprovação numa unidade curricular, o estudante deve alcançar a classificação mínima definida pela universidade parceira.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas e seminários desenvolverão a capacidade dos alunos de serem informados e articulados no campo da psicologia política. O trabalho em grupo na conceção de uma campanha política permite aos alunos serem criativos e colaborativos ao elaborar um plano de ação socialmente responsável para um objetivo político específico.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As palestras relacionam-se com o OA1, 2 As leituras e as palestras relacionam-se com o OA3 O trabalho e as discussões nas aulas relacionam-se com o OA4 Os trabalhos de grupo nas aulas para a planificação de uma campanha política relacionam-se com o OA4, 5.
Observações / Observations
Esta UC é oferecida pela Universidade de Limerick.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Sears, D.O., Huddy, L., & Jervis, J. (2013). The Oxford Handbook of Political Psychology. Oxford: Oxford University Press. Jost, T. and Sidanius, J. (eds). (2003) Political Psychology: Key Readings, , London: Psychology Press M. L., Dietz-Uhler, B., Mastors, E., & Preston, T. (2010). Introduction to Political Psychology (2nd ed.). New York: Psychology Press. https://uol.primo.exlibrisgroup.com/discovery/fulldisplay?docid=alma991003993361803496&context=L&vid=353UOL_INST:353UOL_VU1&search_scope=MyInst_and_CI&tab=TAB1&lang=en
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-30