Métodos de Ensino e Avaliações

A orientação pedagógica da cadeira privilegia a aprendizagem activa e participada assente na orientação e apoio do docente e no trabalho próprio de cada estudante. Espera-se dos estudantess o comprometimento com o processo de aprendizagem, nomeadamente, através da leitura atempada dos materiais propostos, de iniciativas de pesquisa própria e da participação activa nas aulas. No início da unidade curricular, far-se-á: a indicação de referências específicas ? bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa ? para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. | Cada estudante é responsável pelo seguinte: 1) Realização das leituras seleccionadas para cada aula; 2) Realização de duas avaliações (ambas de carácter individual); A avaliação periódica terá dois momentos, autónomos. No quadro da cadeira ocorrerá um trabalho individual e um teste individual. O primeiro trabalho, de carácter individual, tem a forma de um Relatório de Progresso da Aprendizagem, onde se sistematizam e comentam aquisições relevantes do estudo e pesquisa da primeira metade do semestre. Este trabalho deverá sempre indicar as bases de textos e exposição lectiva que baseiam a análise apresentada. Este relatório deve também indicar uma hipótese de proposta de trabalho final de grupo e não poderá ser inferior a 6000 caracteres nem superior a 12000 caracteres. O teste final, de perfil mais aprofundado, será desenvolvido a partir da leitura de textos que permitam responder a um conjunto de questões colocadas aos alunos, não podendo cada a resposta a cada pergunta ter dimensão inferior a 6000 caracteres. A nota final terá como base o seguinte cálculo: Trabalho Individual: 30% Teste Individual: 50% Participação: 20%