Métodos de Ensino e Avaliações
A unidade curricular está estruturada com: ? Aulas teóricas - Apresentação dos conceitos e das perspectivas teóricas de forma expositiva em grande grupo. No fim de cada aula é disponibilizado aos alunos o sumário detalhado com a bibliografia específica ? Aulas teórico-práticas - Exercícios em grupo de aplicação da matéria dada nas aulas teóricas. As aulas teórico-práticas são objecto de relatórios dos alunos. ? Sessões de orientação tutorial ? Sessões em pequeno grupo onde se fará o desenvolvimento em profundidade de um dos temas analisado na aula. Cada grupo desenvolve um tema, que será apresentado sob a forma de poster e discutido em grande grupo no fim do semestre. A perspectiva pedagógica valoriza a realização de trabalhos práticos, o incentivo a hábitos de investigação autónomos e a discussão de textos como forma de aprendizagem activa dos alunos. A plataforma de e-learning e o e-mail serão os meios privilegiados de disponibilização de informação à turma. | Em avaliação contínua, espera-se que os alunos participem nas aulas (são aceites 2 faltas na aulas práticas e 1 nas tutorias) e os alunos estarão sujeitos a 3 provas: - 1 frequência (uma parte de escolha múltipla e outra de resposta breve) que corresponde à matéria abordada nas teóricas (40%) - 2 relatórios individuais de aulas práticas, entregues até 1 semana depois do exercício seguindo um relatório fornecido (30%) - 1 trabalho de grupo de investigação sobre a temática das sessões de tutoria, apresentado em forma de poster e discutido com os alunos (30%). A realização dos trabalhos tem prazos de entrega claros, que são definidos com os alunos. Após a avaliação de cada trabalho, haverá um encontro para feedback. Ficam aprovados os alunos que, tendo em todas as avaliações nota superior a 7.5 valores, obtenham uma média final igual ou superior a 9.5 valores. Os alunos que não estiverem inscritos ou que reprovem na avaliação contínua, poderão ir a um exame final (1ª ou 2ª época)