Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04425
Acrónimo :
PSECIJ
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
50.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
51.0h/sem
Trabalho Autónomo :
99.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Os estudantes irão: obter conhecimentos e competências que permitam identificar os principais desafios e problemas da sociedade em matéria de política social para crianças e jovens na Europa. obter conhecimentos e competências que permitam analisar as áreas-chave (emprego;protecção social;igualdade de género;condições de vida;políticas familiares; etc) da política social para crianças e jovens na UE e nos estados membros, numa perspectiva comparativa. Ser capaz de identificar, comparar e explicar as semelhanças e diferenças substanciais das políticas sociais para as crianças e jovens nos países europeus. Ser capaz de analisar e avaliar criticamente teorias e tipologias de políticas sociais para a infância e juventude. ser capaz de compreender, conceptualizar e avaliar a dimensão comunitária da política social para a infância e juventude. ser capaz de identificar e formular os problemas de política social, tratá-los com informação teórica e metodologia,para chegar a conclusões válidas.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Conceitos e programas em política social para crianças e jovens: mercado de trabalho e política de emprego; política sobre condições de vida e de trabalho; política social para a igualdade de género; políticas familiares; política para pessoas idosas e deficientes. Comparação das medidas de política social para crianças e jovens implementadas em Estados-Providência nos países europeus Políticas sociais nacionais e sua harmonização na União Europeia: modelos de bem-estar nos estados membros da União Europeia; consolidação do modelo social europeu; lugar das políticas sociais ou crianças e jovens no modelo europeu consolidado; método aberto de coordenação na coordenação das políticas sociais nacionais na União Europeia. O desenvolvimento futuro da política social para crianças e jovens nos países europeus . Factores de incentivo ao desenvolvimento da política social na Europa. O papel das instituições, incluindo as ONG, no desenvolvimento da política social para crianças e jovens.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1: CP1;CP4 OA2:CP2 OA3: CP3 OA4: CP1; CP4 OA5:CP2; CP3 OA6: CP1; CP2; CP3; CP4

Avaliação / Assessment


Comunicação e cooperação; ambiente propício à aprendizagem; técnicas de transformação de impressão; métodos de formação de conhecimento; aprendizagem reflexiva. | Participação activa em seminários: 20% Ensaio: 30% Exame: 50%"

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Comunicação e cooperação; ambiente propício à aprendizagem; técnicas de transformação de impressão; métodos de formação de conhecimento; aprendizagem reflexiva.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os métodos de ensino, sem descurar a aprendizagem com base na teoria, nos conceitos, vão privilegiar os exercícios com base na articulação teoria-prática, desenvolvendo o pensamento analítico e crítico aplicado à resolição de problemas

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Joint Report of the Council and the Commission on the implementation of the renewed Framework for European cooperation in the youth field (2010-18). 2012/C 394/03. Official Journal of the European Union C 394/5, 20.12.2012. Hantrais, L. Social policy in the European Union. Houndmills: Palgrave Macmillan, 2007. Coussée, F., et al(eds.) The history of youth work in Europe and its relevance for youth work policy today. Strasbourg: Council of Europe Publishing, 2010, Vol.2. Council resolution of 27 November 2009 on a renewed framework for European cooperation in the youth field, 2010-2018. 2009/C 311/01. Council conclusions of 19 November 2010 on the European and International Policy Agendas on Children, Youth and Children?s Rights. 2010/C 326/01. An EU Strategy for Youth ? Investing and Empowering. . COM(2009) 200 final, Brussels, 27.4. 2009. Armstrong, K. A. Governing social inclusion: Europeanization through policy coordination. Oxford, New York (N.Y.): Oxford University Press, 2010.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


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Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16