Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03523
Acrónimo :
PSNSSC
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Políticas Públicas

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2019/2020

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


No final da UC o estudante deverá ter adquirido competências que permitam aplicar os conceitos da qualidade em saúde aos contextos sociais.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Após a aprovação na unidade curricular, o aluno deverá possuir a capacidade de: 1. Descrever e discutir os conceitos da qualidade em saúde; 2. Compreender e aplicar as dimensões da qualidade; 3. Conhecer e aplicar indicadores da qualidade; 4. Elaborar indicadores da qualidade adequados ao contexto de saúde/social; 5. Compreender e aplicar as ferramentas da qualidade.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Conceitos da qualidade em saúde 2. Estratégia portuguesa para a qualidade em saúde 3. Sistemas de acreditação e certificação da qualidade 4. Modelos e dimensões da qualidade em saúde 5. Indicadores de estrutura, processo e resultados 6. Estudos de caso e aplicações.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os Conteúdos programáticos procuram preparar os estudantes para uma intervenção em serviço social suportada em saberes teóricos. Em resposta aos objetivos, desenvolvemos o método reflexivo e crítico, não só sobre a própria intervenção, mas também sobre a própria realidade de intervenção social, através dos referenciais teórico-metodológicos e instrumentais.

Avaliação / Assessment


Regime de avaliação periódica. A avaliação consiste na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa (num máximo de 8 páginas). Avaliação por exame final

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


- Exposição teórica da matéria em momentos relevantes do programa. - Análise e interpretação de documentos pelos alunos. - Pesquisa de informação por parte dos alunos. - Trabalho de campo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A utilização de aulas expositivas e ativas no processo de aprendizagem permite exemplificar a aplicação dos conceitos teóricos transmitidos aos alunos. Durante as aulas os alunos são chamados a intervir na resolução de problemas havendo preocupação de fazer a ligação entre as matérias lecionadas nesta unidade curricular e em unidades curriculares anteriores.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Ruth Boaden, Gill Harvey, Claire Moxham, Nathan Proudlove. (2008) NHS Institute for Innovation and Improvement. Quality Improvement: Theory and Practice in Healthcare. National Library for Health. NHS Institute for Innovation and Improvement. NHS Institute for Innovation and Improvemen. (2015) The Good Indicators Guide: Understanding how to use and choose indicators. Øvretveit, John. Melhoria de qualidade que agrega valor: o cuidado de saúde/ John Øvretveit . ? Rio de Janeiro. Health Information and Quality Authority (2017), Guidance for Providers on the Monitoring Programme for Regulated services for Children: Child Protection and Welfare Services, Dublin: HIQA. Donabedian, Avedis (2005), ?Evaluating the Quality of Medical Care?, The Milbank Quarterly, 83 (4), 2005. Pp. 691-729.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WHO Library Cataloguing-in-Publication Data. Quality of care: a process for making strategic choices in health systems. 1. Quality assurance, Health care. 2. Health services administration. 3. Decision making. I. World Health Organization. ISBN 92 4 156324 9 (NLM classifi cation: W 84.1) ISBN 978 92 4 156324 6. Agencia de Calidad del Sistema Nacional de Salud Elaboración de indicadores: Ministerio de Sanidad y Consumo Carmen Castillo. Construcción y validación de indicadores de buenas prácticas sobre seguridad del paciente. Paseo del Prado, 18-20 M.ª José López 28071 Madrid.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16