Métodos de Ensino e Avaliações
Actividades de ensino-aprendizagem desenrolam-se entre aulas teórico-práticas e seminários em função da sequência de módulos temáticos. Serão mobilizados casos de desenvolvimento de instituições, de vários níveis e qualidades de intervenção social, protagonizados ou testemunhados pelos docentes, que os apresentarão de modo a estimular a curiosidade e a discussão sobre as contradições entre os planos e as realizações, os desejos e os factos, as vontades e as limitações sociais à sua concretização. Os seminários são organizados de forma a dar espaço e iniciativa próprias aos estudantes para trazerem as suas próprias experiências nos diversos campos que podem interessar aos objectivos da cadeira. Os alunos serão estimulados a organizarem-se em grupos de discussão e leitura, seja para cumprirem os objectivos de avaliação, seja para participarem nas aulas. | 1. Participação nos seminários e a disponibilidade para tomar a iniciativa de apresentação de um caso eventualmente interessante para análise. 2. Curto ensaio sobre um dos 4 tópicos tratos no programa a escolha do aluno (máximo 20 páginas - Arial / letra 12 / espaço 1,5, ou equivalente: aprox 700 linhas, 6400 palavras).