Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04586
Acrónimo :
PTP
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Identificar e interpretar criticamente várias formas de património construído e não-construído, identificando quais os valores, ideias e conceitos associados com cada uma dessas formas. Ponderar os desafios que se colocam à herança construída do passado em face do quadro cultural e ambiental contemporâneo. Compreender e utilizar adequadamente os instrumentos de ordenamento do território que condicionam o património construído e não construído.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Através desta abordagem essencialmente teórica, é pretendido que os alunos: a) distingam diferentes formas de património espacial, construído e não-construído, e elementos que o compõem; b) compreendam as visões divergentes que podem associar-se ao património construído, observando exemplos de diferentes estratégias para a resolução de conflitos; c) articulem problemas patrimoniais com o enquadramento legal assegurado pelos instrumentos de ordenamento do território.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Introdução Noções de património construído, conservação, reabilitação, reconversão, salvaguarda Paisagem, território, urbanismo, edifício: conceitos básicos Ordenamento do território e problemas do património construído nos habitats contemporâneos Instrumentos de Ordenamento do Território em Portugal no contexto europeu Estudos-de-caso A paisagem como património: rural/industrial, urbano/suburbano Monumentos naturais, geomonumentos, 'fringe belts' Ruínas, espaços vazios e espaços alegóricos Património rural: casa, horta, assentamento Salvaguarda e requalificação de malhas histórias Património e memória: a habitação rural, operária e precária em contexto urbano Património e conflito social e político Património e disputas artísticas: reconversão e demolição de património 13 Súmula, salientado ideias-chave

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A UC é estruturada através dum conjunto de conceitos que formarão a matriz de apresentação e discussão do estudos-de-caso que permitirão confrontar diferentes exemplos e diferentes estratégias patrimoniais dentro de âmbitos específicos - cada um correspondendo a uma das aulas dos estudos-de-caso. É também introduzida de forma geral a legislação portuguesa para Ordenamento do Território, por forma a enquadrar o património construído no seu papel e nas suas possibilidades concretas.

Avaliação / Assessment


A avaliação basear-se-á: 1) na articipação nas aulas; 2) na participação no seminário; 3) na avaliação dum ensaio subordinado a um dos temas centrais de uma das aulas ou outro tema a discutir previamente.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas combinarão momentos expositivos com momentos teórico-práticos (com a apresentação e discussão de estudos de caso) e com seminário.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia aplicada combina conhecimentos científicos teórico-conceptuais com o desenvolvimento de instrumentos práticos para identificar estudos de caso, objetos e problemas dentro dos temas abordados, e conceber soluções devidamente enquadradas nos instrumentos de ordenamento do território em vigor.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Riegl, Alois 1984 Le culte moderne des monuments, Paris: Seuil. Nações Unidas 2016 Nova Agenda Urbana: Habitat III - in https://habitat3.org/the-new-urban-agenda/ Jokilehto, Jukka 2002 History of Architectural Conservation, Oxford: Butterworth-Heinemann. Hatherley, Owen 2017 A guide to the new ruins of Great Britain, Londres: Verso Hall, Peter 1988 Cities of tomorrow: an intellectual history of urban planning and design in the twentieth century. Blackwell Publishing. Ferrão, João 2014 O ordenamento do território como política pública, Lisboa: Fundação Calouse Gulbenkian. Choay, Françoise 2021 A Alegoria do Património, Lisboa: Edições 70. AAVV (1961) Arquitectura Popular em Portugal, Lisboa: Sindicato Nacional dos Arquitectos.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16