Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências Sociais
Departamento / Department
ISCTE
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.A.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC visa dotar os doutorandos de conhecimento e competências avançadas necessárias à concepção, planeamento e concretização de um projeto de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente. Ao longo da UC, os doutorandos irão desenvolver o seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, que decorre no 2º e 3ª anos do ciclo de estudos.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Esta UC visa dotar os doutorandos de conhecimento e competências avançadas necessárias à concepção, planeamento e concretização de um projeto de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente. Ao longo da UC, os doutorandos irão desenvolver o seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, que decorre no 2º e 3ª anos do ciclo de estudos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: interdisciplinaridade, objetivos, resultados e contributos. CP2. Requisitos e componentes de um projeto de investigação. CP3. Exemplos de projetos de investigação científica em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente: projetos enquadrados em centros de investigação e publicações científicas. CP4. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente. CP5. Desenho da pesquisa. CP6. Questões éticas na investigação em Transições para a Sustentabilidade e Estudos do Ambiente. CP7. Comunicação de trabalhos científicos.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Contributos dos conteúdos programáticos para os objetivos de aprendizagem: OA1: CP1, CP2, CP3, CP6 OA2: CP1, CP3, CP6 OA3: CP1, CP3, CP4, CP6 OA4: CP4, CP5, CP6 OA5: CP2, CP3 OA6: CP3, CP7
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos: 1. participação nas discussões (artigos, projetos de centros de investigação, projetos de colegas) – 20% 2. projeto de investigação, documento escrito de acordo com modelo da FCT (projeto da tese) – 50% 3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante um júri – 30%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de avaliação compreende os seguintes elementos: 1. participação nas discussões (artigos, projetos de centros de investigação, projetos de colegas) - 20% 2. projeto de investigação, documento escrito de acordo com modelo da FCT (projeto da tese) - 50% 3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante um júri - 30%
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As primeiras sessões da UC visam o debate aprofundado e crítico dos principais tópicos dos conteúdos programáticos. As sessões seguintes têm como objetivo a apresentação e debate das primeiras versões dos projetos de cada aluno. O trabalho autónomo de cada aluno consiste fundamentalmente na preparação, apresentação, debate e aperfeiçoamento do seu projeto de investigação para tese de doutoramento.
Observações / Observations
-
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Punch, KF (2016) Developing Effective Research Proposals, 3/e, Sage Hartz-Karp, J & Marinova, D. (ed) (2017) Methods for Sustainability Research, Edward Elgar Frodeman, R (ed.) (2010) The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, Oxford University Press Fahy, F & Rau, H (2013) Methods of Sustainability Research in the Social Sciences, Sage Creswell, JW & Creswell, ID (2017) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 5/e. Sage Bryman, A (2015) Social Research Methods, 5/e, Oxford UP
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Klein, J. T. (2013). The transdisciplinary moment (um). Integral Review, 9(2), 189-199. Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387. Quivy, R.; e Campenhoudt, L. V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-30