Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04595
Acrónimo :
PTTSEA
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
428.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências Sociais

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.A.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC visa dotar o/as doutorando/as de conhecimento e competências avançadas necessárias à concepção, planeamento e concretização de um projeto de investigação. Ao longo da UC, o/as doutorando/as irão desenvolver o seu projeto de tese, que estará na base na investigação realizada ao longo da UC Tese, que decorre no 2º e 3ª anos do ciclo de estudos.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O/A estudante que complete com sucesso esta UC será capaz de conceber um projeto de tese de doutoramento em Transições para a Sustentabilidade, que contribua para o avanço do conhecimento científico, nomeadamente: OA1. Identificar os requisitos e componentes principais de um projeto de investigação, de acordo com parâmetros académicos exigentes em termos de qualidade e de ética; OA2. Conceber, justificar, projetar e operacionalizar investigação científica em Transições para a Sustentabilidade; OA3. Elaborar questões de investigação e definir objetivos e hipóteses de investigação; OA4. Usar ferramentas para a revisão da literatura de um projeto de investigação; OA5. Definir e descrever uma estratégia metodológica de pesquisa, dados objetivos e as hipóteses de investigação; OA6. Planear o desenvolvimento da investigação de forma consistente, exequível e ajustada ao período de tempo disponível para a realização da tese de doutoramento; OA7. Apresentar e discutir projetos de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Introdução: A investigação em Transições para a Sustentabilidade - interdisciplinaridade, objetivos, resultados e contributos. CP2. Elaboração de um projeto de Investigação em Transições para a Sustentabilidade 2.1. Da ideia ao problema de investigação 2.2. Perguntas e objetivos de investigação 2.3. Revisão da literatura: procura, seleção, organização e escrita 2.4. Quadro analítico, variáveis e construção de hipóteses 2.5. Tipos de pesquisa e estratégias de investigação 2.6. Estratégias metodológicas 2.7. Questões éticas na investigação 2.8. Elaboração de plano de trabalhos e cronograma CP3. Comunicação de trabalhos científicos.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O programa da UC foi construído de modo a que o objetivo central da unidade curricular e os seus objetivos específicos de aprendizagem sejam concretizados. Os diversos conteúdos programáticos visam proporcionar aos doutorandos conhecimentos e competências para planificar, conceber e realizar um projeto de investigação cientifica na área das Transições para a Sustentabilidade. Os Conteúdos Programáticos 1 e 2 contribuem para os Objetivos de Aprendizagem 1 a 6. O Conteúdo Programático 3 contribui para o Objetivo de Aprendizagem 3.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: O processo de avaliação compreende os seguintes elementos: 1. Participação na discussão – 10% 2. Elaboração de um projeto de investigação para tese de doutoramento, respeitando o modelo fornecido (projeto da tese) – 60% 3. apresentação e defesa do projeto de investigação perante – 30% O projeto de investigação deverá ser um documento original, de autoria dos estudantes, em conformidade com o código de conduta académica do Iscte (https://www.iscte-iul.pt/conteudos/iscte/organizacao/rgaos-de-coordenacao/conselho-pedagogico/1041/codigo-de-conduta-academica) Esta UC não tem exame dada a sua natureza. Nesta UC não existe 2ª época.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de ensino-aprendizagem envolve sessões teórico-práticas, de transmissão de conhecimentos sobre o processo de investigação em Transições para a Sustentabilidade, bem como sessões em formato de seminário, nas quais os estudantes apresentam e discutem os seus projetos de investigação. De forma a facilitar o desenvolvimento das competências, durante as sessões teórico-práticas serão usadas as seguintes abordagens pedagógicas: - apresentação e discussão, baseada em exemplos, das principais estratégias usadas na investigação em Transições para a Sustentabilidade; - análise e discussão de artigos e projetos relevantes; - demonstração de uso de ferramentas. Os estudantes deverão consultar a bibliografia de referência e participar ativamente nas sessões. Deverão ainda desenvolver o seu trabalho de investigação de forma autónoma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As primeiras sessões da UC visam o debate aprofundado e crítico dos principais tópicos dos conteúdos programáticos. As sessões seguintes têm como objetivo a apresentação e debate das primeiras versões dos projetos de cada aluno. O trabalho autónomo de cada estudante consiste fundamentalmente na preparação, apresentação, debate e aperfeiçoamento do seu projeto de investigação para tese de doutoramento.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bryman, A (2015) Social Research Methods, 5/e, Oxford UP Creswell, JW & Creswell, ID (2022) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 6/e. Sage Fahy, F & Rau, H (2013) Methods of Sustainability Research in the Social Sciences, Sage Frodeman, R (ed.) (2010) The Oxford Handbook of Interdisciplinarity, OUP Hartz-Karp, J & Marinova, D. (ed) (2017) Methods for Sustainability Research, Edward Elgar Hansmeier, H., Schiller, K., & Rogge, K. S. (2021). Towards methodological diversity in sustainability transitions research? Comparing recent developments (2016-2019) with the past (before 2016). Environmental Innovation and Societal Transitions, 38, 169-174. Punch, KF (2016) Developing Effective Research Proposals, 3/e, Sage Truffer, B., Rohracher, H., Kivimaa, P., Raven, R., Alkemade, F., Carvalho, L., & Feola, G. (2022). A perspective on the future of sustainability transitions research. Environmental Innovation and Societal Transitions, 42, 331-339.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Davies, M. B., & Hughes, N. (2014). Doing a successful research project: Using qualitative or quantitative methods. Bloomsbury Publishing. London : Palgrave Macmillan. Klein, J. T. (2013). The transdisciplinary moment (um). Integral Review, 9(2), 189-199. Boons, F., & McMeekin, A. (Eds.). (2019). Handbook of sustainable innovation. Edward Elgar Publishing. Onwuegbuzie, A.J. & Leech, N.L.(2005) On becoming a pragmatic researcher: The importance of combining quantitative and qualitative research methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8(5,)375-387.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-23