Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
480 - Informática
Departamento / Department
Departamento de Tecnologias Digitais
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta unidade curricular não tem pré-requisitos.
Objetivos Gerais / Objectives
Ao longo desta unidade curricular em Resiliência e Continuidade do Negócio os alunos irão abordar as questões que permitem garantir e manter a continuidade do negócio das organizações, identificando as funções de negócio mais críticas e medindo o impacto que os ciber-ataques podem ter nas mesmas, e adotando as medidas adequadas para impedir a indisponibilidade dessas funções. Os alunos irão igualmente identificar as principais estratégias de resposta e recuperação de desastres de cibersegurança. Outro dos objectivos desta unidade curricular consiste em que os alunos possam perceber como a resiliência é importante para garantir esta continuidade do negócio.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Identificar e avaliar as funções empresariais críticas numa organização e a sua vulnerabilidade às ciberameaças. OA2: Desenvolver e implementar um plano de continuidade de negócios abrangente, incluindo medidas preventivas e estratégias de resposta a incidentes. OA3: Compreender o impacto dos ciberataques nas funções empresariais e avaliar a eficácia das estratégias de resposta a catástrofes de cibersegurança. OA4: Analisar e empregar tecnologias e soluções adequadas para garantir a continuidade do negócio, tais como estratégias de backup e recuperação, alta disponibilidade e soluções baseadas na nuvem. OA5: Realizar testes e exercícios para validar e melhorar os planos de continuidade do negócio, garantindo a sua eficácia em cenários reais. OA6: Avaliar a maturidade da resiliência organizacional, medir a resiliência através de métricas e indicadores e implementar estratégias de melhoria contínua para se adaptar à evolução das ciberameaças.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1: Introdução à Resiliência e à Continuidade do Negócio CP2: Análise do Impacto no Negócio CP3: Ameaças à Continuidade do Negócio CP4: Medidas Preventivas para a Continuidade do Negócio CP5: Tecnologias e Soluções de Continuidade do Negócio CP6: Teste e Exercício de Planos de Continuidade do Negócio CP7: Estratégias de Resposta a Desastres de Cibersegurança CP8: Estratégias de Recuperação de Desastres de Cibersegurança CP9: Gestão de Crises e Comunicação CP10: Avaliação da Resiliência e Melhoria Contínua
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente, realizar vários problemas (laboratórios), aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de resolução de problemas e pensamento crítico, e realizar um projeto final. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas desenvolvidas. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, melhorando a compreensão e a aplicação dos conceitos aprendidos. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos à medida que as diferentes tarefas propostas aos alunos forem sendo concluídas com sucesso.
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: Realização de 1 teste de avaliação no final do semestre, com nota mínima de 8 valores, a contar com 40% para a nota final. Realização de 4 laboratórios em grupo, cada um deles a contar com 10% para a nota final. Realização de um projeto final colaborativo (em grupo) realizado por fases ao longo do semestre. O projeto terá uma ponderação total de 60%, em que a apresentação terá uma ponderação de 10%. Avaliação por exame (1ª Época, 2ª Época): Exame presencial (100% da nota final)
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A UC de Resiliência e Continuidade do Negócio adotará como metodologia de ensino e aprendizagem central a Aprendizagem Baseada em Tarefas, combinada com Aprendizagem Baseada em Projetos. A gamificação será utilizada como estratégia de motivação e envolvimento dos estudantes. Esta abordagem pedagógica está articulada com o modelo pedagógico do Iscte porque o estudante é considerado um agente ativo no seu processo de aprendizagem, o conhecimento é trabalhado como uma ferramenta para a construção e desenvolvimento de mais conhecimento e aplicado em diversos contextos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino foram selecionadas de forma a corresponder aos objetivos de aprendizagem da UC. Através de uma combinação de momentos de aprendizagem online síncrona e assíncrona, os estudantes irão realizar tarefas com diferentes níveis de apoio e orientação docente ao longo da UC que lhes permitirá, identificar as funções críticas de negócio de uma organização, perceber quais são as principais ameaças que podem ameaçar a continuidade das mesmas, e como garantir a resposta a incidentes e a continuidade das operações da organização. Irão ainda aplicar conhecimentos teóricos e desenvolver competências de análise e pensamento crítico, necessários à percepção de como a resiliência pode contribuir para a continuidade do negócio. O docente dará feedback (corretivo e/ou cognitivo) sobre as tarefas realizadas pelos alunos. Os estudantes irão ainda realizar um projeto específico relacionado com os diferentes temas que serão abordados na unidade curricular. No caso do projeto os estudantes terão acesso a todos os detalhes do trabalho a realizar, assim como as ferramentas que devem ser usadas e os detalhes dos principais resultados a obter. Esta abordagem permitirá que os estudantes estabeleçam conexões entre os conhecimentos teóricos e práticos, permitindo-lhes avaliar a como a resiliência pode contribuir para a continuidade do negócio. Como estratégia de motivação, a unidade curricular incluirá a gamificação ao longo do semestre, onde serão atribuídos pontos aos estudantes à medida que as diferentes atividades forem concluídas com sucesso, garantindo o seu envolvimento ao longo da UC.
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Whitman, M. E., & Mattord, H. J., Principles of Incident Response & Disaster Recovery, 2021, (3rd edition). Cengage Learning Snedaker, S., Business Continuity and Disaster Recovery Planning for IT Professionals, 2013, (2nd edition). Syngress Phillips, B. D., & Landahl, M., Business Continuity Planning: Increasing Workplace Resilience to Disasters, 2020, (1st edition). Butterworth-Heinemann Business Impact Analysis: Building the Foundation for a Strong Business Continuity Program. Engemann, K. J., & Henderson, D. M., Business Continuity and Risk Management: Essentials of Organizational Resilience, 2014, (1st edition). Rothstein Publishing Crask, J., Business Continuity Management: A Practical Guide to Organizational Resilience and ISO 22301, 2021, (1st edition). Kogan Page A practical approach to Business Impact Analysis: Understanding the Organisation through Business Continuity Management.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16