Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Contabilidade
Departamento / Department
Departamento de Contabilidade
Ano letivo / Execution Year
2025/2026
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
Os estudantes devem desenvolver conhecimentos para compreender a informação sobre sustentabilidade apresentada pelas empresas e os princípios que devem ser usados na sua preparação.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final desta Unidade Curricular, os estudantes devem ser capazes de: i) Compreender a importância do relato de sustentabilidade ii) Identificar e compreender as diferentes normas de relato de sustantabilidade iii) Preparar e interpretar informação sobre sustentabilidade
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Capítulo 1 - O relato de sustentabilidade: importância e desafios Capítulo 2 - Caracterização das Normas de relato de sustentabilidade Capítulo 3 - Informações gerais sobre sustentabilidade Capítulo 4 - Informações sobre fatores ambientais Capítulo 5 - Informações sobre fatores sociais Capítulo 6 - Análise de relatórios de sustentabilidade
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes
O primeiro ponto do programa permite aos alunos compreender a importância do relato de sustentabilidade. O ponto 2 do programa permite aos alunos compreender as diferentes normas de relato de sustentabilidade. O ponto 3 do programa permite aos alunos preparar e interpretar a informação sobre sustentabilidade.
Avaliação / Assessment
O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização de Trabalhos de grupo (30%) e de uma Teste final (70%). A nota mínima no teste final é de 8,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
A aprendizagem será feita de forma participativa através da realização de casos e da apresentação de trabalhos em aula.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contato desta UC, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, para resolução e análise de exercícios e casos
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Gwendolen White, 2021, Sustainability Reporting Doing Well by Doing Good, KendallHunt Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
John MaxWealth, 2023, Sustainability Reporting Made Easy - A Beginner's Guide to ESRS in the European Union, Amazon.
Data da última atualização / Last Update Date
2025-07-22