Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04836
Acrónimo :
RdS
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Contabilidade

Departamento / Department


Departamento de Contabilidade

Ano letivo / Execution Year


2025/2026

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Os estudantes devem desenvolver conhecimentos para compreender a informação sobre sustentabilidade apresentada pelas empresas e os princípios que devem ser usados na sua preparação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta Unidade Curricular, os estudantes devem ser capazes de: i) Compreender a importância do relato de sustentabilidade ii) Identificar e compreender as diferentes normas de relato de sustantabilidade iii) Preparar e interpretar informação sobre sustentabilidade

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Capítulo 1 - O relato de sustentabilidade: importância e desafios Capítulo 2 - Caracterização das Normas de relato de sustentabilidade Capítulo 3 - Informações gerais sobre sustentabilidade Capítulo 4 - Informações sobre fatores ambientais Capítulo 5 - Informações sobre fatores sociais Capítulo 6 - Análise de relatórios de sustentabilidade

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular unit's content dovetails with the specified learning outcomes


O primeiro ponto do programa permite aos alunos compreender a importância do relato de sustentabilidade. O ponto 2 do programa permite aos alunos compreender as diferentes normas de relato de sustentabilidade. O ponto 3 do programa permite aos alunos preparar e interpretar a informação sobre sustentabilidade.

Avaliação / Assessment


O processo de avaliação na unidade curricular é realizado através de duas modalidades distintas: 1. Avaliação ao longo do semestre: compreende a realização de Trabalhos de grupo (30%) e de uma Teste final (70%). A nota mínima no teste final é de 8,5 valores; 2. Exame: compreende um Exame Final com ponderação de 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A aprendizagem será feita de forma participativa através da realização de casos e da apresentação de trabalhos em aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contato desta UC, as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Participativas, para resolução e análise de exercícios e casos

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Gwendolen White, 2021, Sustainability Reporting Doing Well by Doing Good, KendallHunt Publishing.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


John MaxWealth, 2023, Sustainability Reporting Made Easy - A Beginner's Guide to ESRS in the European Union, Amazon.

Data da última atualização / Last Update Date


2025-07-22