Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos do Desenvolvimento
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta unidade curricular tem como objetivo debater e refletir sobre a origem e evolução das mudanças e dinâmicas económicas, políticas e sociais na Asia-Pacífico, o principal centro económico global das próximas décadas. Para isso, irá analisar de forma crítica e transversal cinco grandes questões e que estão na base da (re)emergência asiática: industrialização, comércio, governação, segurança e geopolítica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Compreender as origens e evolução industrial e comercial da Ásia-Pacífico pós-1945;; OA2. Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos Estados na Ásia-Pacífico e da sua relação com os grupos económicos e outros agentes não-estatais ao nível da governação; OA3. Compreender a importância da segurança regional e o papel central dos EUA (Pax Americana) na transformação político-económica da Ásia-Pacífico; OA4. Compreender a centralidade geoeconómica e político da Ásia-Pacífico nos tempos contemporâneos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. A Revolução Meiji e a Transformação da Ásia-Pacífico P2. A Construção da ""Fábrica do Mundo"" na Ásia-Pacífico P3. A emergência e evolução do Estado Desenvolvimentista na Ásia-Pacífico P4. Da Pax Americana à Pax Asiatica? P5. Ásia Global e Geopolítica
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
OA1: P1 e P2 OA2: P1, P2 e P3 OA3: P1, P3 e P4 OA4: P1, P2, P4 e P5
Avaliação / Assessment
Em formato de avaliação periódica, os alunos serão avaliados por via da elaboração de um trabalho de grupo escrito e apresentado oralmente em sala de aula (35% da nota final), a produção de um podcast colectivo de 15 min sobre um tema previamente acordado com o professor (30% da nota final) e na elaboração de um trabalho individual (35% da nota final). Em formato de avaliação final, os alunos serão avaliados por exame escrito (100% da nota final).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O método de ensino-aprendizagem inclui sessões expositivas pelo professor e participativas com apresentação de papers por parte dos alunos (individualmente ou em gupo). Estão também previstos espaços para debates sobre temas destacados durante as sessões expositivas e participativas que estimulem a capacidade de questionamento a reflexão crítica por parte dos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Os estudantes são estimulados a analisar criticamente a dinâmica das mudanças económicas, políticas e sociais na Ásia-Pacífico contemporânea e o impacto global da sua (re)emergência. As aulas lecionadas pelo professor introduzem as leituras necessárias para se compreender as várias interpretações histórico-conceptuais tentando explicar esta nova realidade. Os estudantes são convidados a trabalhar individualmente e em grupo os cinco temas considerados cruciais para se compreender a (re)emergência da Ásia-Pacífico: industrialização, comércio, governação, segurança e geopolítica.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
D´Costa, Anthony, Globalization and Economic Nationalism in Asia, 2012, Oxford: Oxford University Press Asian Development Bank, Beyond Factory Asia: Fueling Growth in a Changing World, 2013, Manila: ADB The Normative Foundations of Hegemony and the Coming Challenge to Pax Americana, Security Studies 23 Chu, Yin-wah, ed., The Asian Developmental State: Reexaminations and New Departures, 2016, Basingstoke: Palgrave Macmillan Yeung, Henry Wai-chung, Strategic Coupling: East Asian Industrial Transformation in the New Global Economy, 2016, Ithaca: Cornell University Press Hundt, David e Jitendra Uttam, Varieties of Capitalism in Asia: Beyond the Developmental State, 2016, Basingstoke: Palgrave Macmillan Acharya, Amitav, After Liberal Hegemony: The Advent of a Multiplex World Order, 2017, Ethics & International Affairs, vol.31 Issue 3 Fall 2017 Park, Cyn-young e al., 20 Years After the Asian Financial Crisis: Lessons Learned and Future Challenges, 2017, ADB Brief 85. Manila: ADB UNU-WIDER, Project Asian transformations – An inquiry into the development of nations, 2018, Helsinki: UNU-WIDER Haggard, Stephan, The Developmental States, 2018, Cambridge: Cambridge University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Johnson, Chalmers, MITI and the Japanese Miracle: The Growth of Industrial Policy, 1925-1975, 1982, Stanford: Stanford University Press The Asian financial crisis and financial reforms in China, The Pacific Review 12.4 China´s geoeconomy strategy: China´s strategy towards the financial crisis and economic reform, IDEAS reports (LSE, 2012) Shapiro, Don, Taiwan Economy: Near-term Uptick, Longer-term Challenges, 2013, Washington: Brookings Beyond Korean Style: Shaping a new growth formula Southeast Asia at the crossroads: Three paths to prosperity Rasiah, Rajah, Kee Cheok Cheong e Richard Doner, Southeast Asia and the Asian and Global Financial Crises, 2014, Journal of Contemporary Asia 44:4 The Future of Japan: Reigniting Productivity and Growth How do Asians See Their Future? Brussels: European Council on Foreign Relations
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16