Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04658
Acrónimo :
REAPIIA
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta unidade curricular tem como objetivo debater e refletir sobre a origem e evolução das mudanças e dinâmicas económicas, políticas e sociais na Asia-Pacífico, o principal centro económico global das próximas décadas. Para isso, irá analisar de forma crítica e transversal cinco grandes questões e que estão na base da (re)emergência asiática: industrialização, comércio, governação, segurança e geopolítica.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender as origens e evolução industrial e comercial da Ásia-Pacífico pós-1945;; OA2. Adquirir conhecimentos sobre o funcionamento dos Estados na Ásia-Pacífico e da sua relação com os grupos económicos e outros agentes não-estatais ao nível da governação; OA3. Compreender a importância da segurança regional e o papel central dos EUA (Pax Americana) na transformação político-económica da Ásia-Pacífico; OA4. Compreender a centralidade geoeconómica e político da Ásia-Pacífico nos tempos contemporâneos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. A Revolução Meiji e a Transformação da Ásia-Pacífico P2. A Construção da ""Fábrica do Mundo"" na Ásia-Pacífico P3. A emergência e evolução do Estado Desenvolvimentista na Ásia-Pacífico P4. Da Pax Americana à Pax Asiatica? P5. Ásia Global e Geopolítica

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos de aprendizagem. O conteúdo programático P1 está associado ao OA1 ao propor uma análise crítica das origens e evolução industrial e comercial da Ásia-Pacífico com particular enfâse no caso japonês e as sua implicações para o resto do continente. Os conteúdos programáticos P2 e P3 estão associados ao OA2 ao ajudar os estudantes a conhecerem a relação entre Estados, Empresas e Cidadãos ao nível da governação. O conteúdo programático P4 está associado ao OA3 ao estimular os estudantes a olharem com mais detalhe para a segurança regional e em particular para o papel dos EUA e a sua influência na (re)emergência da Ásia-Pacífico. O conteúdo programático P5 está associado ao OA4 ao abrir a conversa e debate para a centralidade geoeconómica e política da Ásia-Pacífico nos tempos contemporâneos.

Avaliação / Assessment


A avaliação decorre ao longo do semestre e estes são os instrumentos utilizados: - Trabalho de grupo escrito e apresentado oralmente em sala de aula (35% ); - Produção de um podcast colectivo de 15 min sobre um tema previamente acordado com o professor (35% ); - Ensaio individual (30%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O método de ensino-aprendizagem inclui sessões expositivas pelo professor e participativas com apresentação de papers por parte dos alunos (individualmente ou em gupo). Estão também previstos espaços para debates sobre temas destacados durante as sessões expositivas e participativas que estimulem a capacidade de questionamento a reflexão crítica por parte dos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino são coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular: - O trabalho de grupo escrito e apresentado oralmente estimula a prática colectiva e participativa; - O podcast permite aos alunos experimentar um novo meio tecnológico e explorar como sintetizar bem e comunicar de forma apelativa; - O ensaio estimula o trabalho responsável, autónomo e auto-reflexivo.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


D´Costa, Anthony, Globalization and Economic Nationalism in Asia, 2012, Oxford: Oxford University Press Asian Development Bank, Beyond Factory Asia: Fueling Growth in a Changing World, 2013, Manila: ADB The Normative Foundations of Hegemony and the Coming Challenge to Pax Americana, Security Studies 23 Chu, Yin-wah, ed., The Asian Developmental State: Reexaminations and New Departures, 2016, Basingstoke: Palgrave Macmillan Yeung, Henry Wai-chung, Strategic Coupling: East Asian Industrial Transformation in the New Global Economy, 2016, Ithaca: Cornell University Press Hundt, David e Jitendra Uttam, Varieties of Capitalism in Asia: Beyond the Developmental State, 2016, Basingstoke: Palgrave Macmillan Acharya, Amitav, After Liberal Hegemony: The Advent of a Multiplex World Order, 2017, Ethics & International Affairs, vol.31 Issue 3 Fall 2017 Park, Cyn-young e al., 20 Years After the Asian Financial Crisis: Lessons Learned and Future Challenges, 2017, ADB Brief 85. Manila: ADB UNU-WIDER, Project Asian transformations – An inquiry into the development of nations, 2018, Helsinki: UNU-WIDER Haggard, Stephan, The Developmental States, 2018, Cambridge: Cambridge University Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Johnson, Chalmers, MITI and the Japanese Miracle: The Growth of Industrial Policy, 1925-1975, 1982, Stanford: Stanford University Press The Asian financial crisis and financial reforms in China, The Pacific Review 12.4 China´s geoeconomy strategy: China´s strategy towards the financial crisis and economic reform, IDEAS reports (LSE, 2012) Shapiro, Don, Taiwan Economy: Near-term Uptick, Longer-term Challenges, 2013, Washington: Brookings Beyond Korean Style: Shaping a new growth formula Southeast Asia at the crossroads: Three paths to prosperity Rasiah, Rajah, Kee Cheok Cheong e Richard Doner, Southeast Asia and the Asian and Global Financial Crises, 2014, Journal of Contemporary Asia 44:4 The Future of Japan: Reigniting Productivity and Growth How do Asians See Their Future? Brussels: European Council on Foreign Relations

Data da última atualização / Last Update Date


2024-12-12