Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03908
Acrónimo :
RM
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.5
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
14.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
73.0
Horas de Trabalho Total :
88.0h/sem

Área científica / Scientific area


Finanças

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


NA

Objetivos Gerais / Objectives


Este curso cobre o mercado de estudo e medição de risco financeiro. Vamos nos concentrar principalmente em técnicas para estimar o valor em risco (VaR) para um conjunto diferente de instrumentos financeiros, tais como ativos, obrigações e alguns derivados lineares. Diferentes abordagens para estimar o VaR serão estudadas, em particular o VaR Paramétrico e Não Paramétrico, bem como a Simulação. Serão também avaliados os testes de esforço. O curso é estruturado de acordo com as linhas do Manual do Programa de Gestão de Riscos Financeiros (FRM(R)) da Associação Global de Profissionais de Risco (GARP).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1) Compreender os principais quadros regulamentares 2) Compreender as diferentes metodologias do VaR 3) Compreender os diferentes sistemas VaR

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Gestão de Risco 1.1. Gestão de risco, fontes de risco; Gestão de riscos de mercado, de crédito e outros 1.2. Capital Regulamentar 1.2.1. Quadro regulamentar 1.2.2. Requisitos mínimos de fundos próprios 2. Value at Risk (VaR) e Outras Abordagens de Mensuração e Gestão do Risco 2.1. Conceitos Básicos 2.2. VaR para distribuições gerais 2.3. VaR para distribuições paramétricas 2.4. VAR incremental 2.5. VAR marginal 3. VaR dos Instrumentos Financeiros 3.1. Acções e moedas 3.2. Obrigações: mapeamento e baldeação 3.3. Derivados lineares: operações a prazo, futuros e swaps 3.4. Derivados não lineares: opções 4. Sistemas VaR 4.1. Métodos de estimação 4.1.1. Método Analítico/Variação-Covariância/Delta-Normal 4.1.2. Método Histórico 4.1.3. Simulação de Monte Carlo 4.2. Testes de esforço 4.3. Análise de cenários 4.4. Impacto das Caudas de Gordura/Eventos Extremos 4.5. Usos e Limitações do VaR

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de consistência" decorre da interligação do programa de estudos com os objetivos de aprendizagem (GL) e é explicada a seguir: GI1 - Pontos do programa: 1. LG2 - Pontos do Syllabus: 2. e 3. LG3 - Pontos do Syllabus: 4.

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação é composto por: . Exame (100%)

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O curso será baseado em 15 aulas teóricas, 2 por semana. Durante as aulas serão apresentados exemplos da vida real baseados em produtos comercializados e em dados financeiros recolhidos do sistema Bloomberg. Uma grande variedade de metodologias de ensino será empregada, incluindo exposições teóricas, atividades de resolução de problemas e discussões em classe aberta.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitem cumprir cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha abaixo, são apresentadas as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de Aprendizagem-ensino (MAE) / Objetivo de Aprendizagem (OA) MAE1. Expositiva, à apresentação dos quadros teóricos de referência ? Todos os OA MAE2. Participativa, com análise e resolução de exercícios de aplicação ? Todos os OA MAE3. Activo, com a realização de trabalhos individuais e de grupo - Todos os OA MAE4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno, tal como é contemplado no Planeamento de Aulas ? Todos os OA

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


4. Alexander, C. (2009). Market Risk Analysis, Value at Risk Models. John Wiley & Sons. 3. Alexander, C. (2001). Market Models: A Guide to Financial Data Analysis. John Wiley & Sons. 2. Dowd, K. (2007). Measuring Market Risk, 2 Ed., John Wiley & Sons. nd 1. Dowd, K. (2002). An Introduction to Market Risk Measurement. John Wiley & Sons.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


-

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16