Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L0539
Acrónimo :
L0539
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Italiano, Francês, Espanhol, Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
33.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


OA1. Gerir as questões legais e éticas envolvidas no Recrutamento e Seleção de pessoas; OA2. Conhecer os diferentes métodos e técnicas utilizadas, sua aplicabilidade e eficácia; OA3. Conceber e conduzir um processo desde a fase da identificação da necessidade até à avaliação e follow-up; OA4. Definir e avaliar a qualidade e valor de um processo de recrutamento e seleção; OA5. Elaborar os relatórios finais e comunicar a decisão em contexto de gestão de pessoas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC visa: 1. Apresentar aos alunos o papel do Recrutamento e Seleção no âmbito específico da Gestão de Recursos Humanos e a sua importância para o sucesso da empresa; 2. Proporcionar aos alunos um conhecimento conceptual e operacional do recrutamento e seleção de pessoal, incluindo a dimensão ética e legal, métodos e fontes de recrutamento, técnicas e instrumentos de avaliação, seleção e decisão.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1 - Introdução P1.1. Contextos de Recrutamento e Seleção P1.2. Questões éticas e legais P2 - Análise de necessidades de Recursos Humanos P2.1. R.S. e planeamento estratégico. P2.2. Competências: identificação, descrição e elaboração de perfil do candidato P3 - Atração e Recrutamento P3.1. Fontes e tipos de recrutamento. P3.2. Novas tecnologias e RS. P4 - Seleção Baseada em Competências P4.1. Fases de um processo de seleção. P4.2. Métodos e preditores de desempenho (Dados biográficos, entrevistas, testes e provas) P4.3. Assessment centres. P5 - Decisão e Orientação P5.1. Tomada de decisão - critérios. P5.2. Relatório e prestação de informação (cliente e candidatos). P6 - Follow-up, avaliação e controlo do processo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - P1 OA2 - P3 e P4 OA3 - P2, P3, P4, P5 e P6 OA4 - P6 OA5 - P5

Avaliação / Assessment


1. A avaliação é realizada apenas em avaliação contínua (ao longo do período letivo) não existindo 2ª avaliação em exame: a) Teste (25%)+ Participação e atividades de PF individual (25%); b) Assessment centre (Conceção e implementação ) (35%)+relatório e discussão (15%); Assiduidade (e pontualidade) igual ou superior a 66%. 2. Os alunos com menos de 9.0 valores em qualquer dos instrumentos de avaliação ou mais de 33% de absentismo serão reprovados.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas serão teórico-práticas (TP) ou Práticas Laboratoriais (PL), com o objetivo de apresentar os conceitos fundamentais e mostrar os problemas e soluções existentes, permitindo simultaneamente a sua discussão. Ao longo do curso, através de uma metodologia de portfólio, os alunos aplicam os conhecimentos através da conceção de um processo aplicado de recrutamento e seleção. Complemento: visita a um centro de recrutamento e seleção e orientações tutoriais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada aluno. A elaboração do trabalho de grupo (portfolio e processo de recrutamento e seleção) permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação práticas. Metodologia Expositiva, para a apresentação dos quadros teóricos de referência: OA1 E AO2 Metodologia Participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: OA3, OA4 e OA5 Metodologia Ativa, com a realização de trabalhos individuais e de grupo: OA3, OA4 e OA5 Metodologia de Auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: OA1, OA2, OA3, OA4 e OA5

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


-Taylor, S. (2014). Resourcing and Talent Management. London: Chartered Institute of Personnel and Development. - Taylor, I (2008). The assesment and selection handbook: Tools techniques and exercises for effective recruitment and development. London: Kogan Page. - Landers, R. & Schmidt (Eds) (2016). Social media in employee selection and recruitment : theory, practice, and current challenges. Switzerland : Springer - Cook, M. (2009). Personnel Selection: Adding value through people. Chichester: John Willey & Son.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Woodruffe, C. (1995). Assessment Centres - Identifying and developing competence. London: Institute of Personnel and Development.. - Wood, R. e Payne, T (1998). Competency based recruitment and selection - A practical guide.Chichester: John Wiley & Sons - Taylor, I (2007). A Practical Guide to Assessment and Selection Methods: Measuring competency for recruitment and development. London: Kogan Page. - Schmitt N. (2012). The Oxford handbook of Personnel Assesment and Selection. Oxford - Sackett, P. e Lievens, F. (2008). Personnel Selection. Annual Review of Psychology, 59, 419-450. - Roberts, G. (2004). Recruitment and Selection. London: CIPD - Chartered Institute of Personnel Development. - Nikolaou, I. e Oostrom, J. (2015).Employee, recruitment, selection. And assessment - Contemporary issues for theory and practice. East Sessex: Psychology Press. - Neves, J., Garrido, M. e Simões, E. (2015). Manual de ccmpetências pessoais, interpessoais e instrumentais. Lisboa, Sílabo. - Hough, L. e Oswald, F. (2000). Personnel Selection: Looking Toward the Future--Remembering the Past. Annual Review of Psychology, 51: 631-664. - Heneman III, H., Judge, T. e Kammeyer-Mueller, J. (2012) Staffing organizations. Middleton: McGraw-Hill International Edition. - Edenborough, R. (2005). Assessment Methods in Recruitment, Selection and Performance. London: Kogan Page Limited. - Breaugh, J. (2013). Employee Recruitment. Annual Review Psychology, 64; 389-416

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16