Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
História
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2013/2014
Pré-requisitos / Pre-Requisites
.
Objetivos Gerais / Objectives
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O Seminário de Acompanhamento (oferecido durante o período de execução das dissertações, entre o 3º e o 8º semestre) visa acompanhar o trabalho de investigação e de preparação da tese em contexto de seminário, promovendo a apresentação e discussão de resultados parcelares, a permanente atualização bibliográfica, a formação de competências específicas adicionais, a resolução de problemas metodológicos e a troca de experiências de trabalho entre os doutorandos. O seu principal objectivo é criar as condições para que os alunos concluam efectivamente as teses em três anos. Este seminário funciona de forma independente, mas articulada, relativamente à relação normal estabelecida entre os doutorandos e os seus orientadores.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
O Seminário de Acompanhamento está concebido de modo a enquadrar a actividade dos doutorandos ao longo dos três anos, a qual se estrutura, com um peso relativo variável consoante o ano, em torno de quatro componentes principais: (A) Recolha e análise de fontes, (B) Leituras, (C) Redacção, (D) Formação e construção de curriculum.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos são adaptados à situação dos doutorandos.
Avaliação / Assessment
A avaliação é feita com base no nível de cumprimento desses objectivos, aferido por um relatório de progresso apresentado no final do semestre. A escala de classificações contempla três níveis de aprovação (A, B, C) e um nível de não-avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas são de tipo seminarial, com apresentação e discussão de problemas e resultados associados ao progresso das dissertações. Os objectivos de aprendizagem são contratualizados individualmente no início do semestre entre cada doutorando, o seu orientador e os coordenadores do seminário.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O programa definido no início do semestre, em diálogo com os doutorandos, tem em vista melhorar a eficácia da investigação realizada por cada um deles no semestre em causa
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2023-09-22