Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04426
Acrónimo :
SAD
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
9.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
9.0h/sem
Trabalho Autónomo :
141.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Serviço Social

Departamento / Department


Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas

Ano letivo / Execution Year


2021/2022

Pré-requisitos / Pre-Requisites


N.a.

Objetivos Gerais / Objectives


Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Será capaz de conceber e apresentar das forma mais eficaz os problemas no contexto do serviço social; Será capaz de apresentar os resultados da investigação a um público profissional; Será capaz de planear a investigação de acordo com a metodologia escolhida e será capaz de construir generalizações e insights sólidos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Desenho de Investigação. A investigação como produtor de conhecimento: condições, procedimentos. A ética da investigação nos diferentes tipos de investigação. Estratégias metodológicas. Como conceber um projecto de investigação. Dissertação: Investigação científica em Serviço Social. Epistemologia do Serviço Social; Serviço Social e Produção do Conhecimento; Especificidade e interdisciplinaridade; Problemas de realismo hierático e investigação social e serviço social; Orientações para a preparação do projecto de investigação. Apresentação de dissertação e planos de projecto: apresentação e discussão em aula e específicos directrizes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1:CP1 OA2: CP4 OA3: CP2; CP3

Avaliação / Assessment


Explicação teórica pelos docentes; Discussão e reflexão analítica sobre os temas de investigação dos alunos de mestrado; Aprendizagem reflexiva, discussão. | Trabalho de investigação: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Explicação teórica pelos docentes; Discussão e reflexão analítica sobre os temas de investigação dos alunos de mestrado; Aprendizagem reflexiva, discussão.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Trata-se de atingir os objetivos de aprendizagem numa dinâmica de metodologias compreensivas e reflexivas que permitam o desenvolvimento do trabalho de investigação do estudante

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Tracy, S. J. (2019). Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. 2nd ed. Wiley-Blackwell. Neuendorf, K. A. (2017). The Content analysis guidebook. SAGE publications. Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report Creswell, J.W., Creswell, J. D. (2021) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE publishing Creswell, J. W., & Guetterman, T. C. (2019). Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. Pearson. Creswell, J.W., Creswell J.D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches 5th ed. SAGE Publications. Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


--

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16