Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Serviço Social
Departamento / Department
Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
N.a.
Objetivos Gerais / Objectives
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Será capaz de conceber e apresentar das forma mais eficaz os problemas no contexto do serviço social; Será capaz de apresentar os resultados da investigação a um público profissional; Será capaz de planear a investigação de acordo com a metodologia escolhida e será capaz de construir generalizações e insights sólidos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Desenho de Investigação. A investigação como produtor de conhecimento: condições, procedimentos. A ética da investigação nos diferentes tipos de investigação. Estratégias metodológicas. Como conceber um projecto de investigação. Dissertação: Investigação científica em Serviço Social. Epistemologia do Serviço Social; Serviço Social e Produção do Conhecimento; Especificidade e interdisciplinaridade; Problemas de realismo hierático e investigação social e serviço social; Orientações para a preparação do projecto de investigação. Apresentação de dissertação e planos de projecto: apresentação e discussão em aula e específicos directrizes.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1:CP1 OA2: CP4 OA3: CP2; CP3
Avaliação / Assessment
Explicação teórica pelos docentes; Discussão e reflexão analítica sobre os temas de investigação dos alunos de mestrado; Aprendizagem reflexiva, discussão. | Trabalho de investigação: 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Explicação teórica pelos docentes; Discussão e reflexão analítica sobre os temas de investigação dos alunos de mestrado; Aprendizagem reflexiva, discussão.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Trata-se de atingir os objetivos de aprendizagem numa dinâmica de metodologias compreensivas e reflexivas que permitam o desenvolvimento do trabalho de investigação do estudante
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Tracy, S. J. (2019). Qualitative research methods: Collecting evidence, crafting analysis, communicating impact. 2nd ed. Wiley-Blackwell. Neuendorf, K. A. (2017). The Content analysis guidebook. SAGE publications. Hayashi, P., Abib, G., & Hoppen, N. (2019). Validity in Qualitative Research: A Processual Approach. The Qualitative Report Creswell, J.W., Creswell, J. D. (2021) Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches. SAGE publishing Creswell, J. W., & Guetterman, T. C. (2019). Educational Research: Planning, Conducting, and Evaluating Quantitative and Qualitative Research. Pearson. Creswell, J.W., Creswell J.D. (2018). Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Methods Approaches 5th ed. SAGE Publications. Bryman, A. (2015). Social Research Methods, Oxford, OUP.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
--
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16