Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2021/2022
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Idealmente, o aluno deve ter feito a Seminário de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação. Além disso, o projeto de investigação deve ter uma primeira fase de maturidade caracterizada por alguns contributos científicos relacionados com os objetivos do projecto de doutoramento.
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo da UC é avaliar se o projeto de investigação do aluno está no caminho certo para a obtenção do doutoramento, se há alterações de rumo a fazer. Esta avaliação será feita no final do primeiro ano numa fase mais avançada do trabalho de doutoramento uma vez concluídas também os UCs obrigatórias que podem contribuir para tomada de melhor decisões ligadas ao projecto de doutoramento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O Seminário de acompanhamento tem o propósito de garantir que o aluno compreende claramente se o seu projeto conduzirá seguramente ao doutoramento. O aluno deve compreender ainda nesta fase as possíveis alterações necessárias para a primeira alternativa. Não é aceitável que, nesta fase, o aluno não saiba descrever com detalhe, pelo menos uma parte dos contributos inovadores que produziu e quais são as principais etapas futuras do projeto. Espera-se ainda que os alunos sujeitos à avaliação tenham submetido pelo menos um artigo para publicação em revista ou nas atas de conferência, descrevendo contribuições importantes.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará o conjunto de apresentações de todos os alunos inscritos. Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham feito a cadeira. A apresentação será realizada em frente de um júri que inclui um membro da comissão de acompanhamento, o orientador e o diretor do programa doutoral.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Sendo uma sequência de apresentações feitas pelos alunos, o programa da UC é consistente com os seus objetivos, nomeadamente o de determinar se o projeto de investigação em causa pode conduzir ao doutoramento sendo que o júri de avalização pode ajudar em esclarecer eventuais problemas existentes no projeto de investigação sublinhando conteúdos inovadores associado ao projeto.
Avaliação / Assessment
Cada aluno tem de fazer uma apresentação constituída por dois elementos: um documento escrito de suporte, e a apresentação ao vivo Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. NOTA = 50% x (conteúdo(apresentação) + conteúdo(documento))/2 + 50% x (comunicação(apresentação) + comunicação(documento))/2 A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do orientador e do outro membro de júri.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Dado que a UC não tem um programa com tópicos a serem transmitidos ao aluno, também não existe um processo formal de ensino-aprendizagem. A apresentação das principais contribuições inovadoras do projeto deve ser concebida pelo aluno com a orientação do seu orientador. A referida apresentação (tanto o componente escrito como o oral) deve satisfazer os princípios das apresentações de investigação.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Sendo uma UC cujos objetivos são essencialmente o da avaliação, os objetivos de aprendizagem também não são típicos. Pretende-se que o aluno fique a saber se vai ou não chegar a bom porto e que alterações deve empreender para maximizar as hipóteses de sucesso. Neste pressuposto, a metodologia de ensino-aprendizagem é deixada ao aluno e à sua orientação.
Observações / Observations
Embora os critérios de avaliação variem com a natureza do projeto de investigação, espera-se que os alunos avaliados nesta UC sejam capazes de apresentar uma descrição detalhada de contribuições inovadoras do projeto de investigação. Avalia-se, além do conteúdo, a qualidade da comunicação.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
The course web site makes available a set of videos about good and bad presentations (in general) and examples of good seminar presentations by former students. The course web site also makes available a document with guidelines about the course goals and evaluation criteria. Additionally the following bibliography is recommended ([B]-book; [A] ? article); [B]Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York; [B]Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989; [B]Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge; [A] Sónia Sobral (2014), proving teaching and learning of science using ICT: Within the ICT ways for science classrooms, Proceedings of 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI); [B] Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
([B]-book; [A] ? article); [B]Ivan Valiela. 2001. Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research. Oxford University Press. New York; [B]Christopher Turk; John Kirkman. 1989. Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication. E & FN Spon, 1989; [B]Bucchi, M. & Trench, B. (Eds.) (2008). Handbook of Public Communication on Science and Technology. London: Routledge; [A] Sónia Sobral (2014), proving teaching and learning of science using ICT: Within the ICT ways for science classrooms, Proceedings of 9th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI); [B] Cheng, D., Claessens, M., Gascoigne, T., Metcalfe, J., Schiele, B., & Shi, S. (eds.) (2008). Communicating Science in Social Contexts: New models, New Practices. New York: Springer
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16