Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências e Tecnologias da Informação
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Idealmente, o aluno deve ter frequentado uma das unidades curriculares de Métodos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação ou Gestão de Projetos de Investigação em Ciências e Tecnologias da Informação, ou realizou investigação sobre a proposta de projeto de investigação de doutoramento.
Objetivos Gerais / Objectives
O principal objetivo é avaliar se o projeto de investigação do aluno está no caminho certo em relação à proposta de doutoramento, e verificar se há alterações de proposta a fazer.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O Seminário tem o propósito de garantir que o aluno: 1. Define as alternativas disponíveis para o seu projeto e os requisitos associados a cada uma: Os alunos devem ter desenvolvido a aptidão de apresentar uma visão global do projeto, centrando-se nos seus aspetos mais relevantes, apontando soluções para alternativas analisadas 2. Descreve diferenças relativas a abordagens originalmente pensadas, e reage adequadamente às intervenções dos participantes nas sessões de apresentação (alunos e orientadores).
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, a UC organizará um conjunto de apresentações de todos os alunos das propostas de tese, perante um júri que inclui um(a) orientador(a) e o diretor do programa doutoral. Idealmente os alunos do programa devem assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham tido aprovação à UC.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Sendo uma sequência de apresentações realizadas pelos alunos, o programa da UC é consistente com os seus objetivos, nomeadamente o determinar os rumos alternativos para o projeto de investigação e requisitos / alterações necessárias para cada um deles, mediante a apresentação de uma descrição estruturada, crítica e sintética do projeto de investigação (oralmente e por escrito).
Avaliação / Assessment
Avaliação ao longo do semestre: Cada aluno tem dois elementos de avaliação: um documento escrito de suporte, e a sua apresentação ao vivo no final do semestre. Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. Nota final = 50% x conteúdo + 50% x comunicação A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do(a) orientador(a).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Nas sessões de seminário serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1. Metodologias expositivas para apresentação dos quadros teóricos de referência. 2. Metodologias participativas com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura. 3. Metodologias ativas com realização de trabalhos individuais.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia de ensino/aprendizagem, nomeadamente a disponibilização de vídeos sobre boas apresentações, exemplos de boas apresentações de seminários por antigos alunos, juntamente com a bibliografia sugerida, encoraja o aluno a desenvolver individualmente capacidades de apresentar uma visão geral do seu projeto, que é o principal objetivo de aprendizagem da UC. A organização de sessões de apresentação dos projetos com a participação obrigatória de todos os alunos do programa doutoral, e ainda dos orientadores constitui um meio aberto, não só para analisar e determinar os rumos alternativos para o projeto e requisitos associados, mas para confrontar o aluno com a necessidade de expor e reagir às intervenções dos participantes.
Observações / Observations
Nenhuma
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Montgomery, Scott L. (2017). The Chicago Guide to Communicating Science (2nd ed.), Chicago Guides to Writing, Editing, and Publishing, The University of Chicago Press. - Valiela, Ivan (2009). Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research (2nd ed.), Kindle Edition, Oxford University Press. - Turk, Christopher & Kirkman, John (2002). Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication (2nd ed.), Kindle Edition, Routledge. - Bucchi, Massimiano & Trench, Brian (Eds.) (2021). Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (3rd ed.), London: Routledge.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Barañano, Ana Maria (2008). Métodos e Técnicas de Investigação em Gestão. Lisboa: Edições Sílabo, ISBN: 978-972-618-312-9. - Carvalho, José Eduardo (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses. Lisboa: Escolar Editora (2ª ed.), ISBN: 978-972-592-244-6. - Creswell, John W. & Creswell, J. David (2018). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. London, Los Angeles and New Delhi: SAGE (5th ed.), ISBN: 978-1-5063-8670-6. - Davies, Martin Brett (2007). Doing a Successful Research Project: Using Qualitative or Quantitative Methods. London: Palgrave Macmilan, ISBN: 978-140-399-379-3. - Dias, Maria Olívia (2010). Planos de Investigação, Avançando passo a passo. Porto: Edições Afrontamento, ISBN: 978-989-967-860-6. - Oliveira, Luís Adriano (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL, ISBN: 978-972-757-742-2. - Spector, Nelson (2002). Manual para redação de teses, projetos de pesquisa e artigos científicos. Ed. Guanabara Koogan (2ª ed.), ISBN: 978-852-770-702-2. - Vilelas, José (2020). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo (3ª ed.), ISBN: 978-989-561-097-6.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-29