Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Telecomunicações
Departamento / Department
Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação
Ano letivo / Execution Year
2023/2024
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Esta disciplina não tem pré-requisitos formais em termos de aprovação em cadeiras anteriores. Contudo, é aconselhável que os estudantes tenham sólidos conhecimentos de cálculo diferencial e integral, assim como cálculo com números complexos.
Objetivos Gerais / Objectives
O objectivo da UC é fornecer uma introdução às ferramentas e às técnicas de análise e processamento de sinais aleatórios. A UC também introduz os conceitos fundamentais de teoria de probabilidades, fundamentais para a análise e processamento deste tipo de sinais.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Com esta UC, o estudante deverá ficar apto a atingir os seguintes objectivos de aprendizagem: OA1. Manipular probabilidades, variáveis aleatórias discretas e contínuas, incluindo a transformação de uma variável aleatória noutra diferente; OA2. Caracterizar e manipular sinais aleatórios, incluindo o ruído, bem como aplicar operações de filtragem. OA3. Analisar e modelar a aleatoriedade dos sinais de informação em sistemas de comunicação.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Introdução ao Espaço Amostral e Probabilidades. CP2. Variáveis Aleatórias com Aplicações à Engenharia de Telecomunicações e Informática. CP3. Modelos de Probabilidade com Aplicações à Engenharia de Telecomunicações e Informática. CP4. Sinais Aleatórios e Ruído com Aplicações à Engenharia de Telecomunicações e Informática.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
A interligação entre os conteúdos programáticos e os objetivos de aprendizagem (OA) realiza-se da seguinte forma: CP1. Introdução ao Espaço de Amostras e Probabilidades: OA1, OA3 CP2. Variáveis Aleatórias com Aplicações à Engenharia de Telecomunicações e Informática: OA1, OA3 CP3. Modelos de Probabilidade com Aplicações à Engenharia de Telecomunicações e Informática: OA1, OA3 CP4. Sinais Aleatórios e Ruído com Aplicações à Engenharia de Telecomunicações e Informática: OA2, OA3.
Avaliação / Assessment
A avaliação pode ser realizada através de uma das duas formas seguintes. 1) avaliação periódica que consiste em dois trabalhos de grupo (máximo de dois estudantes por grupo) em MATLAB + 2 testes, em que Nota final= 0.15 * Nota do Primeiro Trabalho de Grupo + 0.15 * Nota do Segundo Trabalho de Grupo + 0.35 * primeiro teste + 0.35 * segundo teste O primeiro teste é intercalar e o segundo teste realiza-se na 1ª época de exames. A nota mínima de cada teste é 7.5 valores e a soma da nota dos dois testes tem de ser pelo menos 19 valores. A nota mínima de cada trabalho é 7.5 valores . 2) exame escrito final que contribui com 100% para a nota final e em que a nota mínima do exame escrito final é 9.5 valores.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Esta disciplina inclui aulas teóricas, onde a matéria teórica é apresentada, e aulas teórico-práticas, usadas para consolidar os conhecimentos adquiridos através do estudo de exemplos e exercícios práticos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam atingir cada um dos objectivos de aprendizagem. As principais interligações entre as metodologias de ensino e os respectivos objectivos de aprendizagem (OA) são as seguintes: - Aulas teóricas: OA1, OA2, OA3. - Aulas teórico-práticas: OA1, OA2, OA3. O documento de Planeamento de Unidade Curricular (PUC), detalhado para cada aula, evidencia a relação entre os métodos pedagógicos de ensino e os objectivos de aprendizagem. A relação entre cada instrumento de avaliação e os objectivos de aprendizagem é a seguinte: - Trabalho de grupo: OA1, OA2, OA3. - Exame final: OA1, OA2, OA3.
Observações / Observations
Toda a documentação necessária ao acompanhamento dos conteúdos leccionados na unidade curricular está disponível na plataforma moodle do ISCTE-IUL, onde também serão publicados os resultados da avaliação. A assiduidade não é contabilizada para a avaliação desta disciplina.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
- Communication Systems - An Introduction to Signals and Noise in Electrical Communication, A. Carlson, P. Crilly, Fifth Edition, Chapters 8 and 9 - Random Signals and Processes Primer with MATLAB, G. Dolecek - Slides of Theory Classes of Random Signals in Telecommunications and Computer Engineering (Chapter 1 to Chapter 4) , Adolfo Cartaxo, 2021. - Problems of Random Signals in Telecommunications and Computer Engineering (with solutions), Adolfo Cartaxo, 2021.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
- Intuitive Probability and Random Processes using MATLAB, Steven Kay, 1st edition, Springer, 2006. - Probability, Random Variables, and Stochastic Processes, A. Papoulis and S. U. Pillai, 4th edition, McGraw-Hill, New York, 2002. - Probability, Statistics, and Random Processes for Electrical Engineering, A. Leon-Garcia, 3rd edition, Pearson, Prentice Hall, 2008. - Introduction to Probability and Statistics for Engineers and Scientists, Sheldon M. Ross, 6th edition, Academic Press, 2020.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16