Métodos de Ensino e Avaliações

A orientação pedagógica da UC privilegia a aprendizagem activa e participada assente: em exposição, orientação e apoio docente; no trabalho próprio de cada estudante. Espera-se dos alunos o comprometimento com o processo de aprendizagem, nomeadamente, através da leitura cuidada e atempada dos materiais propostos, de iniciativas de pesquisa própria e da participação activa nas aulas. No início da UC, a par da apresentação do plano de aulas, far-se-á: a indicação de referências específicas ? bibliográficas, documentais, pistas de pesquisa ? para abordagem das temáticas propostas; o agendamento dos momentos formais de intervenção discente. Será também disponibilizado um Plano de Trabalho Autónomo Discente especificando o que se espera como trabalho próprio de cada aluno ao longo do semestre. | A avaliação de conhecimentos terá em consideração o conjunto dos elementos de informação do percurso de aprendizagem de cada estudante ao longo da unidade curricular. Contemplará dois momentos formais de avaliação periódica, em princípio, interligados. Quando o trabalho for feito em grupo deverá ser possível situar os contributos individuais. O primeiro momento formal de avaliação corresponde à apresentação de um Relatório de Progresso do Percurso de Aprendizagem, sistematizando e comentando as aquisições mais significativas do trabalho de estudo e pesquisa da primeira metade do semestre e definindo a proposta de trabalho final. No segundo momento espera-se um trabalho final (individual ou em grupo) mais aprofundado, a apresentar no fim do semestre. Pode assumir diferentes modalidades, nomeadamente: ensaio; trabalho de aprofundamento temático; projecto de pesquisa; dossier documental; comentário de documento, caso, situação ou problema; projecto de intervenção. Atender-se-á ainda à participação nas aulas, nomeadamente, à apresentação e debate em aula, individualmente ou em grupo, de textos, documentos, temas ou problemas resultantes de iniciativa própria ou de proposta docente. As opções de avaliação de cada estudante ou grupo de trabalho deverão ser previamente acordadas com o docente. Os alunos que não preencherem as condições da avaliação periódica passam ao regime de avaliação por exame final.