Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04659
Acrónimo :
SCDG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
125.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


O objetivo da unidade curricular é dar aos estudantes um melhor conhecimento, compreensão e pensamento crítico sobre o papel atual da sociedade civil e como a diversidade dos seus atores atuam no sentido de alcançar uma mudança global. A unidade curricular incidirá particularmente nas organizações da sociedade civil que trabalham no âmbito da cooperação para o desenvolvimento global e para a Agenda 2030 das Nações Unidas (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). No final da unidade curricular, espera-se que os estudantes tenham adquirido um conhecimento sólido sobre a complexidade da sociedade civil, bem como sobre as oportunidades, desafios e dinâmicas de poder que estes atores enfrentam para alcançar a mudança social e o desenvolvimento sustentável.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Compreender os conceitos teóricos em torno da sociedade civil assim como a sua evolução histórica (em particular no século XX) em diferentes contextos geográficos, políticos e sociais; OA2. Conhecer e analisar criticamente a diversidade de atores no Sul e Norte Global (organizações de base comunitária, movimentos sociais, ONGs nacionais, ONGs internacionais, empresas sociais, redes e alianças); OA3. Analisar e discutir os diferentes papéis da sociedade civil (prestadores de serviços, ativistas sociais, influência política e advocacia, policy watchdog); OA4. Ser capaz de problematizar conceitos como: ativismo social, espaço cívico; constituency e legitimidade; inovação social e inovação cívica; OA5. Ser capaz de analisar e discutir as oportunidades, desafios e tendências que se colocam à sociedade civil no trabalho em torno da mudança global (ex: justiça climática; direitos humanos e espaço cívico, financiamento, transparência e independência, dinâmicas de poder).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Introdução: objetivos, expectativas e experiências pessoais na Sociedade Civil P2. Sociedade Civil e a Agenda 2030 P3. Sociedade Civil e Mudança Social no Movimento Anti-escravatura britânico P4. Civil Society através da História P5. Teorias da Sociedade Civil na Prática P6. Liderança na Sociedade Civil P7. Ação Coletiva e Mudança Social P8. Mudança social: uma abordagem de poder e sistemas P9. Sociedade Civil em Transição P10. Novos movimentos sociais, inovação e digitalização P11. O futuro da Sociedade Civil

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos de aprendizagem. Os conteúdos programáticos P1 a P5, P7 e P8 estão associados ao OA1 que ajuda a compreender os conceitos teóricos em torno da sociedade civil e a sua evolução histórica. Os conteúdos programáticos P6 a P8 estão associados ao OA2 ao estimularem os estudantes a conhecer e analisar criticamente a diversidade de atores no Sul e Norte Global. Os conteúdos programáticos P6, P9, P10 e P11 estão associados ao OA3 que analisa e discute os diferentes papéis da sociedade civil. Os conteúdos programáticos P6 a P8 e P10 estão associados ao OA4 que pretende ajudar os estudantes a problematizar conceitos específicos como ativismo social ou espaço cívico. Finalmente, os conteúdos programáticos P10 e P11 estão associados ao OA5 que estimula os estudantes a analisar e discutir as oportunidades, desafios e tendências que se colocam à sociedade civil no trabalho em torno da mudança global.

Avaliação / Assessment


Em formato de avaliação ao longo do semestre, os alunos serão avaliados com base na elaboração de um trabalho individual sobre a parte teórica (40% da nota final) e apresentação de um trabalho em grupo sobre um estudo de caso (40% da nota final) e uma apresentação individual e oral sobre o trabalho individual (20% da nota final).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O programa inclui aulas lecionadas pelos docentes e sessões com apresentação de trabalhos de grupo (dependendo do número de alunos inscritos). A metodologia inclui tanto palestras expositivas quanto sessões participativas que incluirão análises de artigos/estudos, análises de estudos de caso e debates. Sempre que possível e adequado aos conteúdos curriculares, estudos de caso de exemplos reais serão usados para permitir que os estudantes apliquem e explorem os seus conhecimentos teóricos com evidências/experiência da prática neste âmbito. Nas sessões dedicadas às apresentações em grupo, cada grupo preparará e fará uma apresentação sobre uma intervenção real da sociedade civil.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular proporciona uma diversidade de metodologias de ensino coerentes com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Preconiza-se uma abordagem pedagógica que mobiliza um misto de conhecimentos teóricos sólidos (fundamentos históricos, conceitos-chave, bibliografia/fontes/autores diversos) com abordagens que promovem o pensamento crítico e o debate. Os objetivos de aprendizagem da unidade curricular visam também dotar os estudantes de conhecimentos e competências baseados na experiência dos profissionais do setor e, por isso, ultrapassa a dimensão exclusivamente teórica para incluir estudos de caso e papers baseados na intervenção da sociedade civil na sua ação tendo como objetivo uma mudança global. Por fim, as metodologias de avaliação visam também promover o desenvolvimento do pensamento crítico e a formulações de opiniões fundamentadas por parte dos estudantes sobre os assuntos analisados nas aulas (teóricos e práticos), competências de trabalho em grupo, bem como a sua capacidade de expressar ideias de forma articulada, tanto oralmente como em trabalhos escrito.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Fowler, A., Development NGOs. In M. Edwards (Ed.), The Oxford Handbook of Civil Society, 2011, Oxford: Oxford University Press Edwards, M., Civil Society (4th ed.), 2020, Cambridge: Polity Press Solidarity in the time of COVID-19: Civil society responses to the pandemic. Can We Know better? Reflections for Development. Rugby: Practical Action Publishing. Caulier-Grice, J., & Mulgan, G., The Open Book of Social Innovation, 2010, Vol. 30 Bond, Fast Forward: Changing Role of UK-Based NGOs, 2015, London: Bond Biekart, K., Harcourt, W., & Knorringa, P. (Eds.), Exploring civic innovation for social and economic transformation, 2016, Routledge Taylor & Francis Group NGOs, States, and Donors Revisited: Still Too Close for Comfort? World Development, 66, 707–718.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-20