Métodos de Ensino e Avaliações
As aulas consistem sobretudo em aulas de exposição da matéria pelo docente (aulas teóricas e teórico-práticas) e em discussão e apresentação de trabalhos pelos alunos aulas teórico-práticas seminários). Durante as aulas (aulas de orientação tutorial) e o acompanhamento tutorial serão dadas orientações teóricas e metodológicas sobre como estruturar e desenvolver um projecto de investigação (comparativo) sobre as temáticas leccionadas na cadeira. Nas aulas, há várias actividades a desenvolver, as quais são enquadradas pelo docente, requerendo-se dos alunos sobretudo leitura prévia dos materiais, atenção e questionamento crítico, bem como participação activa nas discussões dos textos e na realização de outras das tarefas previamente acordadas com o docente. As orientações sobre como desenvolver um projecto de investigação deverão ser prosseguidas e concretizadas ao nível do trabalho de campo a realizar pelos estudantes, bem como nos exercícios a realizar na aula. A avaliação visa aferir em que grau o estudante atingiu os resultados de aprendizagem previstos nos objectivos e tem cinco componentes. Primeiro, a assiduidade e a participação nas aulas (15% da média final). Um mínimo de cerca de 66% de presenças é condição sine qua non. Segundo, uma exposição oral (25%) e um comentário (10%) de (diferentes) textos programados para as aulas práticas. Terceiro, em articulação com a cadeira ?Laboratório de Pesquisa Comparativa? e organizados em grupos, os discentes terão de estruturar uma pequena pesquisa empírica comparativa baseada em dados secundários e versando sobre as temáticas leccionadas na cadeira (50%). A pesquisa será acompanhada regularmente pelo docente e terá discussão obrigatória com o mesmo. Os alunos que não cumpram requisitos na avaliação contínua (aproveitamento ou presenças) poderão sempre recorrer ao exame escrito nas condições legais usuais.