Programa
Licenciatura em Sociologia
Programa
1. Consumo, estilos de vida e teorias da mudança social contemporânea: 1.1. Fordismo e pós-fordismo. - 1.2. Globalização. -1.3 Reflexividade.- 1.4. Esteticização.-1.5 Individualização. 2. Questões conceptuais e metodológicas: 2.1. Dos modos de vida aos estilos de vida. -2.2. Dimensões analíticas do conceito de estilo de vida. - 2.3. Ambivalência do conceito de consumo. - 2.4. Tempo e espaço na estruturação dos estilos de vida. 3. Teorias do consumo : 3.1 A "massificação do consumo" e mercadorização da cultura na Teoria Crítica -3.2. A "sociedade de consumo" e a ideia de "valor-signo" em Jean Baudrillard - 3.3. Distinção e "habitus" em Pierre Bourdieu - 3.4. A "mcdonaldização" da sociedade em George Ritzer - 3.5. A cultura de consumo: confronto da abordagem de Featherstone e Slater 4. Temas de seminário: - 4.1. Consumo e restauração: fast-food e slow-food -4.2. Os espaços de consumo: pequeno comércio, grandes superfícies e centros de consumo. - 4.3. Consumo e publicidade: A condição promocional da cultura contemporânea. 4.4. O consumo do turismo: evolução histórica do turismo e viagens. 4.5. O consumo de tecnologia: espaço doméstico e estilos de vida. 4.6. Consumo e cidadania: o consumo como eixo organizador da economia e da sociedade.