Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03827
Acrónimo :
SCII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
94.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Sistemas de Construção II insere-se no conjunto de quatro UC de Sistemas de Construção, que funcionam de forma integrada e sequencial, abordando a composição dos sistemas construtivos dos edifícios na sua complexidade e interligação crescente, apoiando-se na observação direta e metodologia BIM para simultaneamente representar e entender estes sistemas. Os objectivos gerais desta UC são: Conhecer as principais classes de materiais usados na construção tradicional; Compreender a diversidade de sistemas de construção tradicionais, englobando a envolvente e o conforto higrotérmico.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Análise de sistemas construtivos tradicionais, interpretação e aplicação em projeto. OA 1: Estudar os sistemas construtivos, através da análise de documentos de arquivo, observação direta e levantamento de pormenores. OA 2: Desenvolver soluções arquitetónicas e construtivas, com base nos conhecimentos teóricos e dados recolhidos na componente 1. OA 3: Propor melhorias do conforto térmico e acústico, com recurso a materiais tradicionais e/ou contemporâneos, respeitando a arquitetura original. OA 4: Dimensionar estruturas em madeira e modelar pormenores construtivos da proposta. Todas as componentes são acompanhadas de pesquisa bibliográfica

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Materiais e Sistemas construtivos tradicionais: Construção em terra; Construção em alvenaria de pedra e tijolo maciço; Construção em madeira; Pombalino e Gaioleiro; Estruturas mistas. CP2. Conceção de sistemas construtivos tradicionais e com recurso a novos materiais compatíveis. CP3. Conforto higrotérmico de sistemas de construção tradicionais: Coeficiente de transmissão térmica; Inércia térmica; Condensações superficiais e internas. CP4. Dimensionamento e modelação BIM de pormenores construtivos

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 ? CP2 OA3 ? CP3 OA4 ? CP4

Avaliação / Assessment


O processo de Avaliação é Contínuo (AC) e não contempla Avaliação por Exame. A AC consiste num trabalho de grupo com peso de 100%, faseado nas seguintes entregas, que correspondem aos OA: componente 1 (trabalho individual: 30%); componente 2 (25%); componente 3 (20%); componente 4 (25%). É obrigatória a presença em 2/3 das aulas, nas discussões do trabalho e apresentação final. Podem ser feitas provas orais individuais sempre que o coordenador da UC o entenda.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitetura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos desenvolvem exercícios para compreensão dos conceitos teóricos e debate de questões de projeto e construção de arquitetura.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar bases sólidas para a progressão do estudo dos temas nas UCs seguintes. A avaliação intercalar regular, na forma das entregas parciais do trabalho de avaliação, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


A UC é lecionada por quatro docentes, cada um responsável pela sua componente, de acordo com a seguinte distribuição de aulas/docentes: Semanas 1 a 7 ? Soraya Genin, coordenação (OA1, CP1) Semanas 5 a 7 ? José Luís Saldanha (OA2, CP2) Semanas 8 a 9 ? Marlene Roque (OA3, CP3) Semanas 10 a 12 ? José Ricardo Resende (OA4, CP4)

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[7] Sacks, R., Eastman, C., Lee, G., & Teicholz, P. (n.d.). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors (3rd ed.). Wiley [6] Teixeira, Gabriela Barbosa, Belém, Margarida da Cunha. Diálogos de edificação. Técnicas tradicionais de construção. Porto: CRAT, 1998. [5] RODRIGUES, A. M. et al - Térmica de edifícios. Amadora: Edições Orion, 2009 [4] Pfeifer, Gunter, ?et. al.?. Masonry Construction Manual. Birkauser Verlag Basel, Detail, 2001 [3] Naterer, Julius; ?et. al.?. Timber Construction Manual. Birkauser Verlag Basel, Detail, 2003 [2] Mascarenhas, Jorge. Sistemas de Construção. Livros Horizonte, 2002. Fleming, E. Construction Technology An Illustrated Introduction. Blackwell, 2005 [1] Ching. European Building Construction Illustrated, 2014

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[27] Vittone, René. Bâtir: Manuel de la Construction. Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, Lausanne [26] SANTOS, C.P., MATIAS, L.M.C. - Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolvente dos edifícios. ITE 50. Lisboa: LNEC, 2006 [25] SANTOS, C.P., RODRIGUES, R. - Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolvente dos edifícios ? Soluções Construtivas de Edifícios Antigos. ITE 54. Lisboa: LNEC, 2009 [24] Ribeiro, Vitor (coord.). Materiais, sistemas e técnicas de construção tradicional. Contributo para o estudo da arquitectura vernácula da região oriental da serra do Caldeirão. Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, 2008 [23] PFUNDSTE IN, M.; GELLERT, R.; SPITZNER, M. H.; RUDOLPHI, A. (2008) Insulating materials: Principles, materials, applications. Birkhauser, Edition Detail, Detail Pratice [22] Pereira, Benjamim. Construções Primitivas em Portugal. Lisboa: IAC, 1969 [21] Pinho, Fernando F. S.. Paredes de edifícios antigos em Portugal. Lisboa: LNEC, 2000 [20] Oliveira, Ernesto Veiga de, Galhano, Fernando. Arquitectura Tradicional Portuguesa. Lisboa: Publicações Dom Quixote, colecção Portugal de Perto, 1992 [19] Modeling for Owners, Managers, Designers, Engineers and Contractors, 2nd Edition. Wiley and Sons, 2011 [18] Mascarenhas, Jorge. Sistemas de Construção VIII ? Estruturas de aço laminado e conformado a frio. Materiais básicos (5ª parte): o gesso, a cal aérea, o cimento e o aglomerado negro de cortiça. Lisboa, Livros Horizonte, 2006 [17] Mascarenhas, Jorge. Sistemas de Construção V ? O Edifício de Rendimento da Baixa Pombalina de Lisboa. Materiais Básicos (3.ª Parte): O Vidro. Lisboa, Livros Horizonte, 2004 [16] Mateus, João Mascarenhas. Técnicas tradicionais de construção de alvenarias. Lisboa: Livros Horizonte, 2002 [15] Hugues, Theodor; Steiger, Ludwig; Weber, Johann. Construcción con madera. Detalles, productos, ejemplos. Barcelona: Gustavo Gilli, Detail praxis, 2007 [14] Holzer, D. (2016). The BIM manager?s handbook?: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley [13] HEGGER; [et. al.] - Construction Materials Manual. Birkhauser, Edition Detail, 2006 [12] Fonseca, Inês. Arquitectura de Terra em Avis. Lisboa: Argumentum, 2007. [11] Frampton, Kenneth. Introdução ao Estudo da Cultura Tectónica. Cadernos de Arquitectura, AAP- Contemporânea, 1995 [10] Fernandes, José Manuel. Arquitectura Vernácula e Estruturas nos Arquipélagos da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias) ? Similitudes e Contrastes Séculos XV-XVIII. 1990. [9] Dethier, Jean. Arquitecturas da terra. Fundação Calouste Gulbenkian. [8] Correia, Mariana. Taipa no Alentejo. Lisboa: Argumentum, 2007. [7] Casella, Gabriella. Gramáticas de Pedra. Levantamento de tipologias de Construção Murária. Porto: CRAT, 2003 [6] Branco, J. P. Manual do pedreiro. Lisboa: LNEC. [5] BIM Uses. (n.d.). Retrieved September 10, 2020, from https://www.bim.psu.edu/bim_uses/ [4] BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved August 5, 2020, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained [3] Appleton, João G.; Domingos, Isabel. Biografia de um Pombalino. Um caso de reabilitação na Baixa de Lisboa. Lisboa: Edições Orion, 2009. (35euros) [2] Allen, Edgard. Como funciona un edificio, principios elementales. Barcelona: GG, 1993. [1] AAVV. Arquitectura Popular Portuguesa. Lisboa, AAP, 1998

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16