Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03827
Acrónimo :
SCII
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
94.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica

Objetivos Gerais / Objectives


Sistemas de Construção II insere-se no conjunto de quatro UC de Sistemas de Construção, que funcionam de forma integrada e sequencial, abordando a composição dos sistemas construtivos dos edifícios na sua complexidade e interligação crescente. Os objectivos gerais desta UC são: Compreender a diversidade de sistemas de construção, tradicionais ou contemporâneos, englobando a envolvente e o conforto higrotérmico. Conhecer as principais classes de materiais usados na construção. Fazer uso aplicado desses conhecimentos, através de trabalhos práticos a realizar, em grupo ou individualmente.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Aquisição de conhecimentos fundamentais sobre os aspetos e características do sector da construção civil e das práticas convencionais e correntes. OA2: Identificação e representação de processos construtivos, sistemas estruturais e envolvente construtiva opaca e envidraçada. OA3: Estruturação e descrição dos diferentes elementos constituintes de um edifício. OA4: Introduzir melhoramentos ao conforto térmico e acústico. OA5: Concepção de peças desenhadas numa metodologia convencional de desenho CAD através das diferentes escalas necessárias que representam e comunicam o sistema construtivo e identificam os elementos que o compõem.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1: Introdução à edificação: princípios gerais da construção civil corrente e tradicional em betão armado. CP2: Trabalhos preparatórios: Estaleiros, terraplanagens, demolições e contenções periféricas. CP3: Elementos primários: Fundações, estruturas, coberturas e paramentos. CP4: Elementos secundários: Pavimentos, tectos, revestimentos, vãos exteriores e interiores. CP5: Instalações técnicas: Noções gerais e seu papel na construção civil. CP6: Desenhos gerais de execução e pormenorização construtiva.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2 a CP4 OA3 - CP3 a CP5 OA4 - CP3 e CP4 OA5 - CP6

Avaliação / Assessment


O processo de Avaliação segue o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências (RGACC) do ISCTE-IUL (regulamento n.º 198/2024). Trata-se de uma Unidades Curriculares com caráter eminentemente prático (cf. alínea k do art.º 2 desse regulamento), sendo a sua avaliação realizada ao longo do semestre (alínea a) do ponto 1 do art.º 7 do RGACC): avaliação ao longo do semestre, não contemplando Exame (alínea a) do ponto 3 do mesmo art.º7). A presença mínima em 70% das aulas (cf. ponto 2 do art.º 7-A do RGACC) é obrigatória, assim como a discussões periódica dos exercícios com os docentes, entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. A avaliação consiste: - Em entregas calendarizadas de um trabalho de grupo, com peso classificativo de 60%; num trabalho individual, com 30%; assiduidade e participação, com 10%. A mesma culminará com uma apresentação oral final (cf. ponto 2 do art.º 7-A do RGACC), realizada no último dia do período lectivo. - Na entrega de melhoramento dos elementos previamente avaliados durante o período lectivo (quer realizados em grupo, quer individualmente) e/ou entrega de elementos adicionais, para efeitos de aprovação na unidade curricular, ou melhoria classificativa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a razão da sua aplicabilidade à arquitetura e os exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos desenvolvem exercícios para compreensão dos conceitos teóricos e debate de questões de projeto e construção de arquitetura, de acordo com enunciados que lhes são especificamente distribuídos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem justar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem, face à complexidade do programa. Haverá uma avaliação intercalar, na forma das entregas parciais do trabalho de avaliação, com o objetivo de incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


As diferentes turmas convergem nas aulas teóricas, funcionando em separado naquelas de cariz teórico-prático.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


1. DEPLAZES Andrea; Constructing architecture. 2. ENGEL Heino, Sistemas estruturais. 3. CHING Francis, Building Structures Illustrated. 4. CHING Francis, Building Construction Illustrated. 5. MASCARENHAS Jorge, Sistemas de construção, Vols. 2, 3, 6 e 7.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


1. WATTS Andrew, Modern Construction Handbook. 2. VITTONE René, Batir – Manuel de la construction. 3. ALLEN Joseoh, Fundamentals of building construction. 4. ALLEN Edward, Architectural Detailing. 5. AUCH-SCHWELK, Construction Materials Manual. 6. RAMCKE Pfeifer, Masonry Construction Manual. 7. HERZOG Thomas, Wood Construction Manual. 8. PECK Martin, Modern Concrete Construction. 9. PECK Martin, Concrete. 10. HABERMANN Schulitz, Steel Construction Manual. 11. HABERMANN Schulitz, Building with Steel. 12. SCHITTICH Christian, Glass construction Manual. 13. HERZOG, Facade Construction Manual. 14. SCHUNCK, Roof Construction Manual. 15. SCHUNCK, Flat Roof Construction Manual. 16. TICHELMANN Karsten, Dry Construction. 17. HUGUES Theodor, Bloques cerâmicos. 18. HUGUES Theodor, Piedra natural. 19. KALENBACH Frank, Materiales traslúcidos. 20. REICHEL Alexander, Enlucidos, revocos, pinturas y recubrimientos.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31