Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03832
Acrónimo :
SCIV
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
94.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologias da Arquitectura

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Domínio de ferramentas de modelação BIM.

Objetivos Gerais / Objectives


Sistemas de Construção IV insere-se no conjunto de quatro UC de Sistemas de Construção, que funcionam de forma integrada e sequencial, abordando a composição dos sistemas construtivos dos edifícios na sua complexidade e interligação crescente, apoiando-se na metodologia BIM para simultaneamente representar e entender estes sistemas. Os objectivos gerais desta UC são: Completar os estudos relativos às tecnologias da construção de edifícios e sua representação através da metodologia BIM. Compreender os princípios físicos e tecnológicos dos serviços de construção: água, energia, gás, ventilação, resíduos, e ser capaz de os pré-projectar e representar no software BIM. Adquirir as competências para a resolução de um projeto de construção abrangente integrando as diversas exigências funcionais

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Explicar a conceção estrutural integrada de edifícios em betão armado, incluindo a segurança anti-sísmica; OA2. Distinguir e descrever os sistemas de construção secundários; OA3. Identificar e debater os sistemas de construção baseados em modelação e fabricação digitais; OA4. Conceber e modelar, em fase de estudo prévio, os sistemas para conforto higrotérmico e qualidade do ar interior; OA5. Conceber e modelar, em fase de estudo prévio, as redes prediais; OA6. Avaliar as condições de conforto acústico em espaços interiores; OA7. Adquirir as competências para a resolução integrada, em modelos digitais, de desafios estruturais, construtivos e funcionais incorporando o abrangente conjunto dos conhecimentos, aptidões e competências adquiridos.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Segurança estrutural: Conceção de estruturas de edifícios em betão armado; Conceção de estruturas de edifícios anti-sísmicas; Pré-dimensionamento de lajes fungiformes de betão. 2. Sistemas de construção secundários: Tetos falsos; Pavimentos elevados; Vãos exteriores e interiores; Escadas; Sistemas de elevação mecânicos. 3. Fabricação digital e modelação digital. 4. Conforto higrotérmico e qualidade do ar interior: Ventilação natural; Ventilação mista; Sistemas de AVAC; Sistemas de extração de fumos e gases. 5. Redes prediais: Abastecimento de águas; Drenagem de águas residuais; Instalações elétricas; Distribuição de gás; Telecomunicações e domótica; Segurança contra incêndio. 6. Conforto acústico em espaços interiores: Absorção sonora e reverberação; Controlo sonoro em espaços interiores. 7. Modelação BIM de sistemas de construção secundários e de especialidades de engenharia. 8. Integração e coordenação de arquitetura, exigências funcionais e especialidades de engenharia.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


OA1 - CP1 OA2 - CP2 OA3 - CP3 OA4 - CP4 OA5 - CP5 OA6 - CP6 OA7 - CP1, CP2, CP3, CP4, CP5, CP6, CP7, CP8

Avaliação / Assessment


Dado o caráter eminentemente prático desta UC a sua avaliação é periódica e consiste num teste individual (15%) projecto de grupo (85% ) com entregas faseadas e discussão final. O trabalho é avaliado através dos elementos entregues nas entregas faseadas, na entrega final e da discussão presencial individual, obrigatória. Para ter aproveitamento na UC é necessária a aprovação no teste e no projeto de grupo. Não há lugar a exame nem a prova oral. É exigida uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas leccionadas. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação. A presença nas visitas a obras é obrigatória.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas do tipo teórico-prático com alternância dinâmica entre uma metodologia expositiva e uma metodologia participativa. Na primeira, apresentam-se os conceitos teóricos, a sua aplicabilidade à arquitetura e exemplos de aplicação. No processo participativo, os alunos desenvolvem o projeto de avaliação. Uma parte da componente letiva de contacto é atribuída ao acompanhamento dedicado, em regime de equipa interdisciplinar constituída pelos docentes, ao desenvolvimento do trabalho de projeto.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino implementadas contribuem para proporcionar aos alunos as competências funcionais que constituem o corpo essencial de objetivos de aprendizagem. Partindo da exposição teórica, a posterior apresentação de exemplos e a subsequente resolução de exercícios consubstanciam uma progressão que, em aula, abrange cada tema do programa desde a aquisição do conceito de base até à sua aplicabilidade. As metodologias de ensino, pela alternância preconizada, permitem ainda ajustar o ritmo de trabalho em aula ao processo de aprendizagem. Este aspeto é considerado determinante face à complexidade de algumas partes do programa e à necessidade de assegurar bases sólidas para a progressão do estudo dos temas nas UCs de segundo ciclo. A avaliação intercalar regular, na forma das entregas parciais do trabalho de avaliação, tem como objetivo incentivar o estudo continuado e permitir ao estudante a aferição atempada da sua progressão.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Allen, E., 2005. How Buildings Work - The Natural Order of Architecture. 3rd Ed. Oxford University Press. Chadderton, D., 2004. Building Services Engineering. London: Spon Press. Pedroso, V., 2014. Manual dos Sistemas Prediais de Distribuição e Drenagem de Águas. 5ªEd. LNEC. RODRIGUES, A. M. et al - Térmica de edifícios. Amadora: Edições Orion, 2009. SANTOS, C.P., MATIAS, L.M.C. - Coeficientes de transmissão térmica de elementos da envolvente dos edifícios. ITE 50. Lisboa: LNEC, 2006 SILVA, P. M. - Projecto de condicionamento acústico de edifícios. Lisboa: LNEC, 2006. ISBN-13: 978-972-49-2080-1; ISBN-10: 972-49-2080-1 Sacks, R., Eastman, C., Lee, G., & Teicholz, P. (n.d.). BIM Handbook: A guide to Building Information Modeling for owners, managers, designers, engineers and contractors (3rd ed.). Wiley.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ALMEIDA, G. - Análise de Soluções Construtivas para a Verificação de Requisitos Térmicos e Acústicos em Edifícios de Habitação. Dissertação para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Civil. Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia UNL, 2009 Ching. European Building Construction Illustrated, 2014 Fleming, E. Construction Technology An Illustrated Introduction. Blackwell, 2005 HEGGER; [et. al.] - Construction Materials Manual. Birkhauser, Edition Detail, 2006. PATRÍCIO, J. - Acústica nos edifícios. Lisboa, 2003 (edição do autor). ISBN: 972-9025-21-5 PATRÍCIO, J. - Isolamento sonoro a sons aéreos e de percussão. Metodologias de caracterização. ITE 45, 4ª edição. Lisboa: LNEC, 2005. ISBN: 972-49-1823-8 SILVA, P. M. - A componente acústica na reabilitação de edifícios de habitação. 3ª edição. Lisboa: LNEC, 2001. ISBN: 972-49-1743-6 BIM dimensions - 3D, 4D, 5D, 6D BIM explained | NBS. (n.d.). Retrieved August 5, 2020, from https://www.thenbs.com/knowledge/bim-dimensions-3d-4d-5d-6d-bim-explained BIM Uses. (n.d.). Retrieved September 10, 2020, from https://www.bim.psu.edu/bim_uses/ Holzer, D. (2016). The BIM manager?s handbook?: guidance for professionals in architecture, engineering, and construction. Wiley.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16