Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03716
Acrónimo :
SCSFM
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
18.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
55.0h/sem
Trabalho Autónomo :
95.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Telecomunicações

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


- Formais: esta disciplina não tem pré-requisitos formais. - Informais: os alunos devem ter conhecimentos de: Propagação no espaço livre; Unidades dB, dBm e dBW.

Objetivos Gerais / Objectives


Ensinar conhecimentos detalhados sobre os Sistemas de Comunicação Móvel e Sem Fios

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1- Descrever, identificar e avaliar os fundamentos dos Sistemas Digitais Celulares OA2- Identificar e avaliar os efeitos da Propagação em Rádio Móvel, OA3- Identificar, comparar e avaliar os principais Sistemas de Múltiplo Acesso QA4- Descrever, identificar e avaliar os sistemas de comunicação móvel de 3ª, 4ª e 5ª geração. QA5- Descrever, identificar e avaliar os sistemas de comunicação sem fios da norma IEEE802.11.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1 - Sistemas de Informação sem Fio Introdução aos Sistemas de Comunicação Móvel e Sem Fio. CP2- Fundamentos de planeamento dos sistemas celulares Introdução do conceito do sistema celular. Tipos de handover. Tipos de interferência. Aumento da capacidade dos sistemas celulares. CP3 - Propagação em rádio móvel Perdas médias de percurso em macro, micro e pico células. Variações lentas e rápidas do canal de rádio CP4 - Métodos de acesso múltiplo FDMA. TDMA. CDMA e OFDMA. CP5 - Introdução ao HSPA do UMTS Estudo do HSDPA do UMTS. Estudo do HSUPA. Uso do HSDPA para fornecer o serviço MBMS CP6 - Sistema LTE O OFDMA nas redes celulares LTE. Subsistema de rádio do LTE. Rede LTE. eMBMS. CP7 - Introdução às redes WLAN. Introdução às redes IEEE802.11a, b, g, n, ac e ax. CP8 - Sistema 5G Casos de uso da 5G: eMBB/URLLC/mMTC. 5G NR Redes Comunicação D2D/V2V/Drones Redes Privadas 5G incluindo o Rádio Móvel Privado

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A grande maioria das aulas acaba por ser teórico-prática (TP), no sentido em que após a exposição da matéria teórica (T) há sempre algum tempo para resolver na aula um ou mais problemas exemplificativos da matéria lecionada. Existe uma associação direta entre os CPs e os objetivos de aprendizagem (OA) que devem ser adquiridos pelos estudantes. O conteúdo programático CP1 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA1 O conteúdo programático CP2 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA1 O conteúdo programático CP3 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA2 O conteúdo programático CP4 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA3 O conteúdo programático CP5 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA4 O conteúdo programático CP6 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA4 O conteúdo programático CP7 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA5 O conteúdo programático CP8 está alinhado com o objetivo de aprendizagem OA4

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: Assistência a pelo menos 50% das aulas. Nesta modalidade, a avaliação é feita em três partes. Participação ativa numa aula 5%. A segunda parte é constituída por um trabalho de grupo sobre eMBMS em 5GNR com avaliação individual a decorrer no final das aulas e a terceira parte é um teste final que coincide com o 1º exame. A nota do trabalho de grupo com avaliação individual tem um peso de 30%. Os restantes 65% são obtidos com a nota do teste final. Nota mínima de 7.5 valores no teste final. Avaliação por exame: Nesta modalidade, a avaliação é feita pelo 1º exame, 2º exame e haverá ainda o exame de época especial para quem não tiver aproveitamento, nota mínima 9.5 valores e peso de 100% na nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O alinhamento entre cada instrumento de avaliação e os objetivos de aprendizagem definidos para a UC é realizada do seguinte forma. OA1-OA5 Aulas T + Aulas TP + Teste final/Exame OA4 Aulas T + Aulas TP + Trabalho de grupo sobre serviço eMBMS. As aulas T e TP permitem a aplicação dos conhecimentos teóricos para a resolução prática dos exercícios, implicando maior trabalho autónomo por parte do estudante, sendo essencial para o bom desempenho do aluno nos momentos de avaliação. O docente ensina as matérias e realiza os exercícios relativos a essas matérias, nas aulas teórico-práticas. O aluno deve rever esses conhecimentos na semana seguinte além de resolver sozinho os problemas já resolvidos e resolver problemas propostos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adoptada de resolução de problemas relativos à matéria teórica após ter sido leccionada é essencial para que os estudantes alcancem os objetivos de aprendizagem. A resolução de problemas de exames no fim do semestre e a elaboração do trabalho de simulação do serviço eMBMS permitem a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


O horário de dúvidas do docente são os dias da semana em que ocorrem aulas estando o mesmo disponível para tirar dúvidas antes ou logo após as aulas. A assiduidade mínima é de 50% das aulas para os estudantes que optem pela avaliação ao longo do semestre.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


[1] T.S. Rappaport, Wireless Communications, Prentice-Hall, 1996 [2] H. Holma, A. Toskala, WCDMA for UMTS, John Wiley, 2005 [3] C. Cox, "An Introduction to LTE", John Wiley, 2012 [4] A. Osseiran, J. Monserrat, P. Marsch, "5G Mobile and Wireless Communications Technology", Cambridge University Press, 2016 [5] Wei Xiang , Kan Zheng, Xuemin Shen, 5G Mobile Communications, Springer International Publishing Switzerland 2017. [6] L. Miller, J. Cavazos, “5G & Beyond”, Keysight Technologies – John Wiley, 2022, 8

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


[1] Erik Dahlman et.al. - 3G Evolution, HSPA and LTE for Mobile Broadband, Academic Press, 2007 [2] J. Schiller – Mobile Communications – Artech House, 2003, 7

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31