Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2009/2010
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Objetivos Gerais / Objectives
a) aquisição de conhecimentos sobre os principais conceitos, teorias e problemáticas da condição e cultura contemporânea; b) desenvolvimento de competências reflexivas e c) das de literacia cultural para abordar as manifestações mais eruditas e mais transversais dessa cultura.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. IDENTIDADE Perspectivas Especificações: a) identidade pessoal e colectiva; b) identidades locais e globais Inscrições: conceptuais; b) contextuais e c) referenciais 2. LITERACIA Perspectivas Especificações: a) informação, conhecimento e pericialidade; b) capital escolar e cultural; c) recursos tradicionais e novas formas de literacia Processos culturais de a) mediatização e b) recepção (públicos, saberes, experiência, emoção, reflexividade e opinião) 3. MEDIAÇÕES Perspectivas Especificações: a) intermediários e mediações; b) mediações transversais e específicas Mudanças: a) reconceptualização do modelo PDC (produção, difusão, consumo); b) a problemática contemporânea dos interfaces (imagem e media; tecnologia e redes; discursos e reflexividade; agendamento, programação e comissariado; legitimação e pedagogia cultural) 4. CRIATIVIDADE Perspectivas Especificações: a) artes e indústrias criativas; b) suportes tradicionais e multimedia/new media; c) autores e profissões; d) criação intermediação e recepção; e) culturas populares e eruditas; f) cultura e quotidiano; Abrangências: a) originalidade, inovação, singularidade; b) autoria, intertextualidade, sampling,hipertexto; c) criatividade vernacular, pós-tradicional e cosmopolita Caracterizações: a) práticas, imagísticas e narrativas; b) processos organizacionais e operativos; c) protagonismos, de individuais a colectivos; d) projectos, componentes e parcerias; e) plataformas, redes e instituições
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua consta de um trabalho individual (70%) sobre um dos temas disponibilizados no início e de um registo registo (30%) sobre 3 experiências de recepção (também de literacia e reflexividade).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Observações / Observations
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Andrew Tudor (1997), Decoding culture: theory and method in cultural studies, Londres, Sage. Nick Stevenson (2001), Culture and citizenship, Londres, Sage, 2001. Alexandre Melo (2001), Arte, Lisboa, Quimera. Alexandre Melo (2003), Globalização cultural, Lisboa, Quimera. Bernard Lamizet (1999), La médiation culturelle, Paris, l?Harmattan. John Hartley, Creative industries, Malden, Blackwell Publishing, 2005. Paul du Gay, Jessica Evans e Peter Redman (eds), Identity: a reader, Londres, Sage, 2005. Richard Florida. The flight of the creative class: the new global competition for talent, Nova Iorque, Harper Collins, 2005. Franco Crespi (1997), Manual de sociologia da cultura, Lisboa, Estampa. António Firmino da Costa, Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta, 1999. Idalina Conde (2003), «Desordem ? e arte contra a cultura» in José Rebelo (coord), Novas formas de mobilização popular, Porto, Campo das Letras. Idalina Conde (2003), «Portugal em fim de século: uma modernidade plural» in Jorge de Freitas Branco e Salwa Castelo Branco (eds), Vozes do povo, Oeiras, Celta. Idalina Conde (2001), «Duplo écran na condição artística» in Helena Carvalhão Buescu e João Ferreira Duarte (coords), Narrativas da modernidade: a construção do outro, Lisboa, Colibri. Pierre Bourdieu (1996), As regras da arte, Lisboa, Presença. Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva ? política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta. Patrícia Ávila (2006), A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE (Tese de Doutoramento. Arjun Appadurai (2004), Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias, Lisboa, Teorema, 2004. AA.VV. (2004), Públicos da cultura, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 2004. AA. VV. (2000), «Cultura contemporânea», Revista Crítica de Comunicação e Linguagens, org. por José Bragança de Miranda e Eduardo Prado Coelho, Lisboa, Relógio d?Água.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Andrew Tudor (1997), Decoding culture: theory and method in cultural studies, Londres, Sage. Nick Stevenson (2001), Culture and citizenship, Londres, Sage, 2001. Alexandre Melo (2001), Arte, Lisboa, Quimera. Alexandre Melo (2003), Globalização cultural, Lisboa, Quimera. Bernard Lamizet (1999), La médiation culturelle, Paris, l?Harmattan. John Hartley, Creative industries, Malden, Blackwell Publishing, 2005. Paul du Gay, Jessica Evans e Peter Redman (eds), Identity: a reader, Londres, Sage, 2005. Richard Florida. The flight of the creative class: the new global competition for talent, Nova Iorque, Harper Collins, 2005. Franco Crespi (1997), Manual de sociologia da cultura, Lisboa, Estampa. António Firmino da Costa, Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta, 1999. Idalina Conde (2003), «Desordem ? e arte contra a cultura» in José Rebelo (coord), Novas formas de mobilização popular, Porto, Campo das Letras. Idalina Conde (2003), «Portugal em fim de século: uma modernidade plural» in Jorge de Freitas Branco e Salwa Castelo Branco (eds), Vozes do povo, Oeiras, Celta. Idalina Conde (2001), «Duplo écran na condição artística» in Helena Carvalhão Buescu e João Ferreira Duarte (coords), Narrativas da modernidade: a construção do outro, Lisboa, Colibri. Pierre Bourdieu (1996), As regras da arte, Lisboa, Presença. Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva ? política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta. Patrícia Ávila (2006), A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE (Tese de Doutoramento. Arjun Appadurai (2004), Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias, Lisboa, Teorema, 2004. AA.VV. (2004), Públicos da cultura, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 2004. AA. VV. (2000), «Cultura contemporânea», Revista Crítica de Comunicação e Linguagens, org. por José Bragança de Miranda e Eduardo Prado Coelho, Lisboa, Relógio d?Água.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16