Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
L5128
Acrónimo :
SCul
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
36.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
37.0h/sem
Trabalho Autónomo :
113.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2009/2010

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


a) aquisição de conhecimentos sobre os principais conceitos, teorias e problemáticas da condição e cultura contemporânea; b) desenvolvimento de competências reflexivas e c) das de literacia cultural para abordar as manifestações mais eruditas e mais transversais dessa cultura.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. IDENTIDADE Perspectivas Especificações: a) identidade pessoal e colectiva; b) identidades locais e globais Inscrições: conceptuais; b) contextuais e c) referenciais 2. LITERACIA Perspectivas Especificações: a) informação, conhecimento e pericialidade; b) capital escolar e cultural; c) recursos tradicionais e novas formas de literacia Processos culturais de a) mediatização e b) recepção (públicos, saberes, experiência, emoção, reflexividade e opinião) 3. MEDIAÇÕES Perspectivas Especificações: a) intermediários e mediações; b) mediações transversais e específicas Mudanças: a) reconceptualização do modelo PDC (produção, difusão, consumo); b) a problemática contemporânea dos interfaces (imagem e media; tecnologia e redes; discursos e reflexividade; agendamento, programação e comissariado; legitimação e pedagogia cultural) 4. CRIATIVIDADE Perspectivas Especificações: a) artes e indústrias criativas; b) suportes tradicionais e multimedia/new media; c) autores e profissões; d) criação intermediação e recepção; e) culturas populares e eruditas; f) cultura e quotidiano; Abrangências: a) originalidade, inovação, singularidade; b) autoria, intertextualidade, sampling,hipertexto; c) criatividade vernacular, pós-tradicional e cosmopolita Caracterizações: a) práticas, imagísticas e narrativas; b) processos organizacionais e operativos; c) protagonismos, de individuais a colectivos; d) projectos, componentes e parcerias; e) plataformas, redes e instituições

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Avaliação / Assessment


A avaliação contínua consta de um trabalho individual (70%) sobre um dos temas disponibilizados no início e de um registo registo (30%) sobre 3 experiências de recepção (também de literacia e reflexividade).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andrew Tudor (1997), Decoding culture: theory and method in cultural studies, Londres, Sage. Nick Stevenson (2001), Culture and citizenship, Londres, Sage, 2001. Alexandre Melo (2001), Arte, Lisboa, Quimera. Alexandre Melo (2003), Globalização cultural, Lisboa, Quimera. Bernard Lamizet (1999), La médiation culturelle, Paris, l?Harmattan. John Hartley, Creative industries, Malden, Blackwell Publishing, 2005. Paul du Gay, Jessica Evans e Peter Redman (eds), Identity: a reader, Londres, Sage, 2005. Richard Florida. The flight of the creative class: the new global competition for talent, Nova Iorque, Harper Collins, 2005. Franco Crespi (1997), Manual de sociologia da cultura, Lisboa, Estampa. António Firmino da Costa, Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta, 1999. Idalina Conde (2003), «Desordem ? e arte contra a cultura» in José Rebelo (coord), Novas formas de mobilização popular, Porto, Campo das Letras. Idalina Conde (2003), «Portugal em fim de século: uma modernidade plural» in Jorge de Freitas Branco e Salwa Castelo Branco (eds), Vozes do povo, Oeiras, Celta. Idalina Conde (2001), «Duplo écran na condição artística» in Helena Carvalhão Buescu e João Ferreira Duarte (coords), Narrativas da modernidade: a construção do outro, Lisboa, Colibri. Pierre Bourdieu (1996), As regras da arte, Lisboa, Presença. Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva ? política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta. Patrícia Ávila (2006), A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE (Tese de Doutoramento. Arjun Appadurai (2004), Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias, Lisboa, Teorema, 2004. AA.VV. (2004), Públicos da cultura, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 2004. AA. VV. (2000), «Cultura contemporânea», Revista Crítica de Comunicação e Linguagens, org. por José Bragança de Miranda e Eduardo Prado Coelho, Lisboa, Relógio d?Água.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Andrew Tudor (1997), Decoding culture: theory and method in cultural studies, Londres, Sage. Nick Stevenson (2001), Culture and citizenship, Londres, Sage, 2001. Alexandre Melo (2001), Arte, Lisboa, Quimera. Alexandre Melo (2003), Globalização cultural, Lisboa, Quimera. Bernard Lamizet (1999), La médiation culturelle, Paris, l?Harmattan. John Hartley, Creative industries, Malden, Blackwell Publishing, 2005. Paul du Gay, Jessica Evans e Peter Redman (eds), Identity: a reader, Londres, Sage, 2005. Richard Florida. The flight of the creative class: the new global competition for talent, Nova Iorque, Harper Collins, 2005. Franco Crespi (1997), Manual de sociologia da cultura, Lisboa, Estampa. António Firmino da Costa, Sociedade de Bairro, Oeiras, Celta, 1999. Idalina Conde (2003), «Desordem ? e arte contra a cultura» in José Rebelo (coord), Novas formas de mobilização popular, Porto, Campo das Letras. Idalina Conde (2003), «Portugal em fim de século: uma modernidade plural» in Jorge de Freitas Branco e Salwa Castelo Branco (eds), Vozes do povo, Oeiras, Celta. Idalina Conde (2001), «Duplo écran na condição artística» in Helena Carvalhão Buescu e João Ferreira Duarte (coords), Narrativas da modernidade: a construção do outro, Lisboa, Colibri. Pierre Bourdieu (1996), As regras da arte, Lisboa, Presença. Ulrich Beck, Anthony Giddens e Scott Lash (2000), Modernização Reflexiva ? política, tradição e estética no mundo moderno, Oeiras, Celta. Patrícia Ávila (2006), A Literacia dos Adultos: Competências-chave na Sociedade do Conhecimento, Lisboa, ISCTE (Tese de Doutoramento. Arjun Appadurai (2004), Dimensões culturais da globalização: a modernidade sem peias, Lisboa, Teorema, 2004. AA.VV. (2004), Públicos da cultura, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais, 2004. AA. VV. (2000), «Cultura contemporânea», Revista Crítica de Comunicação e Linguagens, org. por José Bragança de Miranda e Eduardo Prado Coelho, Lisboa, Relógio d?Água.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16