Métodos de Ensino e Avaliações
A competência nuclear a desenvolver é a capacidade de mobilizar um conjunto de conceitos vocacionados para a investigação socio-jurídica. Estes são, numa primeira fase, apresentados pelo docente no contexto de grandes problemáticas de sociologia do direito. Numa segunda fase, os estudantes são conduzidos a apropriar-se destes conceitos activamente, primeiro reconstituindo o seu estatuto em textos de autores reconhecidos no campo da sociologia do direito (1º trabalho), e, depois, formulando as suas próprias definições no âmbito de uma reflexão sobre possíveis aplicações empíricas (2º trabalho). | I. 1º trabalho (escrito e oral; individual ou em grupo; 50 % da nota) Análise de um artigo, incluindo 1. Pesquisa bio-bibliográfica reconstituindo o contexto de elaboração do artigo. 2. Análise do texto, procurando responder às seguintes cinco perguntas : ?Quais as perguntas às quais se pretende responder ? ?Método utilizado ?Estrutura do texto ?Principais conceitos ? ?Principais conclusões ?Contributo para a reflexão sociológica sobre o direito ? Este trabalho dará lugar : 1. a uma exposição na aula; 2.à elaboração de uma ficha-síntese, destinada a servir de base para a exposição, contendo: ?um resumo do artigo (15 linhas); ?um sumário das informações bio-bibliográficas; ?recortes do texto analisado com as citações mais significativas. II.2º trabalho (escrito; individual; 50% da nota) Nota sobre um conceito jurissociológico, com especial ênfase nas suas possíveis utilização no trabalho empírico (duas páginas no máximo, sem contar as referências bibliográficas).