Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03809
Acrónimo :
SDCTIRA
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
12.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
4.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
18.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
22.0h/sem
Trabalho Autónomo :
278.0
Horas de Trabalho Total :
300.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Idealmente, o aluno deve ter frequentado o Seminário de Acompanhamento do Projeto de Doutoramento em Ciências e Tecnologias da Informação. Além disso, o projeto de investigação deve ter uma primeira fase de maturidade caracterizada por alguns contributos científicos relacionados com os objetivos do projeto de doutoramento. Domínio básico da leitura de inglês.

Objetivos Gerais / Objectives


O principal objetivo da UC é avaliar se o projeto de investigação do aluno está no caminho certo para a obtenção do doutoramento, verificando se há alterações de rumo a fazer. Esta avaliação será feita no final do primeiro ano numa fase mais avançada do trabalho de doutoramento uma vez concluídas também os UC obrigatórias que podem contribuir para a tomada de melhores decisões ligadas ao projeto de doutoramento.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


O Seminário tem o propósito de garantir que o aluno compreende claramente se o seu projeto conduzirá seguramente ao doutoramento. O aluno deve compreender ainda nesta fase as possíveis alterações necessárias para a primeira alternativa. Não é aceitável que, nesta fase, o aluno não saiba descrever com detalhe, pelo menos uma parte dos contributos inovadores que produziu e quais são as principais etapas futuras do projeto. Espera-se ainda que os alunos sujeitos à avaliação tenham submetido pelo menos um artigo para publicação em revista ou em atas de conferência, descrevendo contribuições importantes.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC não tem um programa típico. Em vez disso, o docente da UC organizará um conjunto de apresentações de todos os alunos inscritos. Todos os alunos do programa têm de assistir às apresentações dos seus colegas, mesmo que já tenham tido aprovação à UC. A apresentação será realizada em frente de um júri que inclui (no mínimo) um membro da comissão de acompanhamento, um(a) orientador(a) e o diretor do programa doutoral.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Sendo uma sequência de apresentações feitas pelos alunos, o programa da UC é consistente com os seus objetivos, nomeadamente o de determinar se o projeto de investigação em causa pode conduzir ao doutoramento sendo que o júri pode ajudar a esclarecer eventuais problemas existentes no projeto de investigação sublinhando conteúdos inovadores associados ao projeto.

Avaliação / Assessment


Cada aluno tem dois elementos de avaliação: um documento escrito de suporte, e a sua apresentação ao vivo. Cada um destes elementos é avaliado relativamente à qualidade do conteúdo e à qualidade da comunicação. Nota final = 30% x (conteúdo(apresentação) + conteúdo(documento))/ 2 + 70% x (comunicação(apresentação) + comunicação(documento))/2 A nota final será dada pelo responsável da UC depois de conhecer a sugestão do arguente e do(a) orientador(a) do aluno.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Dado que a UC não tem um programa com tópicos a serem transmitidos ao aluno, também não existe um processo formal de ensino-aprendizagem. A apresentação das principais contribuições inovadoras do projeto deve ser concebida pelo aluno com a orientação do seu orientador. A referida apresentação (tanto o componente escrito como o oral) deve satisfazer os princípios das apresentações de investigação, pelo que são utilizadas principalmente metodologias ativas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Sendo uma UC cujo objetivo é essencialmente o da avaliação do trabalho em curso, os objetivos de aprendizagem também não são típicos. Pretende-se que o aluno fique a saber se vai chegar a bom porto e que alterações deve empreender para maximizar as hipóteses de sucesso. Neste pressuposto, a metodologia de ensino-aprendizagem é deixada ao aluno e à sua orientação.

Observações / Observations


Embora os critérios de avaliação variem com a natureza do projeto de investigação, espera-se que os alunos avaliados nesta UC sejam capazes de apresentar uma descrição detalhada de contribuições inovadoras do projeto de investigação. Avalia-se, além do conteúdo, a qualidade da comunicação.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bucchi, M., & Trench, B. (Eds.). (2021). Routledge Handbook of Public Communication of Science and Technology (3rd ed.). London: Routledge. Montgomery, S. L. (2017). The Chicago Guide to Communicating Science (2nd ed.). Chicago Guides to Writing, Editing, and Publishing. The University of Chicago Press. Turk, C., & Kirkman, J. (2002). Effective Writing: Improving Scientific, Technical, and Business Communication (2nd ed.). Kindle Edition. Routledge. Valiela, I. (2009). Doing Science: Design, Analysis, and Communication of Scientific Research (2nd ed.). Kindle Edition. Oxford University Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Carvalho, J. E. (2009). Metodologia do Trabalho Científico. «Saber Fazer» da investigação para dissertações e teses (2ª ed.). Lisboa: Escolar Editora. Creswell, J. W. (2009). Research Design (3rd ed.). London, Los Angeles, and New Delhi: SAGE. Davies, M. B. (2007). Doing a Successful Research Project. London: Palgrave Macmillan. Dias, M. O. (2010). Planos de Investigação - Avançando passo a passo. Santa Maria da Feira: Maria Olívia Dias. Oliveira, L. A. (2011). Dissertação e Tese em Ciência e Tecnologia Segundo Bolonha. Lisboa: LIDEL. Vilelas, J. (2009). Investigação - O Processo de Construção do Conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16