Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01894
Acrónimo :
SDDG
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
--

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
25.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
25.0h/sem
Trabalho Autónomo :
0.0
Horas de Trabalho Total :
25.0h/sem

Área científica / Scientific area


Estudos do Desenvolvimento

Departamento / Department


Departamento de Economia Política

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC debruça-se sobre a reflexão e debate em torno do desenho, negociação e implementação de políticas de desenvolvimento global, abordando as relações de poder entre os diferentes atores envolvidos: governos nacionais, ONG locais e internacionais, organizações da sociedade civil, agências da ONU e outras organizações internacionais. Adoptando a Agenda do Desenvolvimento Sustentável de 2030 como ponto de partida, este curso debruça-se sobre exemplos práticos, apresentados e discutidos em formato de seminários.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Refletir criticamente a evolução da cooperação para o desenvolvimento global, nas suas diferentes formulações; OA2: Compreender os objetivos e constrangimentos no desenho, negociação e implementação de políticas de desenvolvimento global OA3: Identificar as relações de poder entre os principais agentes na cooperação para o desenvolvimento global OA4: Analisar os desafios da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2023

Conteúdos Programáticos / Syllabus


P1. Os desafios do desenvolvimento global no século XXI P2. Pobreza e desigualdade P3. Saúde global P4. Educação para todos P5. Crise Ambiental P6. Finança para o Desenvolvimento P7. Migrações

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


OA1 e OA2: P1, P2, P3 OA3: P4 OA4: P3, P5, P6, P7

Avaliação / Assessment


Avaliação periódica: a) Participação em seminários com apresentação de 3 relatórios individuais: 60% b) Ensaio Individual (máximo 10.000 caracteres): 40% Exame: Os alunos poderão realizar exame em alternativa à avaliação periódica: 100%

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Dividem-se em: M1-Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos e empíricos de referência M2-Participativas, com análise e discussão de casos. M3- Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA 2, OA 3 e OA 4 2. Participativas, com análise e discussão de casos – OA1, OA 2, OA 3 e OA 4, 3. Estudo individual, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - OA1, OA 2, OA 3 e OA 4.

Observações / Observations


--

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Give a Man a Fish

Global Development: the basics

Gender, poverty, and inequality: a brief history of feminist contributions in the field of international development. Gender & Development, 23, 2

Global development trends and challenges: horizon 2025 revisited

“What works to improve the quality of student learning in developing countries?”

Introduction: gender, humanitarian action and crisis response. Gender and Development, 27(2), 187–201.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


The World Health Organization between North and South. Ithaca: Cornell University Press.

“Intellectual Property, Access to Medicines, and Health: New Research Horizons”. Studies in Comparative International Development, 50 (2): 143-156.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-04-10