Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estudos do Desenvolvimento
Departamento / Department
Departamento de Economia Política
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Esta UC debruça-se sobre a reflexão e debate em torno do desenho, negociação e implementação de políticas de desenvolvimento global, abordando as relações de poder entre os diferentes atores envolvidos: governos nacionais, ONG locais e internacionais, organizações da sociedade civil, agências da ONU e outras organizações internacionais. Adoptando a Agenda do Desenvolvimento Sustentável de 2030 como ponto de partida, este curso debruça-se sobre exemplos práticos, apresentados e discutidos em formato de seminários.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1: Refletir criticamente a evolução da cooperação para o desenvolvimento global, nas suas diferentes formulações; OA2: Compreender os objetivos e constrangimentos no desenho, negociação e implementação de políticas de desenvolvimento global OA3: Identificar as relações de poder entre os principais agentes na cooperação para o desenvolvimento global OA4: Analisar os desafios da Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2023
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Os desafios do desenvolvimento global no século XXI P2. Pobreza e desigualdade P3. Saúde global P4. Educação para todos P5. Crise Ambiental P6. Finança para o Desenvolvimento P7. Migrações
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1 e OA2: P1, P2, P3 OA3: P4 OA4: P3, P5, P6, P7
Avaliação / Assessment
Avaliação periódica: a) Participação em seminários com apresentação de 3 relatórios individuais: 60% b) Ensaio Individual (máximo 10.000 caracteres): 40% Exame: Os alunos poderão realizar exame em alternativa à avaliação periódica: 100%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem. Dividem-se em: M1-Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos e empíricos de referência M2-Participativas, com análise e discussão de casos. M3- Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência - OA1, OA 2, OA 3 e OA 4 2. Participativas, com análise e discussão de casos – OA1, OA 2, OA 3 e OA 4, 3. Estudo individual, relacionado com o trabalho autónomo do aluno - OA1, OA 2, OA 3 e OA 4.
Observações / Observations
--
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Introduction: gender, humanitarian action and crisis response. Gender and Development, 27(2), 187–201.
“What works to improve the quality of student learning in developing countries?”
Global development trends and challenges: horizon 2025 revisited
Gender, poverty, and inequality: a brief history of feminist contributions in the field of international development. Gender & Development, 23, 2
Global Development: the basics
Give a Man a Fish
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
“Intellectual Property, Access to Medicines, and Health: New Research Horizons”. Studies in Comparative International Development, 50 (2): 143-156.
The World Health Organization between North and South. Ithaca: Cornell University Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-04-10